Futebol Nacional
None

Experiente em clássicos, Cuca descarta favoritismo do Atlético contra Cruzeiro

Neste domingo, Cuca disputará seu 11° clássico, o sexto pelo Galo; apesar da experiência, treinador tem restroscpecto negativo em duelos entre Atlético e Cruzeiro

postado em 02/02/2013 16:29 / atualizado em 02/02/2013 16:47

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Desde 2010 no futebol mineiro, o Cuca acumula grande experiência em duelos entre Atlético e Cruzeiro. O clássico deste domingo, às 17h, na reabertura do Mineirão, será o 11° primeiro na carreira do treinador - o sexto pelo lado alvinegro. Apesar de o Galo ter conquistado melhores resultados na temporada passada, Cuca descarta favoritismo atleticano na partida de estreia no Estadual.

“Todo mundo fala que o Atlético é favorito, mas eu não vejo assim. O Atlético tem conjunto, mas não tem ritmo. O Cruzeiro tem a empolgação de quem vai estrear, tem empolgação de estrear um estádio, treinador novo. Vai ser um jogo muito igual. A responsabilidade é dividida”, comentou.

Para Cuca, a motivação dos jogadores será o diferencial para o primeiro jogo oficial de Atlético e Cruzeiro na temporada 2013. “São duas equipes sem ritmo de jogo. De repente, o fator motivacional pode ser mais importante até que o entrosamento”, analisou.

Antes de treinar o Atlético, Cuca teve passagem pelo rival Cruzeiro. No comando do time celeste, foram cinco clássicos disputados, com duas vitórias e três derrotas. A partida mais emblemática foi a final do Campeonato Mineiro de 2011. Após perder o confronto de ida por 2 a 1, Cruzeiro superou o Galo no segundo jogo da decisão, na Arena do Jacaré, por 2 a 0, e ficou com o título.

Pelo Atlético, Cuca disputou outros cinco clássicos. Saldo: dois empates, dois reveses e apenas uma vitória, na última rodada do Brasileirão de 2012, no Independência, por 3 a 2. Com retrospecto negativo em confrontos entre Atlético e Cruzeiro - apenas três triunfos em dez jogos -, o treinador acredita que o resultado deste domingo não terá reflexo na estreia do Galo na Libertadores, contra o São Paulo, no 13 de fevereiro, no Independência.

“Não acho que ganhar, perder ou empatar vai influenciar alguma coisa na Libertadores. Quando eu treinava o Cruzeiro, joguei o clássico no domingo, perdemos por 4 a 3, e, na quarta-feira, jogamos contra o Estudiantes e foi 5 a 0 para o Cruzeiro. Não levo ao pé da letra que ganhar ou perder vai influenciar. Lógico que ganhando a motivação, principalmente do torcedor, é muito maior para a sequência”, concluiu.


Retrospecto de Cuca em clássicos como técnico do Cruzeiro

Brasileiro’2010 – Atlético 0 x 1 Cruzeiro
Brasileiro’2010 – Cruzeiro 3 x 4 Atlético
Mineiro’2011 – Cruzeiro 3 x 4 Atlético
Mineiro’2011 – Atlético 2 x 1 Cruzeiro
Mineiro'2011 - Cruzeiro 2 x 0 Atlético

Retrospecto de Cuca em clássicos como técnico do Atlético


Brasileiro’2011 – Atlético 1 x 2 Cruzeiro
Brasileiro’2011 – Cruzeiro 6 x 1 Atlético
Mineiro’2012 – Atlético 2 x 2 Cruzeiro
Brasileiro’2012 – Cruzeiro 2 x 2 Atlético
Brasileiro’2012 – Atlético 3 x 2 Cruzeiro