Futebol Nacional
None

PLANEJAMENTO

Marcus Salum promete time forte em 2013 e busca 'agilidade' para anunciar treinador

Dirigente do América disse que elenco desta temporada será bem superior ao de 2012. Ele espera contratar novo técnico e mais dois ou três jogadores até a próxima semana

postado em 10/03/2013 09:00 / atualizado em 09/03/2013 22:41

Ramon Lisboa/EM/D.A Press


Com a demissão de Vinícius Eutrópio, o América já trabalha nos bastidores para anunciar o novo técnico para a temporada de 2013. Nas últimas semanas, os nomes de Paulo César Gusmão, Paulo Comelli, Sérgio Guedes e Émerson Leão foram especulados, porém, não confirmados pelo presidente Marcus Salum, principal responsável pelo departamento de futebol do clube. Em entrevista coletiva após o empate contra o Nacional (1 a 1), nesse sábado, pelo Campeonato Mineiro, o dirigente revelou o desejo de anunciar o novo comandante nos próximos dias.

“Nós vamos trabalhar a partir de agora para que segunda-feira já possamos ter um técnico aqui. Já temos um clássico no domingo. É lógico que hoje nós sabemos quem está disponível e o que precisa ser feito. Já olhamos o mercado, não vou mentir. A possibilidade de o Vinícius sair era muito grande”, disse Salum após o empate contra o Nacional, nesse sábado, no Independência. “Não vou falar sobre nome de treinadores porque pode dificultar a negociação. Tem nomes que a gente já pensa, não vou esconder, e nós pretendemos ser rápidos neste assunto”, completou.

Apesar dos maus resultados no Campeonato Mineiro, Salum não credita a totalidade da culpa a Vinícius Eutrópio, mas afirma que a pressão pelas vitórias sempre é elevada. “Apostamos no trabalho do Vinícius que não deu certo. A culpa não foi só dele, mas também dos jogadores. Só que o time está jogando aquém do plantel que tem. Reconheço os trabalhos do Vinícius, sei que ele é um bom treinador, uma pessoa séria e de altíssimo nível. Mas não deu resultado e o futebol exige resultados”, explicou.

O dirigente está convicto de que o América tem um plantel qualificado, mas reconhece a existência da necessidade de reforçar alguns setores. Desta forma, ele promete buscar reforços o mais breve possível. “O América trouxe muitos jogadores de qualidade, que já mostraram que podem jogar aqui. Mas também temos as carências e as enxergamos. Vamos contratar, no mínimo, dois jogadores ao longo desta semana ou então dentro de 15 dias”, ressalta.

Dependência de Rodriguinho e promessa de reforços


O armador Rodriguinho é considerado o principal jogador do elenco do América. No entanto, por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo, ele vem sofrendo dificuldades para permanecer em campo sem sentir dores. A prova disso é que o atleta foi vetado para a partida contra o Nacional após realizar um teste no vestiário. Pensando nesta situação, Salum reforçou a necessidade de contratar mais jogadores ofensivos, justamente para não ficar tão dependente do habitual camisa 10.
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

“Nós precisamos de mais jogadores do meio para a frente exatamente por conta deste problema. Não podemos ficar refém na posição do Rodriguinho sem ter mais opções além dele. É uma das funções que nós teremos que mexer”, comenta.

Marcus Salum crê que com a chegada de atletas “de peso”, o atual elenco tende só a crescer e a superar a campanha da Série B de 2012, em que o América liderou boa parte do primeiro turno, mas tropeçou na sequência da competição. O time terminou em oitavo lugar, com 55 pontos.

“Nós precisamos de dois ou três jogadores para assumirem a posição. Não é vir para apenas compor o grupo, mas sim para chegar jogando. O que a torcida tem que entender que este é um trabalho de formação de uma equipe que vai ficar muito boa, com condição de disputar uma Série B competitivamente”, finalizou o dirigente.