Futebol Nacional
None

Foco na recuperação

Atlético começa a semana pensando nas primeiras vitória depois da Libertadores contra Bahia, quarta-feira, e Internacional, domingo, para se afastar da zona de rebaixamento

postado em 12/08/2013 08:49

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Os jogadores atleticanos, que tiveram o domingo de folga depois do empate por 0 a 0 com o Náutico, sábado, no Recife, se reapresentam na tarde de hoje na Cidade do Galo para iniciar a preparação da semana, quando enfrentam o Bahia, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, quarta-feira, às 19h30, no Independência, e no domingo, às 16h, jogando contra o Internacional, como visitante, pela 15ª rodada. Diego Tardelli, que viajou com a delegação para Pernambuco mas não teve condições de jogo, continua sendo dúvida para quarta-feira e segue em tratamento de contusão na parte posterior da coxa direita.

Sem Tardelli e Guilherme – que esta semana já deixa o departamento médico e volta a treinar em campo –, além de Bernard, negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o técnico Cuca deverá recorrer ao armador Dátolo para o encontro com o tricolor baiano, desde que o argentino, que já realizou exames médicos e deve assinar contrato de um ano com o Galo hoje, consiga sua regularização na CBF. Também recém-contratado, Fernandinho, mesmo que tenha sua situação regularizada, ainda não será opção para o treinador, uma vez que estava já havia algum tempo parado e, portanto, não apresenta condições físicas ideais de jogo. Os dois, aliás, deverão ser oficialmente apresentados ainda hoje como jogadores atleticanos.

Para Cuca, à medida que o time apresenta desfalques importantes e precisa recorrer a improvisações – como no caso de Richarlyson e Rosinei, que atuaram sábado como armadores respectivamente pela esquerda e pela direita –, fica difícil manter o nível das atuações, comprometendo os resultados. “No futebol, difícil é construir, e a construção depende de contar com jogadores diferenciados. É preciso ter dois ou três jogadores diferenciados para suprir as ausências, e sábado a gente não tinha”, lamentou o treinador, ressaltando a necessidade das contratações que o Atlético está fazendo. “O Dátolo é um jogador que está em condição de jogo, pois estava atuando no Internacional. E, se ele tiver a condição legal, quarta-feira já vai entrar jogando. É a maior necessidade que a gente tem.”

A situação do Galo na parte de baixo da tabela por enquanto não preocupa o técnico, que vê ainda na ressaca da conquista da Libertadores e nos seguidos desfalques da equipe motivos pontuais para a queda de produção. Segundo ele, todos dentro do Atlético estão conscientes de que o time precisa retomar o caminho das vitórias e que tem plenas condições para isso. Para ele, com o retorno de importantes jogadores que vêm desfalcando a equipe e com os reforços que estão chegando, o time vai encorpar novamente e sair dessa situação perigosa.

BASE E WESLEY Devido aos desfalques, Cuca vem abrindo espaço para a utilização de jogadores vindos das categorias de base, sendo que alguns nem treinavam regularmente com os profissionais. O atacante Élder, por exemplo, já disputou três partidas pelo Brasileiro depois de se juntar ao zagueiro Jemerson e ao volante Lucas Cândido, que chegaram antes. No empate por 0 a 0 com o Náutico, foi a vez de o também atacante Carlos ser relacionado pela primeira vez para uma viagem com o grupo profissional. Viajou e ainda ganhou a chance de jogar, entrando no segundo tempo no lugar de Rosinei. Na opinião do técnico, o garoto foi bem ao ajudar Ronaldinho na criação. Ele aprovou a estreia da jovem promessa, que ainda atua pela equipe de juniores.

Essa situação pode ser um pouco amenizada com a possível chegada do armador Wesley, sonho antigo da diretoria atleticana. Em São Paulo, o jogador do Palmeiras disse que está feliz pelo interesse do clube mineiro, mas que ainda não há nada de concreto. “Continuo como jogador do Palmeiras e estou feliz aqui, embora a gente nunca saiba sobre o dia de amanhã”, afirmou o jogador. A novela deve ganhar novos capítulos esta semana.