Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Mudar para não cansar

Ronaldinho e Bernard são poupados nos treinos e devem ficar de fora do jogo de amanhã, contra o Guarani. Também sem Pierre e Donizete, Cuca usa formação ousada com Berola

postado em 02/03/2013 08:36 / atualizado em 02/03/2013 08:50

Rodrigo Clemente/EM/D. A Press
O Atlético toma fôlego para encarar a maratona de seis partidas neste mês pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Libertadores. O técnico Cuca promete usar a força do grupo – recorrendo frequentemente ao banco de reservas – para obter o melhor rendimento nas duas competições. Contra o Guarani, neste domingo, às 16h, no Independência, pelo Estadual, ele deve poupar pelo menos o armador Ronaldinho e o atacante Bernard, destaques da goleada sobre o Arsenal de Sarandí por 5 a 2, na Argentina, pela competição internacional.

Ambos não participaram do treino tático de sexta-feira à tarde, na Cidade do Galo. O camisa 10 tenta se livrar de dor muscular, passou o dia na academia, a exemplo de quinta-feira, e em seu perfil no Twitter tranquilizou a torcida quanto ao problema na canela provocado por entrada dura no confronto em Buenos Aires. Já o prata da casa, autor de três gols em Avellaneda, está com um princípio de amigdalite e ficou em casa em tratamento. O treinador vai esperar o treino recreativo de hoje para saber se contará com o garoto sensação do Galo. Outro ausente na atividade foi o volante Pierre, que também se limitou aos trabalhos físicos. Além dele, o volante Leandro Donizete foi outra baixa no treinamento de ontem, ao sofrer torção no pé direito. Ele começou o tratamento e não tem presença garantida no duelo com o Bugre. Na atividade tática, Cuca ousou e pôs o atacante Neto Berola entre os titulares.

Neste mês, o Galo fará duas viagens longas e apostará numa programação adequada para não desgastar os atletas, com treinos mais curtos e menos cansativos e em apenas um período do dia. O Galo viajará a Teófilo Otoni para pegar o América local pelo Mineiro e depois vai encarar os 3,6 mil metros de altitude de La Paz, onde enfrenta o Strongest pela Libertadores. O departamento técnico do clube já pediu o adiamento do jogo contra o Dragão do Mucuri para o dia 20 para se preparar tranquilamente para ir à capital boliviana.

Substituto do zagueiro Leonardo Silva, suspenso por dois jogos pela agressão ao cruzeirense Anselmo Ramon, o experiente Gilberto Silva destaca a homogeneidade e o grande número de peças de reposição no alvinegro: “Pela qualidade do grupo montado desde o ano passado, com o acréscimo dos jogadores que chegaram no início do ano, temos a opção de dar rotatividade, para que não haja sobrecarga aos atletas. Até o término das competições, teremos partidas difíceis e cansativas e é importante que todos estejam bem e em sua melhor forma física”.

ALTO NÍVEL

Cuca entende que quem busca oportunidade e espaço na equipe precisa apresentar alto nível nos treinos: “Temos de ser profissionais e nos motivamos em cada competição. A adrenalina é diferente em cada torneio, mas temos de mostrar entusiasmo no trabalho. Temos feito bons jogos no Mineiro e a tendência é de que se repita diante do Guarani. Fazemos experiência nos treinamentos para buscar a evolução. E ela é nítida hoje”.

O ADVERSÁRIO


O Guarani busca a recuperação no Campeonato Mineiro depois de perder para o Villa Nova por 1 a 0, em Nova Serrana. Por isso, o técnico Leston Júnior usou a semana para melhorar o entrosamento da equipe e corrigir falhas defensivas. O armador Silas se recuperou de estiramento na virilha e está apto para enfrentar o Atlético, no Independência. O objetivo é conquistar bom resultado em Belo Horizonte diante do alvinegro, a exemplo do que fez no empate com o Cruzeiro. “Tivemos três minutos de desatenção contra o Villa, o que não pode ocorrer outra vez. Temos que entrar mais ligados, como foi contra a Caldense e Cruzeiro”, afirma Júnior. Durante a semana, o treinador recusou proposta do Grêmio Novorizontino-SP e decidiu continuar à frente do Bugre.

Tags: cuca independência atlético guarani interiormg