Futebol Nacional
None

UM MOMENTO NA HISTÓRIA

Garrincha nos sonhos do Ganso

postado em 22/08/2013 08:55

O Araxá estreava na Primeira Divisão do Campeonato Mineiro em 1967 e sua diretoria tentou uma jogada ousada: contratar o ponta-direita Garrincha. A estreia do craque chegou a ser prevista para a partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, em 19 de agosto, já pela oitava rodada. “Garrincha joga contra o Cruzeiro se Araxá resolver com Corinthians”, foi a manchete do Estado de Minas do dia 17.

Na reportagem, o jornal anunciava que o presidente de honra do Ganso, Toninho Drumond, havia viajado ao Rio de Janeiro e acertado contrato com o jogador, que ganharia 8 milhões de cruzeiros para ficar no Araxá ate o fim do ano. Faltava apenas a liberação do Corinthians, clube ao qual Garrincha estava preso, desde o ano anterior.

Segundo o jornal, “Garrincha ficou muito satisfeito com o convite do Araxá e não criou nenhum problema para vir para o futebol mineiro e, até pelo contrário, mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de voltar a jogar, dizendo que seria a grande oportunidade de mostrar a muita gente que ainda pode dar muitas alegrias aos torcedores”.

A negociação com o Araxá, no entanto, acabou emperrando. Segundo o EM do dia 23, o clube mineiro “desistiu da contratação de Mané Garrincha porque muitos foram contra a vinda do famoso jogador para o Araxá”.

DECADÊNCIA
Na verdade, o craque, aos 33 anos, já estava em decadência, apesar de ter disputado a Copa do Mundo da Inglaterra. Em 1966, jogou pelo Corinthians em apenas 13 partidas – com dois gols, um deles contra o Cruzeiro. No ano seguinte, fez amistosos pela Portuguesa carioca e passou períodos de treinamentos em Botafogo, Fluminense e Vasco, na esperança, sempre frustrada, de ser aproveitado na equipe principal. Garrincha ainda jogaria profissionalmente, sem nenhum sucesso, no Flamengo (em 1968 e 1969) e no Olaria (1972).

Em sua primeira participação na Primeira Divisão do Estadual, o Araxá, sob o comando do técnico Hamilton Frade, estreou goleando o Uberaba por 4 a 1. Depois, também em casa, venceu o Nacional, de Uberaba, por 2 a 0. Na sequência, como visitante, empatou com o Uberlândia por 1 a 1, perdeu para o Democrata por 2 a 1, para o Atlético por 3 a 1 e para o Valério por 2 a 0. Voltou a ganhar, também fora: 1 a 0 sobre o Formiga. No jogo contra o Cruzeiro, foi goleado por 4 a 0, no Mineirão. O Ganso terminou o campeonato em sexto lugar, com 20 pontos em 22 rodadas.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec