Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Trem-bala alvinegro

Atlético atropela o Tupi, com chocolate por 4 a 1, e está nas semifinais do Mineiro.Time tem melhor ataque do Estadual e chega à 11ª vitória consecutiva

postado em 01/04/2013 08:30 / atualizado em 01/04/2013 08:50

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Era domingo de Páscoa e a torcida do Atlético esperava por um chocolate da equipe. E os comandados de Cuca não decepcionaram. Sem muito esforço, como se fosse um treino de luxo, o time alvinegro novamente demonstrou o misto de brilho e eficiência ao golear o Tupi por 4 a 1, ontem à tarde, no Independência, garantindo a classificação antecipada às semifinais do Campeonato Mineiro. O que deixa a massa ainda mais feliz e satisfeita é justamente o alto nível e rendimento dos jogadores : são 11 vitórias consecutivas e 34 gols (23 deles no Estadual, com o ataque mais positivo) nas 12 partidas na temporada, o que eleva as esperanças de conquistas.

Embora o dia tenha começado com chuva, o tempo se estabilizou durante a partida. Isso animou ainda mais os torcedores. No fim do feriado prolongado, o estádio não estava totalmente cheio, mas aqueles que compareceram se mantiveram empolgados ao assistir a mais uma exibição de gala da equipe. A tarde de futebol no caldeirão alvinegro começou com presentes (ovos de Páscoa e pipoca) da diretoria às crianças e festa com o mascote Galo Doido.

O Galo até que demorou a se encontrar, já que errou muitos passes e lançamentos no início – principalmente Leandro Donizete e Diego Tardelli. No entanto, aos poucos tomou o controle e comandou as ações ofensivas. Na realidade, o duelo era uma grande oportunidade para que o técnico Cuca observasse o comportamento dos atletas, com parte das atenções já voltadas para o confronto diante do Arsenal de Sarandí, quarta-feira, novamente no Horto, pela Copa Libertadores.

Quando os donos da casa começaram a atacar de forma mais consistente, os zagueiros do Tupi ficaram nervosos e se perderam completamente. Tanto que o goleiro Tadeu, o lateral Ryan, o zagueiro Fabrício Soares e os volantes Genalvo e Maicon levaram cartão amarelo ainda no primeiro tempo, devido a faltas próximas à área e a reclamação. Enquanto isso, o Galo neutralizava as investidas do visitante. Destaque para o meio campo formado por Josué – estreante do dia – e Leandro Donizete, que imprimiram marcação forte e precisa.

O momento de maior tensão ocorreu depois de Bernard sofrer luxação no ombro esquerdo em dividida com Thales. Ele foi rapidamente encaminhado ao vestiário e medicado por causa da dor. O atacante assistiu ao restante do jogo das tribunas bastante abatido, pois desfalcará a equipe diante do Arsenal e ficará de fora por pelo menos três semanas.

FESTA Artilheiro atleticano no Mineiro, coube a Réver abrir o placar. Ao receber passe de Jô na intermediária, ele chutou de pé esquerdo com categoria e acertou o canto superior de Tadeu, marcando belo gol e incendiando a massa. Era o início de uma tarde especial para o Galo de BH e principalmente para o capitão atleticano. Com 20 gols, ele está somente a um do zagueiro que mais marcou na história do clube, Luizinho, ídolo dos anos 1980. “Nunca tive uma sequência de belos gols como nesse ano. O primeiro objetivo é sempre fazer o Atlético sair vitorioso e não levar gols”, afirma Réver.

O segundo gol ocorreu ainda no primeiro tempo, em lance iniciado por Ronaldinho. O craque bateu falta na trave e no rebote Jô completou de cabeça. Enquanto se manteve seguro atrás, o Galo continuou assustando na frente. O segundo tempo também foi de afirmação para os anfitriões. Jô teve um gol legítimo anulado pelo árbitro Cleisson Veloso Pereira, que assinalou impedimento. Mas Josué, que fazia boa partida, foi premiado pela regularidade: em jogada iniciada por Tardelli, Jô chutou e, no rebote, o camisa 5 empurrou para dentro.

Mas ainda viria o quarto gol. Tardelli e Jô outra vez estavam presentes em novo lance de pura habilidade. O primeiro passou a bola e o segundo fez um belo corta-luz para Ronaldinho chutar cruzado. No fim, o time literalmente se poupou, evitando se expor fisicamente. O Tupi diminuiu no fim com Alonso, de falta, mas nada foi capaz de afastar o brilho. O Galo saiu do Horto outra vez com sentimento de dever cumprido, como nos últimos 10 jogos de 2013.

Ficha técnica

Atlético 4 X Tupi 1

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver e Richarlyson; Josué, Leandro Donizete e Ronaldinho Gaúcho (Alecsandro 26 do 2º); Diego Tardelli (Guilherme 26 do 2º), Jô e Bernard (Luan 32 do 2º)
Técnico: Cuca

Tupi

Tadeu; Thiago Ryan, Fabrício Soares, Thales e Alonso; Maicon (Maguinho, intervalo), Genalvo, Paulinho (Ygor, intervalo) e Vinícius (Assís 22 do 2º); Rafael Assís e Wesley
Técnico: Felipe Surian

Estádio: Independência
Gols: Réver 17 e Jô 24 do 1º; Josué 13 e Ronaldinho Gaúcho 18, Alonso 44 do 2º
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Breno Rodrigues
Cartão amarelo: Tadeu, Maicon, Ryan, Genalvo, Fabrício Soares
Pagantes: 14.413
Renda: R$ 363.765

VIVA

Para o poderio ofensivo do Galo na partida

VAIA
Para a desatenção e o nervosismo da zaga do Tupi. Seus jogadores resolveram apelar para jogadas violentas

Tags: jo rever josue cuca gaucho ronaldinho tupi galo atletico