Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Em jogo sem torcida, Neymar tenta conduzir PSG pela primeira vez às quartas da Liga

Em desvantagem, time francês recebe Borussia Dortmund nesta quarta, às 17h

postado em 11/03/2020 10:03 / atualizado em 11/03/2020 10:18

(Foto:  AFP/Ina FASSBENDER )

Neymar terá nesta quarta-feira, a partir das 17 horas (de Brasília), uma das suas mais importantes chances de confirmar que o investimento realizado pelo Paris Saint-Germain na sua contratação em 2017 valeu a pena. Enfim em campo no jogo decisivo da Liga dos Campeões da Europa pelo time francês, ele precisará liderá-lo para reverter a vantagem do Borussia Dortmund em um estádio vazio e talvez sem ter ao lado o mais talentoso companheiro de clube. 

Na Alemanha, o PSG perdeu o confronto de ida por 2 a 1, com seu gol sendo marcado por Neymar. Assim, triunfos por 1 a 0 ou por ao menos dois gols de diferença são suficiente para o time se classificar às quartas de final, algo que não conseguiu nas últimas três temporadas, sendo que o brasileiro estava em seu elenco nas duas últimas, sendo que na anterior foi um dos seus algozes, quando brilhou na goleada por 6 a 1 do Barcelona. 

Nas duas últimas, porém, Neymar não pôde entrar em campo pelo PSG nos duelos de volta contra Real Madrid e Manchester United, no qual críticas ao árbitro provocaram uma suspensão que o impediu de participar dos primeiros compromisso do time nesta temporada na competição. 

Em busca da classificação, o PSG atuará com os portões fechados do Parque dos Príncipes em função do surto de coronavírus na França. O problema já havia provocado o adiamento da partida diante do Strasbourg no fim de semana, o que impediu Neymar de adquirir uma maior sequência de jogos, algo também afetado por uma expulsão diante do Bordeaux. 

Neymar ainda não sabe se terá a companhia de Mbappé, autor de 30 gols nesta temporada e que está com febre, problema que o impediu de treinar na segunda e terça-feira. Ele deve ficar no banco de reservas após ser submetido a exames para saber se tinha coronavírus, de acordo com o jornal L'Équipe. "Kylian está doente, vamos ver se consegue se exercitar um pouco antes do jogo. Ele tem um pouco de febre, não muita, mas temos de esperar", disse o técnico Thomas Tuchel.

Assim, Icardi e Sarabia estão de sobreaviso, pois um deles pode ser escalado ao lado do brasileiro e de Cavani. O PSG também não terá o suspenso Verratti, mas ao menos Thiago Silva se recuperou antes do previsto de uma lesão e vai atuar nesta quarta. 

Adversário do PSG, o Dortmund está embalado por cinco vitórias consecutivas e foi claramente superior no confronto de ida, mesmo que ainda continue sem poder utilizar o lesionado Marco Reus. Sem o meia, quem brilhou no duelo de ida foi o norueguês Haaland, que marcou os gols do time no duelo na Alemanha. 

A sensação norueguesa, de 19 anos, aliás, tem dez gols marcados em sete jogos na Liga dos Campeões, tendo atuado antes pelo Red Bull Salzburg. Voltar a brilhar diante do PSG pode ser o passo decisivo para torná-lo, de vez, uma estrela mundial. 

LIVERPOOL X ATLÉTICO

(Foto: PAUL ELLIS/AFP)


 No outro jogo desta quarta-feira, também a partir das 17h, o Liverpool recebe o Atlético de Madrid, no Anfield, para se manter vivo na defesa do seu título da Liga dos Campeões. Para isso, precisará reverter a vantagem da equipe espanhola, que venceu o duelo de ida por 1 a 0. 

O jogo no Wanda Metropolitano representou o fim de uma aura de time praticamente imbatível do Liverpool, que vinha beirando a perfeição. Depois, sofreu sua primeira derrota no Campeonato Inglês, para o Watford, e também caiu para o Chelsea na Copa da Inglaterra. E os triunfos pelo Nacional foram sem brilho, diante de West Ham e Bournemouth. 

Parece, portanto, ser o pior momento do Liverpool no ano. E a virada na série precisará ser conquistada sem o goleiro Alisson, lesionado. O capitão e meio-campista Henderson é dúvida, mas o lateral-esquerdo Robertson está recuperado de contusão e retorna ao time, que aposta na força no Anfield, onde soma 56 partidas de invencibilidade. "Se você joga de forma previsível, o Atlético defende pelos próximos seis meses sem descanso. Mas se você preparar situações em que não é tão fácil de defender, mais frequentemente você estará em situações em que poderá marcar o gol", afirma o técnico Jürgen Klopp.

O primeiro confronto foi um momento de esperança para o Atlético, que faz uma temporada abaixo do histórico recente sob o comando de Diego Simeone, a ponto de ser apenas o quinto colocado no Campeonato Espanhol. O treinador também depende da evolução física de vários jogadores para escalar o time, casos de Morata, do brasileiro Renan Lodi, que ficou fora da partida contra o Sevilla no fim de semana, e de Thomas Lemar.

Tags: ligadoscampeoes