Futebol Nacional
None

Com o faro renovado

Em baixa no fim da temporada passada e apontado como provável reserva com a chegada de Alecsandro e Tardelli, Jô dá a volta por cima e assume a artilharia

postado em 20/02/2013 08:48 / atualizado em 20/02/2013 08:51

EM/D.A Press
A expectativa da torcida do Atlético era pela chegada de Diego Tardelli, ídolo e artilheiro de 2008 a 2010 e principal esperança de gols na Copa Libertadores. No entanto, quem deu as caras nesta temporada foi aquele que terminou 2012 em baixa e sob críticas da massa: o atacante Jô. Com gols nos últimos três jogos, ele tenta se manter em alta no primeiro desafio fora de casa pela competição internacional diante do Arsenal, terça-feira, às 21h45 (de Brasília), em Sarandí (ARG). No primeiro jogo, o alvinegro venceu o São Paulo por 2 a 1, no Independência, com o primeiro gol marcado pelo agora camisa 7.

Nos quatro confrontos até agora o jogador só ficou sem balançar as redes no clássico diante do Cruzeiro, em que o Galo foi derrotado por 2 a 1, na reinauguração do Mineirão. O curioso é que ele subiu de produção justamente quando ganhou um concorrente do mesmo nível na posição, o ex-vascaíno Alecsandro, que marcou seu primeiro gol pela equipe nos 3 a 0 sobre o Araxá, pelo Campeonato Mineiro. No ano passado, mesmo que o Galo tenha terminado como vice-campeão brasileiro, Jô não era unanimidade entre os torcedores. Além disso, sofreu estiramento muscular na coxa esquerda e perdeu a condição de artilheiro do time alvinegro na competição nacional para o prata da casa Bernard.

“Tenho que fazer minha parte na medida do possível. Chegaram jogadores de qualidade e nosso time está mais forte. Por isso, é preciso correr dobrado. Tenho em mente manter meu trabalho. É importante fazer gols nesses últimos jogos, mas não é suficiente. Quero estar sempre ajudando o Atlético”, diz o atacante, que em 29 jogos marcou 10 vezes em 2012 – média de 0,34 por partida.

Se muitos já o enxergaram na reserva com as vindas de Alecsandro e Diego Tardelli, ele tem respondido balançando as redes. Jô elogia os atletas contratados e vê pontos positivos na manutenção da base. Para exemplificar, cita o clube pelo qual foi revelado: “As equipes que venceram tudo nos últimos anos foram aquelas que mantiveram todos os jogadores. O Corinthians, por exemplo, foi campeão mundial com um grupo forte e já formado e agora desponta como uma das forças. Com a chegada de alguns reforços, nossa equipe saiu à frente de outros times que ainda estão montando o grupo. O entrosamento a gente já tem. Fizemos boa pré-temporada para ter um ano ainda melhor”.

No esquema de Cuca, ele continua a ser o centroavante, e Tardelli e Bernard terão liberdade para se movimentar pelos lados. Jô quer se destacar pelo Galo também para apagar a frustração na última Libertadores, quando atuava pelo Internacional. Primeiro, teria se negado a ir à Bolívia para encarar o Strongest alegando dores estomacais. Depois, foi dispensado do Inter por supostamente ter fugido da concentração antes do duelo com o Fluminense, no Rio.

Alecsandro chegou a Belo Horizonte para concorrer a uma vaga no ataque com Jô, mas adota o discurso de que o importante é contribuir com seu papel no grupo: “Fiz um gol importante, que dá tranquilidade. Mas não vim para ser titular ou reserva. Não fui contratado para isso. Quero, sim, fazer meu papel quando o Cuca precisar.”

EQUILÍBRIO O grupo se reapresenta hoje à tarde depois de curtir dois de folga. As atividades serão em período integral. O técnico Cuca entende que é preciso ter um equilíbrio entre treinos puxados e descanso nas folgas: “Jogamos muito pouco este ano e precisamos readquirir o ritmo aos poucos. Mas os jogadores também precisam de repouso. Agora eles voltam em condições para começarmos um trabalho forte”. A delegação viaja domingo às 11h52 para a Argentina, com previsão de chegada à capital, Buenos Aires, às 20h35.

DOIS JOGOS FORA
O zagueiro Leonardo Silva foi suspenso por duas partidas em julgamento ontem no Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais. No clássico contra o Cruzeiro, dia 3, no Mineirão, o jogador do Atlético deu um soco nas costas do atacante Anselmo Ramon, numa disputa de bola perto da bandeirinha de escanteio. O advogado João Avelar conseguiu desclassificar o atleta do artigo de agressão, que previa de quatro a 12 jogos de gancho, para ato hostil. Como não foi expulso – nem sequer recebeu cartão amarelo do árbitro Cleisson Veloso Pereira –, Leonardo Silva ficará de fora dos duelos contra o Guarani, em 3 de março, no Independência, e contra o América-TO, dia 10, em Governador Valadares.

ENQUANTO ISSO...
... Bom pra cachorro
A clássica comemoração de Ronaldinho e Jô tornou-se inspiração para um torcedor do Atlético, num vídeo que virou sucesso nas redes sociais na tarde dessa terça-feira. Matheus Sales, de 23 anos, repetiu os pulos e trombadas com seu cachorro Orfeu durante jogo do Galo no fim do ano passado. A imagem – cujo link na internet é https://www.youtube.com/watch?v=t1aD4KhECxc – foi compartilhada no Facebook e no Twitter.