Cruzeiro
None

COPA DO BRASIL

Árbitro da final entre Cruzeiro e Flamengo tem histórico de lesões; relembre

Luiz Flávio de Oliveira foi sorteado para apitar a decisão da Copa do Brasil, na quarta-feira, no Mineirão; neste ano, ele sofreu grave lesão no tornozelo

postado em 26/09/2017 16:25 / atualizado em 26/09/2017 16:44

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A experiência de Luiz Flávio de Oliveira é indiscutível. O árbitro carrega o 'selo' Fifa pelo estado de São Paulo e já apitou, por exemplo, a final da Copa do Brasil em 2014 entre Cruzeiro e Atlético, e parte da decisão de 2015 entre Santos e Palmeiras. Esse último confronto traz à tona o motivo que mais gera preocupação na definição, por sorteio, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de ele comandar o trio de arbitragem para a grande decisão da próxima quarta-feira, no Mineirão.

Luiz Flávio tem 40 anos e carrega um histórico preocupante de lesões. Nos últimos cinco anos, o árbitro precisou ser substituído em pelo menos três jogos decisivos – finais do Campeonato Mineiro de 2013 e da Copa do Brasil de 2015 e na semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista em 2017 (veja detalhamento abaixo). A mudança na arbitragem durante uma partida com uma carga de tensão tão grande pode acarretar ainda mais pressão sobre todos os envolvidos.

A lesão durante a final da Série A2 do Campeonato Paulista, em maio deste ano, pode ser considerada a mais grave. No duelo entre Água Santa e Bragantino Luiz Flávio prendeu o pé no gramado do estádio Distrital do Inamar e torceu o tornozelo. Atendido pela equipe médica, o árbitro saiu de campo carregado de maca e precisou deixar o local de ambulância para seguir a um hospital. Após quatro meses afastado das atividades, ele retornou aos treinamentos, mas lesionou a panturrilha.

Depois que voltou a estar à disposição, Luiz Flávio esteve em dois confrontos. Nesta temporada, Luiz Flávio apitou somente uma partida da Série A do Campeonato Brasileiro. No último fim de semana, ele foi o árbitro de Bahia 1 x 0 Grêmio, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 25ª rodada da competição. O jogo teve um pênalti polêmico para a equipe da casa. Antes disso, arbitrou Ceará 1 x 1 América, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela Série B.

Confira três vezes em que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira precisou ser substituído:

12 de maio de 2013 – primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro

Atlético 3 x 0 Cruzeiro, no Independência, em Belo Horizonte
Com cãibras, no segundo tempo, Luiz Flávio precisou ser substituído por Pablo Santos que conduziu a partida nos últimos 15 minutos.

25 de novembro de 2015 – primeiro jogo da final da Copa do Brasil

Santos 1 x 0 Palmeiras, na Vila Belmiro, em Santos
Com muita chuva, Luiz Flávio sentiu lesão na coxa e deixou o gramado com dificuldade para a entrada de Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza.

02 de maio de 2017 – segundo jogo da semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista

Água Santa 1 x 0 Bragantino, no Distrital do Inamar, em Diadema
Aos seis minutos do segundo tempo, Luiz Flávio ficou com o pé preso ao gramado e torceu o tornozelo. Ele foi atendido pela equipe médica e saiu de maca até a ambulância para ser encaminhado até um hospital.

Tags: árbitro final interiormg copadobrasil urubu flamengorj raposa cruzeiro