Futebol Nacional
None

ESTADUAL

Cruzeiro e Atlético duelam pelo título de primeiro campeão do novo Mineirão

Celestes terão maioria da torcida, enquanto que Alvinegros contam com vantagem

postado em 18/05/2013 19:22 / atualizado em 18/05/2013 19:16

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O primeiro campeão do novo Mineirão será conhecido neste domingo. Às 16h, Cruzeiro e Atlético entram em campo para a finalíssima do Campeonato Mineiro.

No jogo de ida, no Independência, o Galo aplicou 3 a 0 sobre o arquirrival. Agora pode até perder por dois gols de diferença que conquista o título.

Se o Alvinegro tem essa vantagem, o Cruzeiro contará com a maioria da torcida, já que é o mandante da partida.

Corrigir erros

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Para inverter a vantagem do Atlético, o técnico Marcelo Oliveira promoveu duas mudanças no Cruzeiro. Por opção técnica, Egídio fica com a vaga de Everton na esquerda. Outra alteração é na dupla de defesa, mas essa por causa da suspensão de Bruno Rodrigo. O zagueiro Paulão será o titular ao lado de Leo.

A escalação do Cruzeiro será composta por Fábio; Ceará, Paulão, Leo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Diego Souza e Everton Ribeiro; Dagoberto e Borges. Uma opção no banco é o meia-atacante Lucca, relacionado pela primeira vez desde que chegou ao clube.

O comandante celeste aposta em uma postura diferente do que aconteceu no Independência. O meia Ronaldinho Gaúcho deve receber atenção especial no clássico do Mineirão.

“Minimizar erro, porque aquele jogo nós estávamos bem postados, marcando bem, mas descontrolamos depois do gol e expulsão. Temos que marcar melhor, todos os setores, especialmente lado direito e Ronaldo, que é quem municia o ataque”, disse Marcelo Oliveira.

Nada de poupar titulares

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O Atlético tem a decisão do Mineiro no domingo e no dia seguinte encara longa viagem ao México para iniciar a disputa contra o Tijuana pelas quartas de final da Libertadores. Engana-se quem pensa que o técnico Cuca vai poupar titulares contra o Cruzeiro: “Poupar jogador em final nunca passou em nossa cabeça. Lutamos tanto para chegar até aqui”, disse Cuca.

O Galo tem um desfalque certo (o volante Pierre, suspenso) e uma dúvida (o zagueiro Réver, com dores na coxa esquerda). Se nenhuma surpresa for preparada por Cuca, o time vai a campo com: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver (Gilberto Silva) e Richarlyson; Josué, Leandro Donizete, Diego Tardelli, Ronaldinho e Bernard; Jô.

Cuca poderá festejar o terceiro título mineiro seguido. Foi campeão com o Cruzeiro em 2011 e com o próprio Atlético no ano passado. “Para mim será motivo de orgulho. Três títulos em três estádio diferentes, contra três adversários diferentes”, disse.

Para obter sucesso, o técnico prega respeito ao rival: “Falta um jogo e esse jogo é um jogo complicado, ainda que a gente tenha uma vantagem considerável, e um jogo em que a gente precisa ter muita atenção durante os 90 minutos para sair campeão.”

CRUZEIRO X ATLÉTICO

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Paulão, Leo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Diego Souza e Everton Ribeiro; Dagoberto e Borges. Técnico: Marcelo Oliveira

ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver (Gilberto Silva) e Richarlyson; Josué, Leandro Donizete, Diego Tardelli, Ronaldinho e Bernard; Jô. Técnico: Cuca

Motivo: Jogo de volta da decisão do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e hora: Domingo, 19 de maio, às 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Rodrigo F. Henrique Correa (Fifa/RJ)

Tags: decisão estadual mineiro cruzeiroec atleticomg