Futebol Nacional
None

Amparado pelas estatísticas

Contestado por parte da torcida atleticana, mas prestigiado por Cuca, Marcos Rocha encontra nos números o respaldo para combater os críticos e manter sua titularidade no time do Galo

postado em 08/10/2013 08:54

EM DA PRESS
O lateral-direito Marcos Rocha nunca foi unanimidade entre os torcedores atleticanos. Apesar de ter sido eleito o melhor em sua posição no Campeonato Brasileiro do ano passado e ter no currículo quatro convocações para a Seleção Brasileira, o camisa 2 alvinegro frequentemente precisa administrar críticas vindas das arquibancadas e da imprensa. Qualquer erro do jogador, por menor que seja, é munição suficiente para as cobranças. Mas os números do lateral na temporada também reforçam que certas depreciações nem sempre são justas.

Das ações inerentes à sua função, Marcos Rocha é destaque entre todos os laterais-direitos do Brasileiro. É líder nas viradas de jogo (33 certas e apenas três erradas em 20 jogos), é o segundo melhor em lançamentos (45 bem-sucedidos e 65 errado) e aparece bem também nos desarmes: obteve sucesso em 66 das 75 tentativas, ocupando a terceira colocação nessa estatística. Por outro lado, ele precisa melhorar muito quando o assunto são os cruzamentos da linha de fundo – é o 12º no quesito, tendo acertado 11 das 71 tentativas.

O lateral afirma que os números servem de suporte para melhorar o seu trabalho e sabe administrar as críticas com a ajuda da mãe, dona Doca; do pai, Silas; e do irmão Mateus, com quem ainda mora em Sete Lagoas. “Também tenho a confiança do Cuca e dos meus companheiros. Tudo isso me ajuda a superar os momentos adversos. Eles são fundamentais na minha trajetória.”

Marcos Rocha acredita que as cobranças aumentaram justamente em razão das convocações para a Seleção Brasileira, além do prêmio individual no Brasileiro de 2012. Ele foi convocado duas vezes pelo técnico Mano Menezes para os dois jogos do Superclássico das Américas, ano passado, contra a Argentina, e outras duas vezes por Luiz Felipe Scolari (para amistosos contra Chile, Austrália e Portugal). “Depois da Seleção, a cobrança aumentou, mas dentro de campo as coisas são bem diferentes. Há situações nas quais a gente não rende e nem sempre o torcedor entende ou sabe qual a determinação que recebemos do treinador.”

GRATIDÃO Neste processo, Marcos Rocha é muito grato ao técnico Cuca. “Ele foi fundamental. Só de ter pedido a minha volta para o Atlético, foi motivador”, comentou o lateral, lembrando do período em que foi emprestado para o América. Na época, ele foi posto à disposição pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e, no Coelho, foi destaque durante a Série B, encerrando a temporada também como o melhor da posição no torneio. “Também não posso me esquecer do Carlinhos Neves, nosso preparador físico, que tem sido importante para mim”, acrescentou.

Depois do empate sem gols com o Corinthians, o Atlético retomou os trabalhos ontem, na Cidade do Galo, com vistas ao confronto de amanhã contra a Ponte Preta, em Campinas, para onde o grupo embarcará esta noite. Cuca vai poder contar com o lateral-esquerdo Júnior César, livre de suspensão. Em contrapartida, nenhum dos contundidos recebeu alta do departamento médico. A expectativa era pela liberação do zagueiro Réver, que estava em tratamento de um edema no pé direito, mas o defensor ainda não tem previsão de retorno aos gramados. Pode, inclusive, ficar fora do clássico de domingo contra o Cruzeiro.


ATLETICANAS
Richarlyson é operado
O volante Richarlyson será submetido a cirurgia no joelho esquerdo nesta manhã, no Hospital Mater Dei, para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O jogador lesionou-se durante treinamento na Cidade do Galo e é o único oficialmente vetado para o Mundial de Clubes, que ocorrerá em dezembro, no Marrocos. Ele será operado pelo médico do Atlético Rodrigo Lasmar.

Alvinegros no Marrocos
O presidente Alexandre Kalil, acompanhado do diretor de futebol Eduardo Maluf, já está em Marrakesh, no Marrocos. Os dirigentes embarcaram no domingo para participarem do sorteio dos adversários do Mundial, amanhã, e reunião na quinta-feira com representantes da Fifa e dos clubes participantes. A estreia do Galo no torneio será em 18 de dezembro.

R10 e a meninada
Ronaldinho Gaúcho fez a alegria da meninada. Ontem pela manhã, ele postou em sua página oficial do Facebook uma foto em que aparece ao lado de vários meninos, no condomínio onde mora, em Lagoa Santa. Na legenda, escreveu: “Aniversário do meu vizinho. Muito divertido! Parabéns, Gabriel!”. Até o início da noite a imagem já tinha mais de 2.700 comentários e quase 13 mil curtidas.