Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano comemora início de temporada no Cruzeiro e projeta alto nível físico no ano

Treinador não descartou utilizar um sistema de rodízio entre os atletas

postado em 09/01/2017 18:03 / atualizado em 09/01/2017 18:22

Tiago Mattar/EM/D. A Press
Em 2015, o técnico Mano Menezes aceitou uma oferta de um clube da China e deixou o Cruzeiro ao final do ano. De volta para o segundo semestre de 2016, o treinador elevou, mais uma vez, o nível de atuações da equipe celeste. Mantido no cargo, o treinador poderá iniciar a pré-temporada na Toca da Raposa II pela primeira vez. Nesta segunda-feira, durante a reapresentação do elenco, o treinador comemorou o fato de poder trabalhar com os jogadores desde o início das atividades no ano e avaliou o que é possível alcançar com a Raposa.

Até a estreia do Cruzeiro na temporada, no dia 29 de janeiro, contra o Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro, Mano Menezes tem 20 dias de trabalhos no CT cruzeirense. O clube rejeitou uma oferta do Colo Colo para a realização de uma partida amistosa na pré-temporada. A intenção da Raposa é focar nas atividades com o elenco em Belo Horizonte antes do início das competições oficiais. Três dias depois de enfrentar Leão de Nova Lima, o Cruzeiro já tem o clássico contra o Atlético válido pela Primeira Liga, no dia 2 de fevereiro.

Para Mano, o clube precisa trabalhar forte para alcançar o melhor nível físico o quanto antes e, na sequência, manter o rendimento até o fim da temporada. O treinador também admitiu que, para chegar no ponto ideal, pode utilizar um sistema de rodízio entre os atletas. “Um grupo iniciava o ano num condicionamento físico baixo, depois começava a ganhar. Hoje você precisa iniciar já com condição alta, seguir com condição alta e terminar com condição alta. Nesse período tem que ter um pouco de cuidado, revezar um pouco mais. Para ter o melhor a cada jogo, precisa rodar um pouco mais”, indicou.

O Cruzeiro foi preciso no mercado de transferências de jogadores. A Raposa segurou a maior parte do elenco – inclusive as peças que se destacaram na temporada passada e atletas assediados por outras equipes – e ainda trouxe quatro reforços pontuais. As chegadas do zagueiro Luis Caicedo, do lateral-esquerdo Diogo Brabosa, do volante Hudson e do meia Thiago Neves elevaram a qualidade do elenco e dão ao técnico Mano Menezes ainda mais opções para armar diferentes esquemas táticos para o time.

“Não existe grupo fechado no futebol. Podemos ter uma ideia de iniciar o ano dessa maneira. Precisamos ver que tipo de resposta o grupo vai dar em termos táticos, e aí reavaliamos ali na frente, com cautela, com calma para saber o que tem que ser feito. Não tem porque buscar quantidade”, analisou Mano, indicando que o Cruzeiro ainda pode trazer outras peças durante a temporada.

Tags: temporada mano raposa cruzeiro