Futebol Nacional
None

Galo nem precisou de Gaúcho

Sem o camisa 10, poupado para evitar desgaste físico, Tardelli comandou as ações do time na tranquila vitória sobre o Araxá, para alegria da massa no Independência

postado em 18/02/2013 08:31 / atualizado em 18/02/2013 08:34

EM/D.A Press
Os torcedores do Atlético se aventuraram ao Independência com a esperança de ver um antigo/novo ídolo brilhar. Com a ausência de Ronaldinho Gaúcho, poupado devido a cansaço muscular, Diego Tardelli seria o líder da equipe diante do Araxá, na tarde desse domingo. O camisa 9 não marcou, mas deixou o público satisfeito ao ajudar o Galo a golear o Ganso por 3 a 0 e se firmar nas primeiras posições do Campeonato Mineiro.

Sem a intensidade da vitória de quarta-feira sobre o São Paulo pela Copa Libertadores, o time de Cuca procurou poupar energia e evitar o desgaste físico. O resultado foi construído com tranquilidade e sem sustos. A massa nem chegou a sentir falta de Ronaldinho.

O calor foi um adversário a mais para as equipes. Os jogadores foram orientados pelo árbitro Igor Benevenuto a aproveitar as saídas de bola para tomar água, já que não há previsão de pausa para essa finalidade no Estadual. Nas cadeiras, os torcedores usavam diferentes formas para driblar a alta temperatura e repor as energias: água, sucos, barras de cereal ou mesmo energéticos. Os mais espertos se espremeram nos cantos do estádio para ficar na sombra.

Se Ronaldinho não estava em campo, a torcida esperava que Tardelli fizesse jus ao investimento da diretoria. Logo no primeiro lance da partida, o camisa 9 acertou a trave e animou a galera – na sequência, Bernard mandou para as redes, mas se aproveitando da posição de impedimento. Mais recuado, o atacante protagonizou lances individuais, mas sem conseguir superar o goleiro Marcelo Cruz.

O ídolo se mostrou tranquilo e ciente de que o trabalho ainda está no começo. “Estou fazendo a minha parte. Estou-me adaptando gradativamente à equipe. O gol sairá naturalmente e não quero ter pressa. Não estou preocupado, mas me sinto confiante em ajudar o Atlético a vencer.”

Tardelli encontrou espaços pelo meio, mas o Galo tentou também investir pelas pontas – na direita, com Luan; na esquerda, com Bernard. Ambos, porém, mudavam de lado com o passar do tempo, confundindo a marcação adversária. Como o Araxá pouco atacou, o Atlético também se estabilizou na retaguarda.

SEM RELAXAR Jô consolidou a condição de artilheiro do Galo no ano, com três gols, ao inaugurar o placar no Horto. Ele recebeu passe de Tardelli e chutou de perna direita, por baixo de Marcelo Cruz. No fim da partida, o camisa 7 se mostrava feliz pelo desempenho neste início de ano: “Muita gente achou que daríamos uma relaxada por jogar contra o Araxá, mas mantivemos a concentração e vencemos bem. Tenho feito gols e ajudado a equipe”.

No segundo tempo o Galo se abriu de vez e foi mais produtivo no ataque. Bernard, até então apagado e errando passes, recebeu de Araújo e chutou no ângulo para fazer seu primeiro gol em 2013. Um alívio para o atacante, que chegou a receber vaias. A goleada foi fechada por Alecsandro, aproveitando sobra na área, depois de Araújo disputar a bola com um zagueiro. O irmão de Richarlyson chutou cruzado para marcar pela primeira vez com a camisa alvinegra.

O Galo agora só volta a campo na terça-feira da semana que vem, pela Libertadores, contra o Arsenal, em Sarandi, a 15 quilômetros de Buenos Aires.

O EM VIU

Desencontro

Com orientações desencontradas, os órgãos de segurança acabaram confundindo os torcedores nesse domingo, no Independência. Enquanto a Polícia Militar proibia a entrada de bandeiras e garrafas nas principais portarias da Rua Ismênia Tunes, na Pitangui a norma não era respeitada. Uma torcedora chegou a ser presa depois de se irritar com uma policial ao tentar entrar com uma garrafa plástica de água. (RD)