Futebol Nacional
None

SÉRIE B

América sai na frente, leva virada no 2º tempo, mas busca empate contra o Ceará

Alviverde conseguiu igualdade no fim do jogo e deixou Independência com um ponto

postado em 02/08/2013 23:44 / atualizado em 03/08/2013 01:23

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Não foi o que a torcida esperava, porém o América deixou o Estádio Independência na noite desta sexta-feira ao menos com um ponto. Pela 12ª rodada da Série B, o time alviverde deu indícios de que conquistaria a segunda vitória seguida em casa, com gol de Willians no primeiro tempo, mas levou a virada em lances de bola parada do Ceará na etapa complementar. Quando o revés já se encaminhava, Fábio Júnior, que entrou no decorrer do jogo, recebeu cruzamento de Danilo e fez com que o zagueiro Anderson Marques mandasse a bola contra o próprio patrimônio, decretando o resultado de 2 a 2.

O empate deixa o América na sexta colocação, com 19 pontos. Na próxima terça-feira, a equipe de Paulo Comelli viaja ao Norte do país, onde enfrenta o Paysandu pela 13ª rodada, às 21h50, no Estádio da Curuzu. Já o Ceará, que chegou ao 14º ponto, subiu para o 11º lugar. Também na terça, o time alvinegro recebe o América-RN em Fortaleza, às 19h30.


Coelho domina ações e comanda a etapa inicial

O América fez valer o mando de campo, contou com o apoio de quase três mil vozes incansáveis das cadeiras do Independência e partiu para cima do Ceará desde o início do jogo. Logo aos três minutos, Nikão deu drible curto em seu marcador e chutou cruzado para o gol. Willians tentou esticar o pé, mas não alcançou a bola, que passou com muito perigo ao lado direito de Fernando Henrique.

Na sequência na etapa inicial, o Coelho também experimentou chutes de longa distância. Primeiro, Andrei Girotto chutou forte, porém no meio do gol, facilitando a defesa de Fernando Henrique. Depois, Rodriguinho encontrou Leandro Silva livre de marcação pelo lado direito e o lateral não titubeou ao soltar a bomba de longa distância. A bola tocou na trave com violência e a defesa cearense cortou em seguida.

Aos 21', parte do Independência gritou gol após a tabela entre Kleber e Danilo, que terminou em chute na rede pelo lado de fora do camisa 6. Aos 28', o Ceará respondeu com Leo Gamalho, que recebeu excelente lançamento, mas parou na boa intervenção de Matheus. Corajoso, o goleiro americano saiu nos pés do adversário de carrinho em duas oportunidades e ficou com a posse de bola.

Com bom toque de bola e volume de jogo superior, o América chegou ao primeiro gol aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga do Ceará cortou mal, Willians pegou o rebote e mandou a bola entre as pernas de companheiros e adversários, deixando Fernando Henrique estático no centro da baliza: 1 a 0. Das cadeiras do Independência, a torcida do Coelho gritou: “Mais um! Mais um! Mais um!”. O placar, entretanto, foi mantido até o intervalo.

Ceará encaixa bola parada, mas falha em gol contra


Ao contrário do primeiro tempo, o América voltou um pouco nervoso e abriu espaço para as investidas do Ceará, principalmente pelo lado esquerdo. Logo no início, Vicente lançou para a grande área e contou com as trapalhadas de Danilo e Andrei Girotto para fazer a bola chegar a Ricardinho. Entretanto, o armador alvinegro desperdiçou grande oportunidade e chutou para fora.

Mesmo sem ameaçar muito no início do segundo tempo, o América criou uma ótima oportunidade para ampliar o marcador aos 18 minutos. O meia-atacante Willians recebeu passe em profundidade de Andrei Girotto e ficou com o caminho livre para finalizar. Contudo, ele preferiu tocar para Nikão, que chutou em cima da defesa do Ceará. A chance desperdiçada custara caro para o Coelho.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press


Através de Vicente, o Ceará continuou levando perigo. Primeiro, o camisa 6 fez grande jogada e cruzou para Leo Gamalho, mas Danilo antecipou o lance e cortou de cabeça. Depois, ele arriscou chute de fora da área e exigiu grande defesa de Matheus, que mandou para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, porém, não teve perdão. Ricardinho colocou a bola na área e Diego Ivo testou para o fundo das redes: 1 a 1.

Assim como ocorreu no empate, o gol da virada do Ceará saiu em lance de bola parada. Aos 31 minutos da etapa complementar, Ricardinho rolou para Rogerinho, que cobrou falta da entrada da área com perfeição, no canto esquerdo de Matheus: 2 a 1.

Imediatamente após levar a virada, Paulo Comelli chamou Fábio Júnior e o colocou no lugar de Nikão. Um dos maiores artilheiros da história do América, o “Eterno”, como é carinhosamente apelidado, teve participação fundamental no lance do gol de empate, aos 36 minutos. Após cruzamento de Danilo, o camisa 18 dividiu com o zagueiro Anderson Marques, que colocou a bola contra seu próprio patrimônio e deixou tudo igual no Independência: 2 a 2.


AMÉRICA 2X2 CEARÁ


AMÉRICA
Matheus; Leandro Silva, Gualberto, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Andrei Girotto (Doriva, aos 25 do 2ºT), Kleber, Rodriguinho e Willians (Kaio, aos 33 do 2ºT); Nikão (Fábio Júnior, aos 34 do 2ºT)
Técnico: Paulo Comelli

CEARÁ
Fernando Henrique; Marcos, Diego Ivo, Anderson Marques e Vicente; Eusébio, João Marcos, Ricardinho e Rogerinho (Lulinha, aos 33 do 2ºT); Magno Alves e Léo Gamalho (Robério, aos 25 do 2ºT)
Técnico: Sérgio Guedes

Motivo: 12ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Gols: Willians, aos 37' do 1ºT; Diego Ivo, aos 21', Rogerinho, aos 31', e Anderson Marques (contra) aos 37' do 2ºT

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Alex Alexandrino (SP)

Cartões amarelos: Anderson Marques, aos 7, e Nikão, aos 16 do 2°T

Público: 2.222 pagantes
Renda: R$ 45.010,00