Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Bahia surpreende e quebra invencibilidade do Internacional em Caxias do Sul: 2 a 1

Ryder e Fernandão fizeram os gols da vitória do Tricolor; Forlán descontou para Inter

postado em 02/06/2013 20:43 / atualizado em 02/06/2013 20:48

Divulgação/Sport Club Internacional

O Internacional sofreu sua primeira derrota como mandante no Estádio Centenário em 2013 neste domingo. Com uma má atuação, a equipe de Dunga foi surpreendida pelo Bahia, que atuou com organização e foi mortal nos contragolpes, derrotando o Colorado por 2 a 1. Ryder e Fernandão fizeram os gols baianos, e Forlán descontou para o Inter.

O Inter foi surpreendido pela postura corajosa do Bahia na primeira etapa. O time de Cristóvão Borges abriu o placar cedo, num golaço de Ryder, e jogou de igual para igual com os donos da casa. No segundo tempo, a pressão do Inter aumentou, mas o Bahia fez o segundo gol com Fernandão. Forlán descontou a seguir, o Colorado tentou o empate de todas as formas, mas parou na bem postada defesa baiana.

O Inter perdeu sua invencibilidade no campeonato e segue com 4 pontos. Quarta-feira, a equipe de Dunga visita a Portuguesa no Canindé. O Bahia, que ganhou a primeira, também foi a 4 pontos com a vitória. O próximo jogo do Tricolor é também na quarta, contra o Botafogo, em Aracaju.

O jogo

O primeiro tempo foi bastante aberto. O Bahia, organizado defensivamente como ainda não se viu em 2013, jogou com bastante segurança e encarou o Inter de igual para igual, o que surpreendeu a equipe gaúcha. Depois de uma chance de Forlán para o Colorado e de Marquinhos para o Tricolor, Ryder fez 1 a 0 para os baianos em um belo chute de longa distância que acertou o ângulo de Muriel.

Com o gol, o time de Cristóvão Borges passou a gostar de vez do jogo. Aos 17, Juan evitou o segundo gol do Bahia na hora que Fernandão iria concluir, após erro de Aírton. No minuto seguinte, a resposta rubra, num chute alto de Josimar após boa trama de D’Alessandro. Josimar participaria de novo bom lance de ataque aos 26, servindo Rafael Moura, que girou e chutou raspando o poste.

O Inter também quase empatou aos 32: Forlán bateu escanteio, Fabrício desviou e a bola foi na rede pelo lado de fora – alguns torcedores chegaram a gritar gol, pensando que a bola tinha entrado. Mas o Bahia não recuou, e criou perigo duas vezes seguidas. Aos 38, Fernandão recebeu na área e só não ampliou porque Rodrigo Moledo interceptou. A seguir, Moledo salvou novamente o Colorado após boa jogada de Ryder pela direita.

Para o segundo tempo, o Inter não mudou em nomes, mas em postura. A pressão foi forte nos minutos iniciais. No entanto, a primeira grande chance foi do Bahia: aos nove minutos, Muriel fez um milagre buscando cabeceio forte de Fernandão baixo, no cantinho. A primeira conclusão colorada veio aos 14, em falta batida por Forlán e espalmada por Marcelo Lomba.

Aos 16, o Bahia ampliou a vantagem. Fernandão pegou rebote de escanteio, driblou Fabrício e mandou para o fundo da rede: 2 a 0. Mas a reação foi rápida: aos 19, D’Alessandro chutou alto para a área, Forlán entrou livre e descontou. O gol trouxe o Inter novamente para cima, mas a equipe gaúcha não exibia organização e só conseguia arrematar de fora da área, sem levar perigo.

A pressão vermelha aumentou nos minutos finais. Numa das raras bobeadas da zaga baiana, Forlán, aos 32, pegou sobra e chutou para boa espalmada de Marcelo Lomba. A seguir, em cruzamento da direita, Fabrício tocou de cabeça e Lomba segurou. Aos 40, Mike, que entrara no lugar de Rafael Moura, recebeu cruzamento da direita e cabeceou com muito perigo, raspando a trave.

A seguir, duas grandes chances para o Inter. Aos 41, Gilberto entrou livre para empatar, dividiu com Lomba e tocou para fora. Os jogadores colorados pediram pênalti, não marcado pela arbitragem. No minuto seguinte, Lomba saiu mal do gol, Fabrício pegou a sobra, mas chutou precipitadamente por cima, na última chance da equipe rubra no jogo. Após o apito final, o time nordestino comemorou muito o resultado, com seus jogadores se ajoelhando no gramado do Centenário.

INTERNACIONAL 1 x 2 BAHIA


INTERNACIONAL
Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Aírton (Gilberto), Josimar, Fred e D’Alessandro; Forlán e Rafael Moura (Mike)
Técnico: Dunga

BAHIA
Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Hélder (Feijão), Fahel, Diones e Marquinhos (Raul); Ryder e Fernandão (Potita)
Técnico: Cristóvão Borges

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data: 2 de junho de 2013, domingo

Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Bruno Boschilla e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

Gols
INTERNACIONAL: Forlán, aos 19 minutos do 2º tempo
BAHIA: Ryder, aos 9 minutos do 1º tempo; Fernandão, aos 16 minutos do 2º tempo