Futebol Nacional
None

Em reestreia, Diego Tardelli assume nova função e finaliza três vezes a gol

Na vitória sobre o São Paulo, camisa 9 permaneceu em campo por 69 minutos

postado em 14/02/2013 00:04 / atualizado em 14/02/2013 01:33

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Diego Tardelli retornou ao Atlético e teve seu primeiro contato com a torcida alvinegra na festa feita em seu desembarque no Aeroporto de Confins. Nesta quarta-feira, ele voltou a entrar em campo pelo Galo depois de quase dois anos. Em atuação discreta, o camisa 9 atuou em nova função e viu Ronaldinho, com duas assistências, comandar a vitória sobre o São Paulo, por 2 a 1, no Independência, pela Copa Libertadores.

Mais distante do gol, Tardelli foi bastante acionado pelas pontas e pela intermediária. O camisa 9 arriscou três chutes a gol, colaborou com três desarmes e sofreu duas faltas nos 69 minutos em que permaneceu em campo, considerado o acréscimo do primeiro tempo. A atuação não foi brilhante, mas serviu para mostrar a satisfação da torcida atleticana com o retorno do ídolo.

Último jogador a ter o nome gritado pela torcida, Diego Tardelli ouviu o coro mais alto. Logo que o árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou pela primeira vez, o camisa 9 confirmou que atuaria em nova função, praticamente como ponta.

Inicialmente pelo lado esquerdo, Tardelli errou as duas primeiras tentativas de drible. Na terceira vez em que foi acionado, o atacante foi parado com falta na intermediária tricolor.

Como Cuca já havia ensaiado em treinado comandado no Independência na antevéspera do jogo, Tardelli não se fixou por um lado do campo. A cada dez minutos, ele e Bernard trocavam de lado. Marcado por Paulo Miranda enquanto atuou na esquerda, o camisa 9 recebeu atenção especial de Cortez na direita.

Aos 13 minutos de jogo, Diego Tardelli assistiu ao primeiro gol do Atlético no seu retorno. Em lateral cobrado por Marcos Rocha, Ronaldinho recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Jô marcar.

A melhor chance do próprio camisa 9 aconteceu em rebote de Rogério Ceni. Depois do chute de Bernard, a bola voltou na direção do atacante, que finalizou para fora. Outros dois chutes de Tardelli na etapa inicial foram de fora da área. No primeiro, a bola saiu sobre o gol. Em nova tentativa, arriscou rasteiro, para defesa do goleiro são-paulino.

Com obrigação de ajudar à defesa, Tardelli desarmou duas vezes no primeiro tempo e cometeu uma falta sobre o volante Wellington. No entanto, raramente, o atacante retornou até o lado do campo atleticano.

No retorno para a etapa final, Diego Tardelli conversava com Jô. Os dois atacantes trocaram de posicionamento e o camisa 9 passou a atuar centralizado, com o autor do primeiro gol na ponta direita. Porém, o novo posicionamento durou apenas por dez minutos.

De volta à ponta esquerda, Tardelli auxiliou na marcação de Douglas, que assumiu a lateral direita com a entrada de Aloísio no ataque tricolor. Com o São Paulo em busca do gol de empate, o 9 alvinegro passou a ser menos acionado. Sob aplausos e gritos de “Tardelli, gol, gol”, foi substituído aos 23 minutos.

Substituto de Tardelli, o estreante Luan foi o responsável pelo toque de cabeça que iniciou a jogada do terceiro gol. Ronaldinho Gaúcho recebeu, fintou pela ponta direita e cruzou na cabeça de Réver, para o capitão do Galo marcar 2 a 0. Também do banco de reservas, o camisa 9 viu Aloísio descontar para o São Paulo.