Futebol Nacional
None

RETROSPECTO

Como mandante no Mineirão, América defende invencibilidade de oito jogos

Pouco antes do fechamento do estádio para reforma, em 2010, Coelho venceu cinco partidas e empatou três. O último jogo como visitante, porém, terminou em derrota

postado em 03/04/2013 09:00 / atualizado em 03/04/2013 00:47

Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press


Pela nona rodada do Campeonato Mineiro, o América será o “dono da casa” no clássico contra o Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h, no Mineirão. A diretoria alviverde decidiu realizar o confronto no Gigante da Pampulha por conta da possibilidade de obter uma renda maior com bilheteria e também para a equipe jogar pela primeira vez na arena modernizada. Coincidentemente, o time do Horto apresenta uma sequência invicta de oito partidas atuando como mandante no principal estádio de Minas Gerais. Ao todo, foram cinco vitórias e três empates.

A última derrota do América como mandante no Mineirão foi para o Villa Nova, no dia 20 de fevereiro de 2010, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Fábio Júnior pôs o Coelho em vantagem, mas o zagueiro Alexandre e o folclórico atacante Marinho fizeram questão de virar o jogo a favor do Leão do Bonfim, que venceu por 2 a 1.

Após a derrota para o Villa, o América não perdeu mais no papel de “dono” do Gigante da Pampulha. No restante do Campeonato Mineiro, a equipe passou por cima de Caldense (4 a 0) e Ituiutaba (3 a 1), além dos empates contra o Democrata de Governador Valadares (1 a 1) e o rival Atlético, este em jogo muito disputado (3 a 3). O Coelho terminou a competição em sexto lugar.

Os primeiros jogos do América na Série B de 2010 também foram realizados no Mineirão. Na Pampulha, o Coelho empatou com Bragantino (0 a 0); venceu Figueirense (1 a 0), Ipatinga (4 a 0) e Vila Nova de Goiás (2 a 0). Depois disso, o estádio foi fechado para reformas (o Independência também já estava em obras) visando à Copa do Mundo de 2014. Dessa forma, o clube mandou seus jogos na sequência da temporada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e conquistou o acesso à Série A de 2011.

Coelho perdeu a última partida no Mineirão como visitante


Apesar do bom retrospecto como mandante no Mineirão, o América perdeu a última partida que fez como visitante. E seu algoz foi justamente o Cruzeiro, rival do próximo domingo. No clássico válido pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, o Coelho caiu diante do time celeste por 3 a 2. Leandro Ferreira e Fábio Júnior marcaram os gols alviverdes, enquanto Wellington Paulista, Kieza e Fabinho anotaram os tentos azuis.

Confira a sequência invicta do América no Mineirão (como mandante)

América 4x0 Caldense – 7ª rodada do Campeonato Mineiro de 2010
Gols: Joãozinho, Fábio Júnior 2x e Euller (América)

América 3x1 Ituiutaba – 8ª rodada do Campeonato Mineiro de 2010
Gols: Fábio Júnior, Rodrigo e Leandro Ferreira (América); Alexandre Porto (Ituiutaba)

América 1x1 Democrata-GV – 10ª rodada do Campeonato Mineiro de 2010
Gols: Gabriel (América) e Wanderson (Democrata)

América 3x3 Atlético – jogo de ida das quartas de final do Mineiro de 2010
Gols: Laécio, Danilo e Rodrigo (América); Fabiano 3x (Atlético)

América 0x0 Bragantino – 1ª rodada da Série B de 2010

América 1x0 Figueirense – 3ª rodada da Série B de 2010
Gol: Luciano (América)

América 4x0 Ipatinga – 5ª rodada da Série B de 2010
Gols: Dudu, Luciano, Thiago Silvy e Rodrigo (América)

América 2x0 Vila Nova-GO – 7ª rodada da Série B de 2010
Gols: Fabrício e Gabriel (América)


Relembre as últimas derrotas como mandante e visitante

América 1x2 Villa Nova – 6ª rodada do Campeonato Mineiro de 2010
Gols: Fábio Júnior (América); Alexandre e Marinho (Villa Nova)

Cruzeiro 3x2 América – 9ª rodada do Campeonato Mineiro de 2010
Gols: Wellington Paulista, Kieza e Fabinho; Leandro Ferreira e Fábio Júnior