Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Convocação de Dedé resgata histórico de zagueiros do Cruzeiro na Seleção Brasileira

Defensor é o 15º atleta da posição a vestir a camisa canarinho como zagueiro celeste

postado em 26/09/2013 16:30 / atualizado em 26/09/2013 16:48

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.

A convocação de Dedé para a Seleção Brasileira, nesta quinta-feira, não significa apenas uma volta por cima do defensor com a camisa celeste. A presença do zagueiro na lista de Luiz Felipe Scolari resgata um histórico azul de contribuir com jogadores de defesa para o escrete canarinho.

Ao longo dos seus 92 anos, o Cruzeiro cedeu 15 zagueiros à Seleção. Dedé é o mais novo integrante dessa lista, e precisou recuperar o bom futebol na Toca, já que recebeu críticas nas primeiras atuações, para ser lembrado. Ele está no grupo que enfrentará Coreia do Sul e Zâmbia, nos dias 12 e 15 de outubro, respectivamente.

O defensor celeste com a história mais importante pelo Brasil era volante de origem. Campeão mundial em 1970, Piazza foi deslocado para a zaga e deixou sua marca com 66 jogos de uniforme amarelo. No ano do tricampeonato no México, Brito, companheiro de Piazza na defesa, acertou a sua vinda para o Cruzeiro e engrossou a lista.

Do passado, Procópio, Geraldão e Fontana são os representantes celestes na Seleção Brasileira. Ainda há a presença de Adílson Batista, Paulão, Gelson Baresi, Gonçalves, Clebão, João Carlos, Cris, Gonçalves e Edu Dracena.

CLIQUE E VEJA A GALERIA DE ZAGUEIROS CELESTES NA SELEÇÃO

Com passagem marcante no Cruzeiro, e zagueiro do Benfica há 10 anos, Luisão também ganhou status ao servir o país e esteve presente em uma Copa do Mundo.

Com a missão de manter o bom desempenho no Campeonato Brasileiro, e continuar na briga por uma vaga no Mundial de 2014, Dedé pode aproveitar a oportunidade dada por Scolari para se firmar no grupo.

Um fato curioso na trajetória de Dedé é que, antes mesmo de estrear pelo Cruzeiro, o defensor disputou um amistoso em Belo Horizonte, no Mineirão, contra o Chile, com a camisa do Brasil.

Veja os zagueiros chamados para a Seleção como jogadores do Cruzeiro:

Piazza – 66 jogos
Brito – 1 jogo
Procópio – 1 jogo
Fontana – 7 jogos
Geraldão – 9 jogos
Gelson Baresi – 1 jogo
Adilson Batista – 5 jogos
Paulão – 7 jogos
Gonçalves – 2 jogos
Cléber (Clebão) 1 jogo
João Carlos – 10 jogos
Cris – 14 jogos
Edu Dracena – foi convocado, mas não entrou em campo
Luisão – 9 jogos
*Dedé – segunda convocação como jogador do Cruzeiro (não havia estreado na primeira).




Tags: dede cruzeiro selecao convocacao lista zagueiros