Futebol Nacional
None

SÉRIE B

Arrancada do Coelho

América inicia mais uma maratona com o objetivo de voltar à Série A, que disputou pela última vez em 2011. Este ano, o adversário da estreia na Série B é o Guaratinguetá

postado em 25/05/2013 07:47 / atualizado em 25/05/2013 08:11

Por Ney Soares Filho, do Estado de Minas

Cristiano Andujar/VIPCOMM

Em 2012, ano do centenário do clube, o sonho de retornar à elite parecia bem ao alcance. Depois da boa campanha no Estadual, quando foi vice-campeão, eliminando o Cruzeiro e perdendo a decisão para o Atlético, o decacampeão mineiro começou muito bem a competição nacional. Nas 12 primeiras rodadas teve oito vitórias, dois empates e duas derrotas, liderando ou se mantendo nas primeiras posições e sendo apontado como um dos favoritos ao título. No entanto, as contusões de titulares importantes e a precipitada mudança de técnico levaram à perda de rendimento e ao oitavo lugar no fim do campeonato.

Este ano, durante a péssima campanha no Mineiro, o América voltou a trocar de técnico, trazendo Paulo Comelli, que no ano passado comandou o Criciúma na campanha da volta à Série A. Mas errou ao contratar nada menos que 25 jogadores, a maioria de qualidade duvidosa, dispensando ou emprestando outra leva, inclusive alguns dos que chegaram havia pouco. Depois de tantas contratações, ainda procura a formação ideal.

Mas a vitória em Florianópolis por 3 a 0 sobre o Avaí, um dos principais rivais na briga pelo acesso à elite do Brasileiro, e a classificação à terceira fase da Copa do Brasil deram esperança à torcida de o time voltar ao grupo dos maiores do Brasil na temporada que vem. Confira o roteiro traçado pelo Estado de Minas para o Coelho alcançar sua meta.


ONZE ETAPAS A CUMPRIR PARA VOLTAR À SÉRIE A
1 - MENOS É MAIS

Contratar jogadores em menor quantidade e de melhor qualidade.

2 - PRATA DA CASA

Aproveitar melhor os garotos da base, campeões brasileiros Sub-20
e de excelente campanha na Libertadores da categoria.

3 - GOLEADORES
Ter opções para Fábio Júnior, que até pela idade não consegue render bem os 90 minutos de todos os jogos.

4 - FATOR CAMPO
Melhorar o aproveitamento em casa, muito baixo na última edição.

5 - REGULARIDADE
Manter ou até melhorar o aproveitamento fora, que foi bom.

6 - SEQUÊNCIA
Não se precipitar na demissão de treinador aos primeiros tropeços, como ocorreu com Givanildo Oliveira em 2012.

7 - SEM AVENTURA
Caso a troca de técnico seja imperativa, não apostar em desconhecido sem currículo na função, como Vinícius Eutrópio.

8 - APOIO DA TORCIDA
Vender ingressos a preços mais acessíveis, com mais bilheterias abertas no Independência e sem longas filas, tratando bem os torcedores em seu próprio estádio.

9 - PULMÕES E PERNAS
Melhorar o preparo físico, que em muitos jogos se mostrou aquém do das equipes de ponta.

10 - SEMPRE OFENSIVO

Não recuar quando estiver em vantagem, mas buscar sempre ampliá-la, para evitar castigos como as viradas sofridas em casa para Vitória e Goiás no ano passado.

11 - OUSADIA
Arriscar sempre em busca dos três pontos, pois o empate pouco acrescenta. É melhor uma vitória e duas derrotas do que três empates.

Tags: estreia guaratingueta serie b campeonato brasileiro 11 passos