Futebol Nacional
None

Surpresas dentro e fora do campo

Técnico do Olimpia fecha treino e promete novidades na equipe que vai enfrentar o Galo amanhã. Torcida fará mosaico gigante e inovador

postado em 16/07/2013 08:11 / atualizado em 16/07/2013 08:14

Norberto Duarte/EFP

De volta a uma final da Copa Libertadores depois de 11 anos – a última foi na conquista do terceiro título, em 2002 –, o Olimpia prepara uma verdadeira festa para sair vitorioso na primeira partida da decisão, contra o Atlético, e impressionar o mundo. Está sendo organizado um mosaico gigante. Mas as surpresas não se limitam às arquibancadas e o técnico Ever Hugo Almeida, que fechou o treino de ontem e vai repetir a tática hoje, pode ter dois reforços.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) autorizou a torcida paraguaia a exibir um mosaico no Defensores del Chaco, nos moldes do apresentado no primeiro jogo da semifinal contra o Independiente Santa Fé, da Colômbia. Na oportunidade, foram exibidos dizeres como “Rei de Copas”, “Olimpia 1902” e “Campeão mundial 1979”.

O plano para amanhã é fazer algo parecido, cobrindo o estádio em sua totalidade. A página “El Mosaico de Olimpia”, no Facebook, agradeceu as dicas dos fãs e disse que o desenho será algo nunca visto no continente: “Estamos certos que surpreenderá o mundo esportivo. A complexidade do mesmo só se poderá comparar com a dos mosaicos europeus, portanto pedimos que todos colaborem para a festa ser completa”.

Essa ajuda das arquibancadas vai ser possível graças à força demonstrada pela torcida do Olimpia. A Conmebol anunciou ontem que todos os 32 mil ingressos colocados à venda foram vendidos. Centenas de pessoas que ficaram horas na fila e não conseguiram bilhetes organizaram um protesto e foram atendidos com uma carga extra de 500 entradas, igualmente esgotadas. A arrecadação de US$ 1 milhão (R$ 2,22 milhões) é um recorde na história do Paraguai.

As autoridades de Assunção fizeram um apelo para que todos se comportem, para evitar “um confronto entre policiais e torcedores”. A polícia local vai ter um efetivo de 2 mil agentes para amanhã, sendo 1,6 mil no entorno do estádio. Além de esquema especial de transporte, foi anunciado um anel de isolamento de 150 metros do local da partida, no qual só entrará quem tiver ingresso.

BOM RETROSPECTO O clube paraguaio vai ter não somente o apoio de seus milhares de torcedores como também dos números. Contando os jogos da fase de grupos e dos mata-matas – o Olimpia jogou a fase preliminar da Libertadores, da qual o Atlético não participou –, o retrospecto em casa é um pouco melhor que o dos mineiros. Assim como o Galo, os olimpistas têm cinco vitórias e um empate em casa, mas melhor saldo de gols: 11 (marcou 15 gols e sofreu quatro) contra 10 (16 marcados e 6 sofridos do Galo).

“A verdade é que estamos muito bem, concentrados na partida de quarta-feira (amanhã). Vai ser muito difícil”, destacou o zagueiro Miranda ao jornal paraguaio ABC Color. Ele reconheceu a qualidade atleticana, mas garantiu ter a solução para sair vitorioso: “O Mineiro (Atlético) é um time que gosta de ter muito a bola, tocá-la. No podemos deixar o Ronaldinho jogar, nem seus companheiros de frente”.

Ever Almeida vai ter um grande reforço para esta decisão, uma vez que o atacante Salgueiro, um dos artilheiros da equipe, com cinco gols, volta depois de cumprir suspensão no segundo jogo da semifinal contra o Santa Fé. Ele vai fazer dupla novamente com Bareiro, que balançou as redes adversárias o mesmo número de vezes. Já no meio-campo, a mudança pode ser o recém-contratado Mazacotte, que entrou bem no último jogo, na vaga de Giménez. Essa formação é considerada a ideal pela imprensa paraguaia.


ENQUANTO ISSO...
Só tênis
Os jogadores atleticanos não poderão usar chuteiras no treino de reconhecimento do gramado hoje, no Estádio Defensores del Chaco. Os clubes são obrigados a permitir que os visitantes façam atividades no local da partida na véspera do confronto, mas, por regra, os atletas devem utilizar apenas tênis para não danificar o campo de jogo. No entanto, o mais comum é que seja permitida a atividade com chuteiras. O Defensores del Chaco, porém, é administrada pela Associação Paraguaia de Futebol (AFP), que vetou o uso de travas. Essa situação não é inédita, uma vez que o Fluminense passou pela mesma situação quando foi a Assunção para o segundo jogo das quartas de final da Libertadores, em 29 de maio.