Futebol Nacional
None

RETROSPECTO "PÓS-GIVANILDO"

Paulo Comelli é o quinto treinador do América em pouco mais de sete meses

Comelli recebe a difícil missão de quebrar sequência ruim dos últimos comandantes

postado em 12/03/2013 09:00 / atualizado em 12/03/2013 14:52

Marcos Michelin/EM



O fim da terceira passagem de Givanildo Oliveira no comando do América parece ter deixado instável o papel de orientar e conduzir os jogadores no CT Lanna Drumond. Após a sua saída, em agosto de 2012, quatro técnicos tentaram emplacar uma sequência positiva no clube, porém sem sucesso. Se Milagres, Mauro Fernandes, Cláudio Prates (interino) e Vinícius Eutrópio não deram certo, cabe agora a Paulo Comelli, recém-contratado pela diretoria, concluir a missão de levar o time de volta aos trilhos das vitórias. Ele é o quinto treinador do Coelho em pouco mais de sete meses.

Comelli terá, pelo menos a princípio, três desafios difíceis em seus primeiros dias de América: bater o Atlético no próximo domingo, buscar uma sequência de vitórias para conquistar a classificação no Campeonato Mineiro e superar o aproveitamento geral dos quatro treinadores anteriores. Caso o novo comandante cumpra todas essas metas, será enorme o passo para uma grande campanha na temporada.

A tarefa de bater o desempenho dos técnicos que antecederam Paulo Comelli no América aparenta ser a mais simples de todas. No intervalo de sete meses, nenhum dos quatro que sucederam Givanildo ultrapassaram a marca de 50% de aproveitamento dos pontos.

Na somatória de todos os jogos dos quatro técnicos, o América apresenta um retrospecto de nove vitórias, oito empates e 11 derrotas. O aproveitamento de pontos é de 41,6%.

Vale lembrar que as duas primeiras passagens de Mauro Fernandes pelo Coelho não estão sendo computadas. No retrospecto geral do técnico pelo clube do Horto são 98 jogos, 41 vitórias, 22 empates e 36 derrotas (49,31% dos pontos).

Relembre as últimas passagens de Milagres, Mauro Fernandes, Cláudio Prates e Vinícius Eutrópio pelo comando do América.

Arquivo EM/D.A Press




Marco Antônio Milagres (26,6% de aproveitamento)


Ex-goleiro e ídolo do América, Milagres era técnico da equipe sub-20 e foi “promovido” pela diretoria após a demissão de Givanildo Oliveira, no dia 5 de agosto de 2012. A passagem do antigo camisa 1 do Coelho no banco de reservas, no entanto, não foi feliz. Ele conquistou apenas uma vitória e um empate em cinco jogos e retornou ao time júnior após o fraco aproveitamento de 26,6% dos pontos.

Mauro Fernandes (47,61% de aproveitamento)

Ele chegou com o respaldo da diretoria e consagrado por ter sido o técnico responsável por liderar a equipe na campanha de acesso à Série A, em 2010. Nessa oportunidade, porém, a passagem de Mauro Fernandes pelo América foi bastante irregular e o time pecou por perder vários jogos no Independência, pela Série B de 2012. Em 14 partidas, Mauro venceu seis, empatou duas e perdeu seis. O comandante obteve 47,61% de aproveitamento.

Cláudio Prates (16,7% de aproveitamento)

Prates é auxiliar-técnico do América, mas em várias oportunidades já trabalhou como treinador interino. Assim foi em duas partidas da Série B do ano passado, contra Vitória (derrota por 5 a 3) e ABC (empate em 1 a 1). As chances dadas a ele foram insuficientes, mas os números apresentam o baixo desempenho de 16,7% dos pontos disputados.

Vinícius Eutrópio (47,61% de aproveitamento)

Os números são idênticos ao de Mauro Fernandes (47,61% de aproveitamento), mas o nível de dificuldade é um pouco diferente. Se o técnico que levou o Coelho à Série A não conseguiu demonstrar grande desempenho durante o decorrer da temporada de 2012, Vinícius Eutrópio teve a oportunidade de mostrar serviço desde o início deste ano. Os resultados não agradaram à diretoria, que tratou de procurar um substituto após desempenho ruim da equipe no início do Campeonato Mineiro. Em sete partidas oficiais, foram duas vitórias, quatro empates e uma derrota.