Futebol Nacional
None

NOVELA BERNARD

Voo para a resposta

Com viagem marcada para a Ucrânia na segunda-feira, Bernard vive últimos momentos na Cidade do Galo. Só depois de conhecer a estrutura do Shakhtar ele dirá se aceita proposta

postado em 02/08/2013 09:12 / atualizado em 02/08/2013 09:17

(Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Os últimos momentos com a camisa do Atlético servirão para descansar e aproveitar a família. Depois disso, haverá uma vida nova, um clube diferente e outras cores. Ontem, enquanto os demais jogadores alvinegros se concentravam apenas na partida contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília, Bernard ficou na academia da Cidade do Galo fazendo atividade regenerativa. Depois distribuiu autógrafos aos fãs. Na segunda-feira de manhã, ele embarca para a Ucrânia junto com o empresário Adriano Spadotto para conhecer os possíveis companheiros e a estrutura do Shakhtar Donetsk, que tem tudo para ser sua nova casa.

Só depois de ir ao país do Leste europeu ele dará a palavra final se aceitará a proposta de quase R$ 76 milhões oferecida pelo clube ucraniano no mês passado. O presidente atleticano, Alexandre Kalil, revelou que o futuro está nas mãos do próprio jogador, mas teria tido uma conversa com o intuito de convencê-lo a aceitar a transferência. Por enquanto, o tempo de vínculo e o salário oferecidos ao atacante não foram divulgados por seu empresário.

Bernard encontrará no Shakhtar uma série de brasileiros, como o lateral Ilsinho, o volante Fernando, o armador Douglas Costa e os atacantes Taison, Wellington Nem e Luís Adriano. Nesse sentido, sua adaptação seria mais fácil. Quando esteve na Seleção Brasileira durante a Copa das Confederações, ele pediu conselhos ao atacante Hulk sobre o Porto, onde teria preferência em atuar.

Na Cidade do Galo, Bernard teve uma conversa rápida com o diretor de futebol alvinegro, Eduardo Maluf. Depois de fazer fotos e dar autógrafos a dois torcedores, brincou com o zagueiro Leonardo Silva. Com a experiência de ter defendido o Anzhi Makhachkala, da Rússia, em 2011, o atacante Diego Tardelli aconselha o prata da casa a buscar o melhor para sua carreira: “Em time campeão, o assédio ocorre a toda hora, porque os jogadores se valorizam. A Ucrânia é praticamente igual à Rússia, onde eu passei em 2011, mas o Shakhtar é um grande clube. Vários atletas do time foram convocados para a Seleção. Ele mesmo tem de resolver sua situação e tentar ser feliz”.

Outro assunto comentado no CT de Vespasiano é o possível interesse do Besiktas em Ronaldinho Gaúcho, sobretudo depois que o empresário e irmão do craque, Assis, foi flagrado em Istambul, na Turquia. Mas o Atlético descarta a possibilidade de liberar R10 antes do fim do contrato, em dezembro. Um dos heróis da conquista da Libertadores, o armador é um dos trunfos alvinegros na busca do título da Copa do Brasil e, principalmente, do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos.

PRESSÃO Depois de duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, a equipe acredita que pode se aproveitar da crise do Flamengo e conseguir a reabilitação. “Não é um jogo ruim que fizemos na quarta que vai apagar tudo o que conquistamos. Domingo tem outro jogo importante e um duelo com o Flamengo será sempre lembrado. Precisamos de pontos para sair da zona próxima ao rebaixamento”, ressalta Tardelli.

O zagueiro Gilberto Silva se submeterá a uma artroscopia no joelho direito hoje e deve ficar pelo menos 40 dias longe dos gramados. Já o atacante Jô, que deixou a partida contra o Atlético-PR depois de levar uma pancada no joelho direito, está fazendo tratamento e não deve ser problema diante do Flamengo.

Tags: donetsk shakhtar bernard atleticomg