Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Convicção de Felipão em projeto do Cruzeiro dura 3 meses; relembre frases

Técnico não deu continuidade ao trabalho que seria em 'longo prazo'

postado em 25/01/2021 20:00 / atualizado em 25/01/2021 23:12

(Foto: Divulgação/Cruzeiro)
Durou pouco mais de três meses a convicção de Luiz Felipe Scolari em um trabalho longevo no Cruzeiro. Quando foi anunciado, em 15 de outubro, o treinador afirmou que gostaria de continuar em “2021, 2022 e 2023”. Já nesta segunda-feira, 25 de janeiro, definiu, em comum acordo com a diretoria, que o melhor caminho seria o encerramento do contrato.

Felipão ficou na Toca por 102 dias. Nesse intervalo, tirou a equipe da penúltima posição da Série B, na 16ª rodada, e conduziu até o 12º lugar, na 37ª, com 48 pontos. Em 21 jogos, ganhou nove, empatou oito e perdeu quatro (55,55% de aproveitamento).

Nas entrevistas, jamais prometeu aos torcedores brigar pelo acesso à Série A. Pelo contrário: manteve um discurso dentro da realidade e se deu por satisfeito em evitar a queda à terceira divisão.

Os bons resultados no início levaram Scolari a dar respostas mais tranquilas nas coletivas. Porém, quando o time voltou a derrapar no campeonato em meio aos problemas de salários atrasados, o técnico adotou tom mais ríspido no contato com a imprensa.

O comandante de 72 anos também desanimou de alongar a sua trajetória no clube em razão de algumas promessas não cumpridas pela diretoria, como a busca por mais reforços experientes. O meia Thaciano, do Grêmio, e o atacante Copete, do Santos, foram indicados por Felipão.

Relembre, a seguir, frases marcantes de Luiz Felipe Scolari no Cruzeiro:

“Nós não queremos só este ano não” - 15 de outubro de 2020


Após reunião com o presidente Sérgio Santos Rodrigues, Felipão enviou mensagem aos torcedores do Cruzeiro dando a entender que o projeto seria em longo prazo, já que seu contrato iria até dezembro de 2022:

“Nós não queremos só este ano não. Queremos esse ano, que está terminando, mas também 2021, 2022, 2023 e eu estarei com vocês dando tudo que posso dar com a minha contribuição de conhecimentos, amizades, tudo aquilo que o Cruzeiro me deu também. Conto com vocês”.

“Tem que vibrar com o Cruzeiro” - 6 de novembro de 2020


O treinador exaltou a força de vontade do time, apesar do rendimento técnico abaixo do esperado, na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, pela 20ª rodada da Série B:

“A torcida pode esperar disciplina tática, disciplina em todos os sentidos, porque nós queremos jogadores que se identifiquem com o Cruzeiro. Tem que se identificar com o Cruzeiro, tem que gostar do Cruzeiro, tem que sofrer com o Cruzeiro e tem que vibrar com o Cruzeiro. É isso que queremos e este grupo está me dando isso”, frisou.


“Quem disse que eu tô sozinho?” - 21 de novembro de 2020


Scolari foi "garoto-propaganda" de uma ação do departamento de marketing do Cruzeiro com o objetivo de cativar o apoio dos torcedores. Na ocasião, seu retrospecto à frente da equipe era de três vitórias e três empates em seis jogos:

“Tem quem me pergunte ‘por que o Cruzeiro?’ E ‘por que agora?’ No momento mais desafiador de nossa história, era mais fácil ter ficado em casa lembrando do passado. Era mais fácil! Mas foi só o Cruzeiro convidar, que eu vim. Aliás, o Cruzeiro não convida, o Cruzeiro escolhe! E quando você é escolhido, só tem uma coisa a fazer: lutar! Por essas cores, por essa camisa, por nossa história. É por isso que estou aqui! Dizem que sou louco da cabeça, e sozinho não vou conseguir mudar nada. Mas…  quem disse que tô sozinho?”.

“Sabemos que temos algumas dificuldades na equipe sim” - 28 de novembro de 2020


Depois de um bom começo com quatro vitórias e três empates, Felipão perdeu o primeiro jogo no Cruzeiro para o Confiança, por 2 a 1, no Mineirão, pela 24ª rodada da Série B. Na ocasião, o técnico lamentou os gols sofridos pela equipe no início das partidas.

“Aqui, nos últimos três jogos, saímos aos três, aos quatro e aos dez minutos tomando gol, coisa que faz com que nossa equipe fique totalmente desorganizada. Sabemos que temos algumas dificuldades na equipe sim, principalmente nesse aspecto psicológico e nas dificuldades de propor o jogo. Esses gols aos 3 ou 4 minutos faz com que nossa equipe se desarvore. Não adianta, nós sabemos disso. Vamos trabalhar em cima do projeto que temos para melhorar algumas situações de jogo aqui (no Mineirão) e esperar que as coisas corram bem até o final para atingirmos nosso objetivo”.

“O culpado fui eu” - 22 de dezembro de 2020


Felipão usou ironia e algumas frases curtas para manifestar sua irritação com as perguntas dos jornalistas após a derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 31ª rodada da Série B. O Cruzeiro estacionou na 12ª posição, com 40 pontos - nove a menos que o quarto colocado Juventude.

“A minha intenção era ganhar o jogo. Não ganhamos. O resultado não foi o esperado. Então, perdemos e tem que achar um culpado. O culpado fui eu. Não troquei, não fiz isso, não fiz aquilo, o culpado fui eu”.

“Mexi quando achei que deveria mexer”.

