Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

O pulmão do superlíder

Atlético garante o primeiro lugar geral na competição; volante Leandro Donizete se destaca como único jogador presente em todos os confrontos do Galo da temporada

postado em 10/04/2013 08:00 / atualizado em 10/04/2013 09:08

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A rotatividade de jogadores adotada pelo técnico Cuca em 2013 permitiu que os titulares do Atlético poupassem energia e prevenissem lesões musculares devido à maratona de partidas pela Copa Libertadores e pelo Campeonato Mineiro. Nos revezamentos, porém, há uma exceção: o volante Leandro Donizete, presente nos 14 jogos da temporada. Em seguida vêm o goleiro Victor, o lateral-direito Marcos Rocha, o zagueiro Réver e o atacante Jô, com 13.

Com uma semana sem confrontos até o duelo de domingo com a Caldense, às 16h, em Poços de Caldas, pela nona rodada do Estadual, o treinador ainda não definiu se poupará algum atleta, mas deu pistas de que poderá entrar com a formação principal. Na próxima quarta-feira o Galo encara o São Paulo, no Morumbi, pela competição internacional. O mais preservado até agora foi o armador Ronaldinho Gaúcho, ausente em seis confrontos, todos no regional. Nas oito vezes em que jogou, o craque marcou cinco gols – três na Libertadores e dois no Estadual – e deu seis assistências aos companheiros.

“Quando o jogador tem tempo para se recuperar e descansar, ele vai para o jogo. Temos partidas no meio e no fim de semana e o atleta precisa de repouso, porque senão ele corre risco de lesões musculares. Mas acredito que não há problema quando contamos com uma semana para nos preparar”, explica Cuca. A exemplo de Donizete, o capitão Réver esteve 14 vezes em campo neste ano, porém uma delas pela Seleção Brasileira, nos 4 a 0 sobre a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra.

Leandro Donizete garante estar inteiro para ajudar o Galo quando necessário: “O time está embalado e em boa fase e eu quero estar presente no momento em que o Cuca decidir. Não existe problema em jogar todas. A gente costuma se poupar no fim das partidas justamente para se preservar, visando os confrontos seguintes. Logo, fica fácil administrar tudo”. O volante conseguiu marcar seu primeiro gol com a camisa alvinegra no clássico diante do América e agora está confiante no futuro da equipe. “Tudo está dando certo. Esperamos poder ir à frente”.

REAPRESENTAÇÃO Depois da goleada sobre o Boa por 4 a 0, no Independência, a comissão técnica deu dois dias de folga ao grupo. A reapresentação será hoje pela manhã na Cidade do Galo. Com três pontos no supercílio direito devido a uma pancada no jogo com o Boa, o volante Josué não deve ser problema para possível aproveitamento diante da Caldense. Já o atacante Diego Tardelli, que se recupera de estiramento na coxa direita, será reavaliado pelos médicos. E Bernard segue fora de combate, tanto para a partida com a Veterana quanto para o duelo com o tricolor do Morumbi.

Cuca também se preocupa com o futuro na Libertadores e pede que os jogadores não escolham adversários na fase de mata-mata. “Vamos devagar e mantendo o ritmo. A segunda fase é totalmente diferente da primeira, logo a dificuldade será outra. Qualquer que seja nosso rival, será difícil e complicado. Não adianta apontar agora nosso rival. A batalha ainda será dura para que no fim possamos chegar à final e lutar para ser campeões”.

E MAIS...
NOVO UNIFORME
O Atlético deve estrear hoje os uniformes de treino da Lupo, sua fornecedora de material esportivo desde 19 de dezembro. Por causa da indefinição do clube sobre os patrocinadores, a empresa paulista demorou a liberar o material. Os jogadores vinham usando o do ano passado, fabricado pela Topper. A nova camisa tem a cor laranja com detalhes em preto na gola e nas mangas. O contrato com a Lupo tem duração de dois anos e renderá R$ 25 milhões aos cofres do Galo.

TORCIDA EM SAMPA

Pelo menos 700 torcedores do Atlético já se mobilizam para assistir à partida contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, no encerramento da primeira fase da Libertadores. A aposentada Lenir Rocha está organizando excursões de ônibus e de avião e afirmou que a procura está intensa, mas depende do número de ingressos que serão destinados à torcida do Galo. A diretoria do clube tricolor só divulgará o percentual e os preços no início da semana que vem.

MAIS UMA ESTRELA
O presidente Alexandre Kalil afirmou ontem que, para prolongar a boa fase do time, o Atlético poderá contratar outros jogadores do nível de Ronaldinho Gaúcho, eleito duas vezes o melhor do mundo (2004 e 2005). “O Atlético vive uma nova era. Isso é inquestionável. Vai durar, vai ser longa, e mais Ronaldinhos Gaúchos virão para que continue”, projetou o dirigente, em viagem a Montes Claros, Norte de Minas. Ele descartou, porém, reforços de peso para a Libertadores ou o Campeonato Brasileiro. “Agora é esperar que tudo venha a dar certo, que a torcida receba os títulos que ela espera”, disse. Ele atribuiu os bons resultados a um trabalho de planejamento desenvolvido ao longo de três anos. (Luiz Ribeiro)