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Na contramão de concorrentes, Cruzeiro limita benefício a sócio em momento decisivo na Série A

Marketing do clube celeste adotou medida oposta a São Paulo, Sport e Inter, que também brigam contra o rebaixamento e realizaram promoções para seus associados

postado em 09/10/2016 16:38 / atualizado em 09/10/2016 19:14

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Apesar da campanha ruim e de muita irregularidade no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem ao seu lado desde o início da competição, nas arquibancadas do Mineirão, um aliado fiel. Dona da terceira melhor média de público da Série A (24.331 torcedores por jogo), a torcida celeste tem se mostrado decisiva para ajudar a equipe a fugir da situação incômoda na tabela. Ao invés de receber um incentivo para seguir acompanhando, porém, os sócios do clube ganharam nos últimos dias a limitação de seus benefícios. Justamente no momento em que concorrentes diretos no Brasileirão, casos de Sport (16º), Internacional (17º) e São Paulo (14º) fizeram justamente o contrário e trouxeram seu torcedor para perto.

No dia 22 de setembro, o Cruzeiro divulgou nota em seu site oficial informando a abertura de espaço para a adesão de sócios cativos temporários até dezembro
. Essa iniciativa, de acordo com o clube vinda do presidente Gilvan de Pinho Tavares, permitia ao torcedor associado pagar três mensalidades, diferentemente da exigência anterior de no mínimo um ano. Três dias depois, o clube iniciou a venda online de ingressos para os jogos contra Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, e Corinthians, pela Copa do Brasil, com mudanças no sistema de descontos para os sócios-torcedores. Os cativos, que anteriormente poderiam adquirir quatro ingressos extras com 50% de desconto, passaram a ter direito a dois pela metade do valor e outros dois pelo preço integral.

Se a ação do departamento de marketing do clube buscava aumentar a renda das partidas, o planejamento fracassou. Contra o Grêmio (R$363.879,00), no último dia 1º, e contra a Ponte Preta (R$417.383,00), nesse sábado, os valores arrecadados ficaram muito abaixo dos jogos contra Botafogo (R$ 700.430,00), pela Série A, e Santa Cruz (R$1.445.435,00), por exemplo, quando a promoção ainda existia – no intervalo, a equipe enfrentou o Atlético em clássico com público atípico no Mineirão. Nas redes sociais e no Gigante da Pampulha, os torcedores reclamaram muito da ação do clube, vista por alguns como "elitista" – veja manifestações ao fim desta reportagem.

Durante a semana, o Superesportes solicitou uma entrevista com Gilvan de Pinho Tavares, mas foi informada que "o presidente segue sem conceder entrevistas exclusivas ou participar de programas". Em nota enviada à reportagem pela comunicação do Cruzeiro (veja íntegra no fim do texto), o clube explicou que "a medida tomada esse ano de reduzir a promoção para dois ingressos com desconto para cada sócio visa o futuro do programa e não o faturamento atual da bilheteria" e "o objetivo do Cruzeiro sempre foi de oferecer mais vantagens e benefícios aos sócios em relação aos outros torcedores. Para estimular o torcedor a ser sócio é necessário oferecer condições que o coloque em uma situação com privilégios e ajude o clube a investir na contratação de jogadores", complementou.

Adversários incentivam presença da torcida

Diferentemente do Cruzeiro, adversários diretos que buscam escapar da situação incômoda no Brasileirão chamaram seu torcedor para participar dos jogos do clube. Dois dias depois de o clube celeste orientar a limitação dos benefícios aos sócios, o Internacional anunciou grande promoção de ingressos. Os associados das categorias que compram ingressos e que realizaram uma espécie de check-in no estádio passaram a ter acesso livre. A torcida, que também já fazia bonito papel na competição (tem a 4ª melhor média), abraçou o time e chamou atenção do Brasil com a festa realizada no Beira Rio em jogos contra Figueirense e Coritiba.

No mesmo caminho, o Sport abriu os portões da Ilha do Retiro para receber seu torcedor. Para o jogo diante do Vitória, no próximo domingo, dia 16, os pernambucanos liberaram o acesso de seus adeptos. A campanha é válida para todas as categorias de sócios, incluindo os titulares e seus dependentes, que terão dois dias de exclusividade para realizar o check-in pelo site do clube. Mais comedido, mas ainda sim mostrando que acredita no potencial de seu torcedor para mudar a história no Brasileirão, o São Paulo abaixou o preço dos bilhetes e comercializará, para o público comum, através da internet, entradas por R$10. A promoção vale para o clássico contra o Santos, na próxima quinta-feira, às 21h, no Pacaembu.

Cruzeiro responde

O Cruzeiro Esporte Clube iniciou a promoção de ingressos para os sócios no jogo contra o Santos, em setembro de 2015. Promoção que durou mais de um ano.

Atualmente, mais de 40 mil sócios podem comprar dois ingressos com 50% de desconto, o que totaliza 80 mil torcedores com ingressos pela metade do preço. 

Outros 10 mil sócios tem acesso garantido por pagar uma mensalidade maior e ainda podem adquirir também mais dois ingressos com 50% de desconto, ou seja, mais 30 mil torcedores se beneficiam dessa promoção. 

Mesmo com a capidade do Mineirão inferiir a 60 mil presentes, 120 mil torcedores podem comprar ingresso com desconto ou já tem lugar garantido nos jogos do Cruzeiro como mandante.

A medida tomada esse ano de reduzir a promoção para dois ingressos com desconto para cada sócio visa o futuro do programa e não o faturamento atual da bilheteria.

Mesmo assim, temos hoje um universo de mais de 110 mil torcedores com acesso a ingressos com desconto.

O objetivo do Cruzeiro sempre foi de oferecer mais vantagens e benefícios aos sócios em relação aos outros torcedores.

Para estimular o torcedor a ser sócio é necessário oferecer condições que o coloque em uma situação com privilégios e ajude o clube a investir na contratação de jogadores.

Vale ressaltar ainda que muitos torcedores estavam se aproveitando do benéfico de comprar quatro ingressos com descontos para revende-los com sobrepreço em uma prática ilegal.


Veja os tweets em que torcedores reclamaram de ação do clube

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