Futebol Nacional
None

POLIVALENTE

China se diz pronto para ajudar na lateral, mas ressalta que a preferência é no meio

Volante, que já foi improvisado na ala, quer conquistar espaço na função de origem

postado em 21/02/2013 15:54 / atualizado em 21/02/2013 16:52

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Muitas alternativas em um setor, nem tantas em outro. É desta forma que o elenco do América se apresenta para o Campeonato Mineiro de 2013, praticamente fechado após as duas primeiras rodadas. O volante China, oriundo da categoria de base do clube na última temporada, é um dos que estão sentindo o “peso” da concorrência pela titularidade. Além dele, o técnico Vinícius Eutrópio tem como opções da posição os jogadores Claudinei, Patrick, Leandro Ferreira, Juninho, Doriva, Alan Mota e Luís Felipe.

Com a forte concorrência no meio-campo, China passou a ser testado na lateral-direita em alguns jogos-treino. Seus concorrentes desta posição são Gedeílson, considerado titular, e Bernardo, que ainda não jogou oficialmente. Ele garantiu estar preparado para desempenhar qualquer função estabelecida por Vinícius Eutrópio.

“É uma função que o Vinícius já me utilizou em alguns jogos-treino no início deste ano. Eu acho que o ideal é estar preparado independentemente da posição ou da função em que eu vou jogar. Se o professor optar, espero corresponder à altura”, disse.

China, no entanto, ressalta que a prioridade é buscar uma vaga entre os titulares no meio-campo, sua posição original. “Minha posição de origem é no meio. É lá que eu gosto de jogar. Mas se o treinador optar por me mudar para a lateral, vou trabalhar para corresponder”, afirmou.

Titular em boa parte da temporada de 2012, China espera superar a concorrência e jogar com mais regularidade. “No meio-de-campo tem muitas jogadores de qualidade, mas acho que me encaixo bem entre esses jogadores. É uma ‘dor de cabeça’ bem agradável para o professor”, frisou.

Apesar dos tropeços nas duas primeiras rodadas, o jovem volante acredita que não é hora de entrar em desespero. Para ele, o elenco terá de se desdobrar bastante com o objetivo de buscar a primeira vitória no Campeonato Mineiro.

“Nenhum jogador gostou dos dois resultados (derrota para o Araxá e empate com o Boa Esporte). Por isso vamos trabalhar forte para conseguir a recuperação contra a Caldense. Mas ainda é cedo para fazer conta de pontos”, finalizou.