“Camisa não vai ganhar” - 29 de dezembro de 2020


(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)


O excesso de jogadores jovens no elenco do Cruzeiro incomodou Scolari, que cobrou a presença maciça de experientes para a temporada 2021. A declaração foi dada após o empate por 0 a 0 com o Cuiabá, no Independência, pela 32ª rodada.

“A expectativa é que a gente monte uma situação totalmente diferente da que foi montada neste início de ano. Que a gente planeje totalmente diferente do que foi planejado e que se coloque em prática. Tem que ter um planejamento completo, não só para o ano do centenário. Tem que ser completo, diferentemente do que  foi feito e planejado este ano, para que tenhamos uma situação bem melhor para o ano que vem. É o que vamos conversar com a presidência e as pessoas encarregadas no Cruzeiro para saber se é esse o projeto que vamos fazer. Então, se os torcedores do Cruzeiro acham que aquele planejamento com muitos jogadores jovens, que a camisa vai ganhar, não vai ganhar”.
 

“Problema mais sério do que eu imaginava” - 13 de janeiro de 2021


O Cruzeiro perdeu para o Oeste, lanterna da Série B, por 1 a 0, no Independência, pela 34ª rodada. Depois da partida, Luiz Felipe Scolari considerou as dificuldades do grupo além do que imaginava quando chegou à Toca. Nas entrelinhas, condicionou a sua permanência no clube à chance de maior investimento no departamento de futebol em 2021.

“Estamos mostrando que temos dificuldade e que o problema do Cruzeiro é, sim, mais sério do que o que a gente imagina. Ou do que eu imaginava quando aqui cheguei, mas também a direção, quando montou a equipe. Então, temos que conversar com a direção, mostrarmos o que é que nós temos pela frente, como pretendemos fazer. Entregar à direção essa possibilidade de contratações, que são um pouco mais difíceis. Ou saídas, que também são difíceis. Rescisões são de valores. É uma série de detalhes que serão trabalhados no decorrer desses próximos 10, 15 dias que termina o campeonato”.

“É uma grande vitória”  - 16 de janeiro de 2021


A derrota para o Juventude por 1 a 0, no Rio Grande do Sul, deixou o Cruzeiro matematicamente fora da briga pelo acesso à elite nacional. Mas as chances irrisórias já vinham desde a primeira metade da competição. Felipão declarou que, por todas as circunstâncias, ficar na Série B “é uma grande vitória” para o clube.

“Tivemos a oportunidade de sonharmos com algumas coisas (o acesso), mas não temos a qualidade necessária para sonhar com isso. Nós temos que saber dimensionar onde podemos chegar. Tenho colocado a vocês e tomara que a gente possa já nos próximo jogo sair desta situação que nos aflige, para que a gente cumpra com o primeiro papel que nós prometemos ao Cruzeiro, que era tirar o Cruzeiro da Série C. Em nove vezes, o clube esteve (na zona de rebaixamento) para a Série C, depois nunca mais entrou. E tomara que possamos tirá-lo da Série C, que é, para nós, neste ano, do jeito que estão as coisas, do jeito que se procedeu tudo, é uma grande vitória”.

“Quero pedir desculpas ao torcedor do Cruzeiro” - 20 de janeiro de 2021


Felipão concordou que o Cruzeiro poderia, sim, ter brigado pelo acesso à Série A se não houvesse "quebra de produção". Para ele, o rendimento do time na vitória por 2 a 1 sobre o Operário seria o espelho ideal para a caminhada na competição.

“Quero pedir desculpas ao torcedor do Cruzeiro. Chegou um determinado ponto em que tínhamos 42, 43, 44 pontos, e poderíamos sonhar com a classificação (para a Série A). Perdemos alguns pontos que não eram para perder. Não esperávamos. Hoje, se tivéssemos jogado todo campeonato como jogamos hoje (quarta, contra o Operário), algumas partidas, teríamos hoje 53, 54, 55 pontos. Infelizmente, tivemos quebra de produção”.

“Ajudas externas no aspecto financeiro - 24 de janeiro de 2021


Após o empate por 0 a 0 com o Náutico, Felipão deu a entender que não permaneceria no Cruzeiro. Ele afirmou que o clube precisa ter um planejamento de como conseguir o acesso à Série A.

“Eu vejo que o Cruzeiro precisa de ajudas externas no aspecto financeiro para que se possa corrigir certas dificuldades. Sem isso, provavelmente o Cruzeiro terá muito mais dificuldades do que teve neste ano. Eu acho, também, que o Cruzeiro, através da sua direção e das pessoas que aqui trabalham, deve ter um planejamento final, de como conseguir o acesso à Série A”.

“Recuperar o time na Série B” - 25 de janeiro de 2021


Após a oficialização de sua saída, Felipão divulgou nota por meio de sua assessoria de imprensa destacando que a missão de evitar novo rebaixamento do Cruzeiro foi cumprida.

“Quando, em outubro, recebi em Porto Alegre o presidente Sérgio e diretoria, eu disse sim ao plano de construção de um novo Cruzeiro. Sabia do desafio que era recuperar o time na Série B. Naquele momento, havia uma grande ameaça de queda para a Série C. Todos nós, naquela reunião, assumimos o compromisso com este projeto. Um trabalho organizado onde todos deveriam dar sua contribuição, cada um no seu setor. Aceitei retornar com enorme prazer em ajudar e trabalhar pelo clube. Conseguimos recuperar o time na Série B. Agradeço aos atletas que ficaram aqui, que aceitaram nosso convite, aos integrantes da comissão técnica, aos funcionários e aos torcedores. Agradeço a todos que nos ajudaram na recuperação do time no campeonato. Desejo sucesso ao Cruzeiro para a próxima temporada”.

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Tags: Felipão Cruzeiro serieb interiormg futnacional Scolari