Futebol Nacional
None

Neymar é expulso, mas Grêmio deixa Santos empatar e fica longe do título

Tricolor sai na frente, mas permite a igualdade do Peixe, mesmo sem a estrela

postado em 30/09/2012 20:35 / atualizado em 30/09/2012 20:41

O Grêmio deixou escapar dois pontos preciosos na noite deste domingo. Jogando em casa, a equipe gaúcha saiu na frente do Santos, viu Neymar ser expulso no início do segundo tempo, mas cedeu o empate em 1 a 1. Werley marcou o gol gremista e Bruno Rodrigo empatou. O resultado deixa a equipe de Vanderlei Luxemburgo a três pontos do Atlético-MG e a nove do líder do Fluminense, longe da briga pelo título.

Decidido a buscar a vitória, o Grêmio partiu para cima desde o começo do jogo. Exerceu uma forte marcação na saída de bola do Santos, criou oportunidades e fez o gol ainda no primeiro tempo, na qualidade da bola parada de Zé Roberto. Na etapa final, a expulsão de Neymar dificultava ainda mais a tarefa do Peixe. No entanto, um gol do zagueiro Bruno Rodrigo, minutos depois, surpreendeu o Olímpico. O Tricolor foi para cima na base do abafa, mas não conseguiu a vitória.

Com o empate, o Santos mantém o 13º lugar, com 34 pontos, sete à frente da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o adversário é o Internacional, na Vila Belmiro. Já o Grêmio voltará a atuar no Olímpico, contra o Cruzeiro. Ambos os jogos ocorrem no próximo sábado.

O jogo

Empurrado por um Olímpico cheio, o Grêmio pressionou o Santos no primeiro tempo. Depois de alguns minutos de estudo, o time gaúcho passou a levar perigo. Aos 12, Pará fez boa jogada, chegou à linha de fundo e cruzou para Marcelo Moreno, que concluiu de primeira, mas desajeitado, por cima do gol. Aos 17, o mesmo Moreno cabecearia no travessão um ótimo cruzamento de Anderson Pico.

A pressão era cada vez mais forte, e o grito da torcida empurrava o Grêmio para cima. Aos 18, Elano bateu falta da intermediária, Gilberto Silva cabeceou, Rafael defendeu, deu rebote e, no bate-rebate, a zaga conseguiu aliviar. Aos 25, Moreno recebeu bom lançamento, se desmarcou bem, mas o chute cruzado saiu raspando a trave.

Neymar, bem controlado, só foi aparecer aos 32 minutos: o craque recebeu passe de peito de André e chutou com a perna canhota rasteiro, para boa defesa de Marcelo Grohe. Na jogada seguinte, o Grêmio fez seu gol, em lance parecido com o que Gilberto Silva perdera minutos antes: Zé Roberto cobrou falta na área santista, Werley desviou de cabeça e matou Rafael: 1 a 0. Oitavo gol do zagueiro gremista na temporada.

No intervalo, Muricy tirou Patito Rodríguez e colocou Bernardo. Mas as coisas se complicaram para o Peixe aos oito minutos, com a expulsão de Neymar. O craque reclamou de ter sofrido falta e levou o amarelo do árbitro Nielson Nogueira Dias. Na sequência, acabou pisando em Pará e recebeu cartão vermelho direto, deixando o Santos com um homem a menos.

No entanto, em sua primeira chegada sem seu principal jogador, o Santos empatou o jogo. Aos 12 minutos, Bruno Rodrigo aproveitou escorada de Durval após cobrança de escanteio e chutou para o fundo do gol de Marcelo Grohe. O Grêmio, então, partiu para cima em busca do segundo gol. Aos 18, Anderson Pico cruzou,a bola passou por Moreno e Kléber não conseguiu concluir.

Com Leandro no lugar de Fernando, o Grêmio foi para o tudo ou nada, abrindo espaços para o Santos. Aos 20, após contra-ataque, Gérson Magrão desperdiçou boa chance. Aos 28, Elano enfiou para Leandro, que entrou livre, mas errou em bola na hora de concluir. No minuto seguinte, André demorou para deixar o campo para ser substituído por Bill, e Pará tentou arrastá-lo para fora do campo. O atacante santista revidou com um tapa no lateral do Grêmio. Ambos levaram cartão amarelo.

Aos 32, quase o segundo do Peixe: Bill sofreu falta próxima à área e Bernardo bateu na rede pelo lado de fora, dando um susto no Olímpico. Seis minutos depois, André Lima, que entrara no lugar de Souza, recebeu passe de Leandro, levou a bola com o braço e fez, mas a arbitragem anulou o gol. No último lance do jogo, Felipe Anderson puxou contra-ataque livre e foi derrubado por Léo Gago na entrada da área. O volante gremista acabou expulso. Na cobrança, Bernardo chutou no travessão.

GRÊMIO 1 x 1 SANTOS

GRÊMIO:
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico (Léo Gago); Fernando (Leandro), Souza (André Lima), Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


SANTOS:
Rafael; Éwerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gérson Magrão; Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Patito Rodríguez (Bernardo); Neymar e André (Bill)
Técnico: Muricy Ramalho

Local:
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 30 de setembro de 2012, domingo
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
Cartões amarelos: Zé Roberto, Vilson, Pará, Kleber, Elano (Grêmio); Adriano, Éwerton Páscoa, Neymar, André (Santos)
Cartões vermelhos: Léo Gago (Grêmio) e Neymar (Santos)
Gols:
Werley, aos 33min do 1ºT; Bruno Rodrigo, aos 12 do 2ºT