Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Presente de grego

Pela primeira vez com a camisa do Atlético no interior mineiro, Ronaldinho é atração contra o América de Teófilo Otoni. Único desfalque é o goleiro Victor, com dor muscular

postado em 20/03/2013 08:00 / atualizado em 20/03/2013 08:32

Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Localizada no Vale do Mucuri, a 450 quilômetros de Belo Horizonte, Teófilo Otoni será a primeira cidade do interior de Minas a ver o craque Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Atlético. O astro é um dos jogadores que estarão em campo diante do América-TO nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Nasrri Mattar, em partida adiada da quinta rodada do Campeonato Mineiro. Poupado para os confrontos da Copa Libertadores, o camisa 10 só atuou na estreia do Estadual, na derrota para o arquirrival, Cruzeiro, por 2 a 1, na reabertura do Mineirão.

Além do armador, outras atrações serão o zagueiro Réver, que marcou três vezes na goleada sobre o América por 5 a 2, domingo, no Independência, e o atacante Diego Tardelli, que reestreia fora da capital defendendo o Galo. O time de Cuca tenta não perder a concentração no Estadual e mira o líder, Cruzeiro, quatro pontos à frente do alvinegro e com um jogo a mais (16 a 12). Se a missão do Galo é lutar com os adversários pelo bicampeonato mineiro, o treinador atleticano quer dar um passo à frente e brigar pelo terceiro título consecutivo em Minas, já que levou o troféu em 2011 pela Raposa.

A torcida do América-TO promete presença maciça hoje em Teófilo Otoni. Os 3,8 mil ingressos colocados à venda se esgotaram ainda ontem, depois que Ronaldinho foi confirmado na delegação atleticana. Para Diego Tardelli, os confrontos no interior tornam-se atrativos para o público local: “Particularmente, eu adoro jogar nas outras cidades mineiras e disputar o Estadual. Os torcedores não estão acostumados a ver os atletas mais badalados e ficam contentes em nos ver e apoiar. É uma chance única para eles”.

Depois de poupar o zagueiro Leonardo Silva, o lateral-esquerdo Júnior César e Ronaldinho contra o América, Cuca tem a intenção de escalar força máxima diante do Dragão. O goleiro Victor ficará em Belo Horizonte, já que sentiu dor muscular depois do confronto no Horto. O ex-titular Giovanni ganhará outra chance. Mesmo se queixando de pancada no tornozelo direito, o capitão Réver estará em campo. Domingo, no duelo com o Nacional, em Patos de Minas, o Galo pode voltar a poupar os atletas que estiverem mais desgastados fisicamente, adotando o revezamento proposto por Cuca.

Satisfeito por ter marcado o primeiro gol com a camisa do Galo, diante do América, o volante Leandro Donizete defende a concentração total também na disputa regional – na Libertadores, a equipe tem a melhor campanha na primeira fase, com 100% de aproveitamento, e está classificada às oitavas de final. “Temos de levar a sério as duas competições, porque queremos o título mineiro, a exemplo do ano passado. Os jogos da Libertadores serão apenas no mês que vem e teremos tempo para treinar. Nosso time é técnico e está preparado para encarar os dois desafios ao mesmo tempo.”

A delegação alvinegra partiu de avião para Governador Valadares ontem à tarde e segue de ônibus hoje às 10h para Teófilo Otoni. Uma das novidades entre os relacionados é o goleiro Lee, que foi emprestado ao Boa no ano passado e agora ganha nova chance no grupo.

CHUVA Em 3 de março de 2010, o Atlético enfrentou o América-TO pela primeira vez no Módulo I do Mineiro, mas a partida no Nassri Mattar foi interrompida aos 20min do segundo tempo por causa da forte chuva, quando o placar estava em 2 a 2. Naquela ocasião, o Galo não quis atuar os 25 minutos restantes no dia seguinte, e em 24 do mesmo mês voltou à região para terminar o jogo, cujo placar não se alterou. Ontem, o clube do Vale do Mucuri usou o Twitter para fazer piada acerca daquele episódio: “É só falar que o Atlético vai jogar em Teófilo Otoni, a chuva aparece”, brincou.

MEMÓRIA
R10 ‘estreando’
O craque Ronaldinho ainda não jogou no interior de Minas com a camisa alvinegra. No entanto, teve a oportunidade de atuar fora de Belo Horizonte defendendo o Flamengo. Ele atuou em Sete Lagoas três vezes para encarar Atlético, Cruzeiro e América pelo Campeonato Brasileiro de 2011 e não decepcionou os fãs rubro-negros que foram ver de perto seu desempenho. Primeiro, o camisa 10 marcou duas vezes na vitória de virada por 3 a 2 sobre o Coelho, pela sétima rodada, em 29 de junho. Depois, deu o passe para Deivid fazer o gol no triunfo por 1 a 0 sobre a Raposa, em 3 de agosto, pela 14ª rodada. No returno, voltou a balançar as redes e evitou a derrota dos cariocas marcando no segundo tempo diante do Galo, em 21 de setembro, pela 25ª rodada. O jogo terminou empatado por 1 a 1 – Daniel Carvalho, de falta, abriu o placar para o time de Cuca na etapa inicial.

América-TO x Atlético


América-TO
Raphael Barrios; Renaldo, Nilo, Rancharia e Iran; Matheus, felife Dias, Luizinho e Luciano Mourão; Anderson Grafite e Leandrinho
Técnico: Gilmar Estevam

Atlético
Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver (Rafael Marques) e Júnior césar; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli, Jô e Bernard
Técnico: Cuca

Estádio: Nassri Mattar
Horário: 19h30
Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Marconi Helbert Vieira
TV: Pay per view

A CHAVE DO JOGO
O ataque alvinegro, que neste ano fez 25 gols em nove jogos, é a principal arma para superar a provável retranca do América-TO. Destaque para as jogadas de velocidade da dupla Tardelli e Bernard. Única novidade é o goleiro Giovanni, que atuou pela última vez como titular em 14 de outubro, na vitória sobre o Sport por 2 a 1, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro