Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Fim de improvisações? Mano promete chances para Romero no meio-campo do Cruzeiro

Argentino deve deixar de ser utilizado como lateral na temporada 2019

postado em 11/02/2019 06:30 / atualizado em 11/02/2019 10:28

Vinnicius Silva/Cruzeiro
O técnico Mano Menezes afirmou que pretende dar mais chances a Lucas Romero no meio-campo do Cruzeiro. Nesse domingo, o argentino atuou ao lado de Henrique na vitória por 3 a 0 sobre o Tupynambás, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Habituais titulares, Ariel Cabral e Lucas Silva ficaram no banco de reservas, enquanto Jadson entrou no decorrer do segundo tempo, porém no lugar de Rodriguinho.

“Na verdade a utilização dos dois (Romero e Henrique) é por dois motivos básicos. A intenção é utilizar o Romero na posição dele. Ano passado tivemos poucas oportunidades de fazer isso, usamos mais como lateral, esse ano a gente quer usar ele na posição dele. Achamos mais justo com o jogador, para avaliarmos como equipe. Não o jogador em si, mas a mecânica da formação. E a outra é exatamente preparar para coisas do futuro. Jogador tem que ir fazendo isso, tem que ir trabalhando. Você não pode estar com aqueles que você imagina que estarão em determinados momentos, mas você prepara o setor para que ele tenha consistência para suportar uma formação tática um pouco diferente em função dos jogadores que chegaram”, afirmou o treinador.

Seria, portanto, o fim das improvisações de Romero como lateral? Por várias vezes em 2018, o camisa 29 precisou ser deslocado para suprir eventuais ausências dos titulares Edilson e Egídio. Reservas do elenco no ano passado, Ezequiel e Marcelo Hermes não atravessavam boa fase e tinham dificuldades principalmente na marcação. Tanto que no segundo duelo da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians (vitória por 2 a 1, na Arena Corinthians, no dia 17 de outubro), El Perro foi lateral-esquerdo (Egídio estava suspenso).

Em 2019, ao que tudo indica, Lucas Romero seguirá em sua posição. Isso porque o Cruzeiro contratou o lateral-esquerdo Dodô, um dos destaques do Santos em 2018, e o lateral-direito Orejuela, que mostrou vigor físico e velocidade nas duas partidas como titular. Mano Menezes espera dar prioridade aos atletas de ofício da função.

“Não podemos reclamar muito do ano passado, mas tivemos que improvisar, inclusive no momento mais importante da temporada, que foi a decisão da Copa do Brasil. Tivemos que improvisar um jogador do lado esquerdo e com o Romero, porque sentimos que dava mais segurança para a equipe. Sempre procuro ir montando o elenco, as opções do ano, mas sempre dou prioridade aos jogadores da posição. Só vou recorrer a uma improvisação quando o jogador não atender às exigências que é você jogar no Cruzeiro com competições tão grandes. Esse é o caminho”, observou Mano.

A possível saída de Lucas Silva em junho também abre espaço para a utilização de Lucas Romero como volante. Em recente entrevista coletiva, o jogador emprestado pelo Real Madrid ao Cruzeiro manifestou o desejo de retornar ao futebol europeu, embora esteja contente com seu momento na Toca da Raposa 2. Por ora, segundo o meio-campista, não houve conversa sobre renovação contratual. 

“Ainda não conversamos. Até passa pela minha cabeça como serão os próximos meses, com o passar do tempo e dos meses fica mais perto de ter alguma reunião, reunião com meu empresário, com o Real Madrid. Mas no momento estou tranquilo. Tenho esse sonho de retornar à Europa, do mesmo jeito sou muito feliz no Cruzeiro, jogando aqui. Me sinto em casa. Não quero precipitar nada, deixar as coisas acontecerem. Nesse primeiro momento jogar, ficar focado nos jogos e nos treinos e mostrar meu potencial em campo. Depois, aí sim, quando chegar mais perto, decidir o que for melhor”, projetou o camisa 16.

Tags: Mano Menezes Lucas Romero meio-campo futnacional interiormg cruzeiro