Futebol Nacional
None

'JOGO DURO'

América pede alto por meia Rodriguinho e cria empecilho para Santos contratá-lo

Diretoria do Coelho pretende manter o camisa 10 e capitão para o restante da Série B

postado em 29/07/2013 15:38 / atualizado em 30/07/2013 14:01

Carlos Cruz/América Futebol Clube

O bom futebol apresentado por Rodriguinho no início da Série B despertou o interesse de grandes clubes da elite. Primeiro, Internacional e Grêmio fizeram contatos pelo meia, mas as negociações não evoluíram. Depois, foi a vez do Santos manifestar o desejo de contar com o camisa 10 e capitão do América em seu elenco. Entretanto, os dirigentes do clube mineiro não pretendem liberar seu principal jogador.

O Superesportes apurou que o empresário Eduardo Uram consultou a diretoria americana para conhecer os valores pedidos a fim de, atuando como investidor, comprar parte dos direitos econômicos de Rodriguinho. O plano passava pela permanência do atleta no CT Lanna Drumond ao menos até o fim desta temporada. O Santos, porém, ainda contava com o auxílio do agente para adquirir o meia.

No entanto, o América não se mostrou aberto para vender parte do percentual de Rodriguinho e esfriou o interesse de Uram. Desta forma, caso o Santos pretenda ter o camisa 10 do Coelho em seu elenco, terá que desembolsar um valor alto a partir dos seus próprios cofres ou convencer outro investidor no mercado para fazer uma parceria.

A comissão técnica do Santos já vem acompanhando os últimos jogos de Rodriguinho pelo América. O próprio técnico Claudinei Oliveira disse na entrevista coletiva após a derrota para a Ponte Preta, no último sábado, por 1 a 0, que o camisa 10 do Coelho está na lista de reforços para o restante do Campeonato Brasileiro.

“Realmente, temos observado ele. Nosso scout tem visto alguns jogos do América, é um jogador de muita qualidade, jovem, que pode vim para agregar. Vamos ver, essa negociação não é fácil, parece que os números estão fora da realidade. Vamos ver se torna viável”, afirmou Claudinei.

O América é dono de 60% dos direitos econômicos de Rodriguinho, que tem contrato até dezembro de 2015. O restante do percentual pertence ao Capivariano, clube do interior de São Paulo. O jogador tem uma multa rescisória de R$ 20 milhões para clubes brasileiros e 10 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões) em eventual transferência para times do exterior.

Na última sexta-feira, o superintendente geral do América, Alexandre Faria, voltou a reforçar o desejo de manter Rodriguinho no elenco. “Temos um projeto de subir para a Série A e consideramos o Rodriguinho como peça fundamental. Não queremos vendê-lo”, afirmou. No Coelho desde 2011, o meia já disputou 97 jogos e marcou 20 gols.