Futebol Nacional
None

LIVRE PARA JOGAR

América consegue recurso e Rodriguinho está liberado para jogar na Copa do Brasil

Meia do Coelho havia sido punido com dois jogos de suspensão após expulsão contra o América-RN, pela 37ª rodada da Série B de 2012. Clube conseguiu redução da pena

postado em 28/02/2013 16:53 / atualizado em 28/02/2013 17:22

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Rodriguinho está liberado para defender o América na estreia pela Copa do Brasil, contra o Gurupi, em Tocantins. Na manhã desta quinta-feira, por unanimidade de votos, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reduziu para um jogo a punição ao armador, que levou cartão vermelho na penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2012. O primeiro julgamento determinava duas partidas de suspensão para o camisa 10 do Coelho.

O advogado do América, Henrique Saliba, foi o responsável por defender Rodriguinho no Tribunal. Ele alegou a situação da seguinte forma: “O atleta foi denunciado no artigo 250 por ter revidado um chute por trás. Em primeira instância, ele acabou sendo punido com duas partidas de suspensão. A defesa entende que o atleta já foi punido. A infração foi simples e a dosagem alta. Ele ficará fora da primeira partida da Copa do Brasil, uma competição importante. Ele já cumpriu o primeiro jogo na última partida do América na Série B. Nesse sentido, a defesa pede que a pena do atleta, que já foi cumprida pela metade, seja revertida em advertência", disse Saliba, conforme relatado pelo site Justiça Desportiva.

Esta é a segunda boa notícia para Rodriguinho na semana. A primeira foi nessa quarta-feira: o armador participou normalmente das atividades e treinou com bola no CT Lanna Drumond. Por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo, ele não defendeu o América nas partidas contra Boa Esporte e Caldense, sendo substituído por Geovanni em ambas. Agora, liberado pelo departamento médico, ele está à disposição do técnico Vinícius Eutrópio para o jogo de domingo, às 17h, contra o Tupi, em Juiz de Fora.

Entenda o caso

Rodriguinho levou cartão vermelho depois de se desentender com Thiago Galhardo, meio-campo do América-RN, que também foi expulso. Conforme relatado na súmula, aos 15 minutos do segundo tempo, após uma cobrança de falta, o atleta do clube nordestino desferiu chute no armador do Coelho, que revidou a agressão com um empurrão. Ambos foram punidos imediatamente pelo árbitro Célio Amorim.

No confronto em campo, houve empate pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em Goianinha (RN), o América de Natal abriu o placar com Isac, aos 26 minutos do primeiro tempo. Rodrigo Pimpão entrou durante o decorrer do jogo e deixou tudo igual para o Coelho, aos 46 minutos da etapa final.

Por conta de “ato desleal ou hostil”, conforme o artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Rodriguinho havia levado suspensão de dois jogos e cumpriu um deles na última rodada da Série B, contra o Ipatinga (hoje Betim). O América venceu por 3 a 1.

A infração cometida por Thiago Galhardo, de acordo com o artigo 254 do CBJD, foi classificada como “jogada violenta” e o atleta do América-RN recebeu quatro partidas de suspensão. No início desta temporada ele se transferiu para o Remo e se tornou um dos destaques da equipe no Campeonato Paraense.