Futebol Nacional
None

Coelho tenta superar sina do Independência

América tem obtido resultados melhores fora de casa, mas hoje espera mudar a escrita diante da Chapecoense para manter chance de subir

postado em 08/10/2013 08:40

Dono da terceira pior campanha como mandante na Série B do Brasileiro – à frente apenas de América-RN e Atlético-GO, ambos na zona de rebaixamento –, o América tenta melhorar o seu retrospecto em casa hoje, contra a Chapecoense, às 19h30, pela 28ª rodada da competição, no Independência. Vindo de vitória sobre o Bragantino por 1 a 0, no fim de semana, o Coelho ocupa a oitava colocação, com 42 pontos, a apenas três do Paraná (45), atual quarto colocado. Já o time catarinense é vice-líder, com 52 pontos, e vem de duas vitórias seguidas.

Mesmo que vença a Chapecoense e os rivais que estão à sua frente percam, o América não entrará na zona de classificação à Série A nesta rodada, por causa do número de vitórias, que é inferior ao dos adversários. Os jogadores sabem que, para continuar sonhando com o acesso, a equipe precisa voltar a vencer no Independência. Como mandante, o América tem fraca campanha: em 13 jogos, venceu apenas quatro, empatou seis e perdeu três. O aproveitamento é de 46%, inferior ao retrospecto da equipe fora de seus domínios, onde conseguiu sete vitórias, empatou três e perdeu apenas quatro (57%).

Depois de cumprir suspensão na vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino, Vitor Hugo volta à zaga do Coelho ao lado de César Lucena, que vai jogar na vaga de Jaílton, suspenso por ter recebido o terceiro amarelo. Outro atleta suspenso é o volante Andrei Girotto. Silas fez mistério no treino de ontem, e a vaga deve ficar com Juninho ou Marcelo Rosa, sendo que o primeiro está com mais ritmo de jogo por ser utilizado constantemente. “Estamos tranquilos, porque todos os atletas que estão entrando têm dado conta do recado. Isso mostra a força do grupo, que cresceu ainda mais nesta reta final, mostrando muita maturidade em campo”, comentou o técnico Silas, que vai divulgar a escalação apenas no vestiário.

A boa notícia é o retorno do goleiro Matheus, um dos destaques do time. Ele foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por três partidas pela expulsão no jogo contra o Palmeiras, mas o clube recorreu e ele ficou afastado por apenas dois jogos, podendo voltar hoje. Já o armador Willians, que também se envolveu na confusão, voltará ao time apenas na 30ª rodada, quando o Coelho enfrentará o Sport, na Ilha do Retiro. Elvis é o favorito para continuar na vaga, apesar de o treinador também ter a opção de escalar Tiago Alves.

RIVAL DESFALCADO Uma das surpresas do campeonato, a Chapecoense vem de duas vitórias seguidas. O destaque é o artilheiro do campeonato, Bruno Rangel, que já fez 26 gols, os dois últimos na vitória sobre o Joinville, por 2 a 1, no sábado. Para a partida de hoje, o técnico Gilmar Dal Pozzo não poderá contar com o zagueiro André Paulino, o lateral-direito Fabiano e o armador Nenén, vetados pelo departamento médico. Como os três são titulares, o treinador tem dúvidas para armar o time. Os favoritos a ficar com a vaga são Murilo, Thiago Saletti e Augusto, mas Gilmar afirmou que a escalação só será conhecida minutos antes do início da partida.


AMÉRICA X CHAPECOENSE

América
Matheus; Elsinho, César Lucena, Vitor Hugo e Danilo; Juninho (Marcelo Rosa), Leandro Ferreira, Élvis (Tiago Alves), Bady e Nikão; Wéverton
Técnico: Silas

Chapecoense
Nivaldo; Murilo, Rafael Lima, Tiago Saletti e Fabinho Gaúcho; Wanderson, Paulinho Dias, Augusto e Athos; Tiago Luís e Bruno Rangel
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Estádio: Independência
Horário: 19h30
Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN)
Assistentes: Ciro Chaban Junqueira (DF) e Anderson Silveira Ribeiro (CE)
TV: pay-per-view