Futebol Nacional
None

Contagem regressiva para o adeus

Bernard admite que partida contra o Atlético-PR amanhã, no Independência, pode ser sua última com a camisa do Galo. Curiosamente, será o centésimo jogo dele com o alvinegro

postado em 30/07/2013 08:54 / atualizado em 30/07/2013 08:56


Por causa das grandes atuações na Copa Libertadores, o prata da casa Bernard tornou-se o centro das atenções no Atlético nos últimos dias, inclusive mais do que o já ídolo Ronaldinho Gaúcho. Cobiçado pelo Porto e pelo Shakhtar Donetsk (Ucrânia), o atacante deve se despedir do alvinegro no duelo contra o Atlético-PR amanhã, às 19h30, no Independência, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, justamente na partida em que completará 100 jogos pelo Galo. Depois do título continental, Bernard admite que seu ciclo está próximo do fim.

O camisa 11 ainda não sabe onde jogará. Mas o Atlético tenta nos bastidores repetir o que o São Paulo fez com Lucas no ano passado: negociar o jovem de 20 anos agora e só liberá-lo ao fim da temporada, depois do Mundial de Clubes, no Marrocos – o Galo estreia em 18 de dezembro e a final está marcada para o dia 21.

“Desde que acabou a Libertadores, minha vida particular entrou em pauta, nas conversas com meus amigos, empresário e diretoria. A gente vem conversando. É uma possibilidade de ser o jogo de despedida, mas não tem nada definido ainda. Vou deixar ocorrer da forma mais natural e espero ocorrer tudo no momento certo”, diz Bernard, que conquistou três títulos profissionais pelo clube: dois Estaduais e a Libertadores. Completar 100 partidas pela equipe o deixa emocionado: “ É algo prazeroso, significante, feliz. Não é fácil atingir essa marca. Ter representado e honrado esta camisa tem de ser comemorado”.

Se a saída de Bernard for confirmada depois do jogo contra o Atlético-PR, Cuca terá de escolher seu substituto para que a equipe não caia de rendimento. Outro baixinho, o talismã Luan, surge como concorrente à vaga. “Creio que trabalhando correto. Cuca está vendo. Quem ele usar, a equipe estará bem servida”, diz Luan.

Bernard não treinou no sábado, o que reforçou as expectativas de que estaria negociado com o futebol europeu. O jogador procurou descansar e recuperar as energias, já que se queixou de cansaço muscular. Como não participou da goleada sofrida para o Cruzeiro por 4 a 1, no Mineirão, participou do treino tático de ontem ao lado dos principais titulares. Cuca assegurou que mandará a campo força máxima contra o Furacão.

SONHO Fã de Bernard, o menino David Alberto Costa, de 9 anos, realizou um de seus maiores sonhos, ao fazer uma foto ao lado do ídolo na Cidade do Galo ontem. Em tratamento de um tumor no abdômen, ele é um dos assistidos pela Fundação Sara Albuquerque Costa, que há dois anos auxilia pacientes com câncer em Belo Horizonte. “Além de cuidar das pessoas que necessitam de tratamento, nosso objetivo é propiciar dias felizes aos pacientes que infelizmente estão em situações irreversíveis”, ressalta o voluntário e fundador Clóvis Colares.

David é apaixonado por futebol e divide as atenções entre o tratamento e os jogos do Galo pela TV. No dia em que a equipe conquistou a Libertadores, o garoto vibrou muito. “Estou muito feliz com o Galo. Esse time vai para a frente”, diz David, sempre sorridente e animado a lutar pela vida.



AS OPÇÕES DE CUCA

LUAN
Virtude
Foi a primeira escolha de Cuca nas substituições a Bernard e contribuiu com gols importantes no Mineiro e na Libertadores
Defeito
Tem se destacado mais quando entra no decorrer das partidas

GUILHERME
Virtude
Tem técnica e habilidade, e tornaria o time mais criativo do meio para a frente
Defeito
O velho problema das contusões. Foram 10 lesões musculares desde que chegou ao Galo

NETO BEROLA
Virtude
É o mais antigo de clube e também o mais experiente do trio
Defeito
Frágil fisicamente, já que as câimbras o incomodam desde a chegada ao clube



ATLETICANAS
No DM
O capitão Réver levou uma pancada no pé direito na final da Libertadores e ainda continua em tratamento. No entanto, os médicos acreditam que ele estará em campo contra o Furacão. O volante Leandro Donizete e o atacante Guilherme permanecem no departamento médico devido a estiramento na coxa esquerda.

Homenagem
O governador de Minas, Antônio Anastasia, receberá os campeões da Libertadores hoje, às 11h, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. À tarde, o time conclui sua preparação na Cidade do Galo e em seguida se concentra.

Audiolivro
Chega às lojas em 12 de agosto o audiolivro Eu acredito! Atlético campeão da Libertadores 2013, contando a saga atleticana na Libertadores. Os 29 gols da campanha e as defesas do goleiro Victor estão em um CD com a narração de Mário Henrique Caixa e apresentação de Enio Lima, da Rádio Itatiaia, além da íntegra da partida decisiva contra o Olimpia, no Mineirão. Já o livro contém também a ficha dos 14 jogos da campanha e fotos dos jogadores atleticanos.