Futebol Nacional
None

No embalo dos 100%

Contra o Strongest, no Horto, Galo tenta manter invencibilidade na Copa Libertadores para encaminhar a vaga nas oitavas de final e ter tranquilidade na altitude de La Paz

postado em 07/03/2013 08:00 / atualizado em 07/03/2013 08:35

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Talvez nem o mais otimista dos torcedores do Atlético poderia prever um desempenho tão positivo do time nas duas primeiras rodadas da Copa Libertadores: vitórias sobre São Paulo (2 a 1), em Belo Horizonte, e Arsenal, de Sarandí, (5 a 2), na Argentina, que colocaram o alvinegro em boa situação no Grupo 3 em busca da classificação às oitavas de final. Triunfo sobre o boliviano Strongest nesta quinta-feira, às 21h30, no Independência, além de manter a invencibilidade do Galo no torneio, o aproximará ainda mais da vaga na próxima fase e, por consequência, garantirá tranquilidade à equipe para encarar a altitude de 3,6 mil metros de La Paz, na semana que vem, quando as equipes voltarão a se enfrentar.

Em vez do tradicional e animado treino recreativo na tarde de ontem, os jogadores do Galo ficaram fechados na academia por causa da forte chuva na Cidade do Galo – a previsão também é de chuva para esta noite. O treinador Cuca ainda não tem definição sobre a liberação do capitão Réver, que sofreu uma pancada na cabeça na vitória contra o Guarani (3 a 2), pelo Campeonato Mineiro. Ele levou 26 pontos na cabeça e vem se submetendo a tratamento intensivo desde domingo.

Já o atacante Bernard se livrou da amigdalite e da febre que o tirou do confronto contra o Bugre e tem chances maiores de jogar. Outras novidades são o zagueiro Leonardo Silva, o volante Pierre e o armador Ronaldinho Gaúcho, que também não atuaram no fim de semana. Os dois últimos foram poupados por causa de dor muscular.

Ronaldinho teve participação direta em seis dos sete gols do Galo na Libertadores. Mesmo sendo tão decisivo nas partidas, o lance que mais chamou atenção foi o pênalti perdido nos minutos finais contra o Arsenal, em Sarandí. Ele garante estar tranquilo para o jogo desta noite e diz que, se houver outra falta dentro da área, vai se candidatar para a cobrança: “O cobrador é decidido durante o jogo. Minha confiança está 100% e me sinto bem. Estou ciente de minhas responsabilidades. Futebol é momento e todos erram”.

O camisa 10 alvinegro afirma não ter se abalado pelo fato de não ter sido lembrado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os amistosos da Seleção Brasileira contra Itália e Rússia. Ronaldinho assegura que o fato até o ajudará a buscar o melhor rendimento com o Atlético na Libertadores. “Estou me dedicando ao máximo no Atlético para estar na Seleção em outra oportunidade. Isso serve de motivação para continuar jogando bem e buscando meu espaço, como sempre fiz. Quero demonstrar que estou bem, primeiro ajudando a equipe a cumprir seu objetivo, como o de amanhã (hoje).”

Cuca prepara um time veloz para superar a retranca do Strongest, que dificultou a partida contra o São Paulo, mas perdeu por 2 a 1, no Morumbi, na semana passada. Para isso, o treinador trabalhou situações de jogo com a participação dos laterais Marcos Rocha e Júnior César e dos atacantes Diego Tardelli e Bernard.

SOBREAVISO O zagueiro Gilberto Silva está de sobreaviso. Caso Réver seja vetado pelo departamento médico, a vaga na zaga será dele, que completará sua 100ª partida pelo Atlético. “O Réver está se recuperando bem. Ttomar 26 pontos não é tão simples, mas ele tem reagido da melhor forma. Torço para que fique bem. Vamos aguardar, para saber como ele vai responder”, disse Giberto Silva.

O ADVERSÁRIO
Tigre sonha alto
Mesmo cientes de que o Atlético ainda não perdeu no novo Independência, o Strongest chegou a Belo Horizonte disposto a surpreender e ficar em boa situação no Grupo 3. Depois de vencer o Arsenal por 2 a 1 nos 3,6 mil metros de La Paz, a equipe perdeu de virada para o São Paulo pelo mesmo placar, no Morumbi. Disputando a competição pela 19ª vez, a melhor campanha do Tigre foi em 1994, quando chegou às oitavas de final. Devido ao desgaste da viagem de 10 horas de La Paz a Belo Horizonte, o técnico Eduardo Villegas recomendou descanso ao grupo para recuperar as energias. O time fez um treino para conhecer o campo ontem à noite. “Não podemos deixar o Atlético dominar as ações. Já passei dicas importantes ao Villegas para que ele possa armar a equipe da melhor maneira. Queremos os três pontos para avançar na competição”, disse o armador Pablo Escobar, ex-Ipatinga.

Atlético x The Strongest

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver (Gilberto Silva) e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli, Jô e Bernard
Técnico: Cuca

The Strongest
Vaca; Diego Bejarano, Méndez, Barrera e Torrico; Veizaga, Soliz, Chumacero e Cristaldo; Pablo Escobar e Reina
Técnico: Eduardo Villegas

Estádio: Independência
Horário: 21h30
Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU)
Assistentes: Maurício Espinosa e Gabriel Popovits (URU)
TV: Fox Sports

A CHAVE DO JOGO
Livre da amigdalite que o deixou de cama por cinco dias, o atacante Bernard terá o importante papel de abrir espaços na defesa do Strongest, que promete se fechar e explorar os contra-ataques. Artilheiro do Galo na Libertadores, com três gols – todos marcados contra o Arsenal, de Sarandí –, o baixinho vem assumindo função diferente em relação à última temporada, se revezando com Tardelli na direita.