Futebol Nacional
None

PRECISA DE GOLS

Duelo para dar um basta ao marasmo

Depois da série de clássicos que terminou sem gols no Paulista, Corinthians e São Paulo medem as forças antes de jogos importantes pela Libertadores

postado em 31/03/2013 08:56

São Paulo e Corinthians se enfrentam às 16h, no Morumbi, pela 16ª rodada do Campeonato Paulista, e têm a missão de acabar com a monotonia dos clássicos no estado. Nos cinco anteriores, apenas o Santos conseguiu vencer, batendo o tricolor por 3 a 1. Foram ainda quatro empates, os três últimos por 0 a 0. Os treinadores confirmaram que vão a campo com o que têm de melhor, visando pegar ritmo de jogo para os confrontos decisivos pela Copa Libertadores. O São Paulo joga contra o Strongest, em La Paz, na quinta-feira. Na quarta, o Corinthians enfrenta o Millonarios, em Bogotá.

Líder da competição, com 35 pontos, o técnico Ney Franco avisou: “Só vai atuar aquele que não tiver risco de lesão, mas vamos com força máxima”. O objetivo é manter o entrosamento. Ele confirmou que a dupla Paulo Henrique Ganso e Jádson continua na armação. O atacante Osvaldo volta a ser titular ao lado de Luís Fabiano, depois de ter servido à Seleção Brasileira e desfalcado o time nas últimas rodadas.

Já o técnico Tite não gostou da proximidade do clássico com o importante duelo na competição continental. “Temos a real dimensão da partida, mas não vou correr risco com algum atleta”, afirmou. O problema é que o atacante peruano Guerrero virou dúvida para o duelo. Assim, Pato, recuperado de lesão muscular na coxa, pode começar jogando. Com a ausência dos armadores Douglas e Renato Augusto, contundidos, Tite surpreendeu lançando Romarinho, preterindo Jorge Henrique.

Único dos grandes paulistas que disputa apenas um competição neste início de temporada, o Santos enfrenta o Oeste às 18h30, em Bauru. O foco total no Estadual não impediu que a equipe empatasse nas duas últimas rodadas. Depois do 2 a 2 com o Mogi Mirim, na quinta-feira, nem mesmo o atacante Neymar foi poupado. Em sua pior fase desde que se tornou profissional, em 2009, ele não balança as redes há seis jogos (contando partidas pelo Santos e pela Seleção) e deixou o campo da Vila Belmiro vaiado por parte da torcida.

O técnico Muricy Ramalho reconhece que sua equipe ainda não está atuando da forma ideal. “Claro que precisamos melhorar para o mata-mata, mas com certeza é outro tipo de competição. A gente está jogando como todo mundo: para se classificar. Porém, no mata-mata vamos ver quem é quem”.

Muricy adotou política incomum e não treinou desde do empate na última rodada, preferindo dar descanso aos atletas. Os desfalques santistas são o zagueiro Edu Dracena, com tendinite no tornozelo, e o lateral-esquerdo Léo, com dor no joelho. Neto e Guilherme Santos são os substitutos. Giva ganhou a confiança do treinador e forma dupla de ataque com Neymar novamente. O ex-atleticano André continua no banco.

O Palmeiras, que na rodada anterior foi goleado por 6 a 2 pelo Mirassol, se reabilitou ao vencer o Linense por 2 a 1, no Pacaembu. Outros resultados: Bragantino 2 x 1 Paulista, XV de Piracicaba 2 x 2 Ponte Preta, Mirassol 0 x 1 Penapolense e Ituano 1 x 2 Botafogo.

OUTROS ESTADOS O Fluminense derrotou o Boavista por 2 a 0 no Estádio Moça Bonita, no Rio, pela quarta rodada, e assumiu a liderança do Grupo B da Taça Rio – segundo turno do Campeonato Carioca. As equipes tiveram dificuldades devido à chuva que encharcou o campo. O primeiro gol foi marcado por Jean, em cobrança de falta que desviou na defesa. Depois, Fred recebeu na esquerda da área e rolou para Rafael Sóbis fechar o placar. Pelo grupo A, o Volta Redonda derrotou o Quissamã por 2 a 1, e Nova Iguaçu e Madureira empataram por 0 a 0.

O Flamengo enfrenta o Audax às 16h, também em Moça Bonita. O rubro-negro precisa da vitória para continuar com chance de avançar às semifinais. Ainda: Resende x Bangu, Macaé x Duque de Caxias e Friburguense x Olaria. Pela quinta rodada da Taça Farroupilha (segundo turno do Campeonato Gaúcho), o Grêmio enfrenta o Passo Fundo às 16h, fora de casa. Se vencer, o tricolor assume a liderança da chave. O goleiro Dida é desfalque, com edema na região pélvica. Outros jogos: Novo Hamburgo x Caxias, Pelotas x Cruzeiro, São José x Canoas, Santa Cruz x São Luiz e Juventude x Veranópolis.