Velocidade
None

SUPERENDURO

A quadra vai virar pista

Especialista francês vai transformar o piso do Mineirinho num traçado para pôr à prova habilidade dos pilotos na penúltima etapa do Mundial de Superenduro

postado em 25/02/2015 08:56 / atualizado em 25/02/2015 14:50

EULLER JÚNIOR / EM DA PRESS
O que era um piso de cimento começa a ganhar ares de pista para receber alguns dos melhores pilotos de enduro do planeta. Com a aproximação da penúltima etapa do Mundial de Superenduro, sábado, a quadra do Mineirinho, que já sediou algumas das principais competições do vôlei (Mundial Feminino, Interclubes Masculino, as finais da Liga Mundial e da Superliga); do futsal, além de shows e eventos, se transforma num mar de obstáculos – terra, pneus de trator, troncos, caçambas e manilhas vão dar origem a um traçado técnico e espetacular, digno do talento das feras das duas rodas. Fruto do trabalho e da imaginação de um especialista, o francês Eric Peronnard, praticamente o criador da modalidade. Afinal, ele aceitou o desafio de levar o enduro a um recinto fechado em 2004, nos EUA, dando origem ao Endurocross, em Las Vegas – a modalidade ganharia destaque ao ser incluída nos X Games e, em 2008, passou a incluir o calendário oficial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), com a primeira edição do Mundial.

E engana-se quem imagina que as dimensões da quadra sejam modestas para uma prova do gênero. Ao contrário, Peronnard diz ter espaço até demais para se divertir com suas ideias de obstáculos. E apesar do passado como piloto, é mais fácil vê-lo em ação com um trator, corrigindo detalhes ou fazendo o acabamento do traçado. “O Mineirinho é grande para os padrões da modalidade. Estamos acostumados a desenhar pistas em ginásios com área bem menor, às vezes uma pequena quadra de basquete e nada mais. O mais legal é que não precisamos de muito espaço para exigir técnica e perícia dos pilotos, nos adaptamos ao que temos e conseguimos um resultado espetacular para o público e os competidores”.

O grande desafio, segundo ele, é bolar um desenho diferente do montado no ano passado. “Partimos da mesma base, dos mesmos materiais, então os obstáculos serão parecidos com os de 2014, mas numa disposição diferente na pista. Pedras, troncos, um pouco d’água, não vão faltar dificuldades”, promete. Os pilotos estrangeiros começaram a chegar na noite de ontem. Eles poderão ver o resultado do trabalho de Peronnard e inclusive andar no percurso a pé. Com as motos, no entanto, apenas nos treinos livres de sábado.

Ingressos Os ingressos para a penúltima etapa do Mundial de Superenduro, que conta com o apoio dos Diários Associados, estão à venda no site oficial da prova, o www.mundialdesuperenduro.com.br, a preços entre os R$ 45 (meia-entrada na arquibancada superior, para estudantes ou pessoas com mais de 60 anos) e R$ 450 (camarote VIP, com open bar e visitação aos boxes). Crianças até 10 anos acompanhadas de responsável não pagam.

PROGRAMAÇÃO

Penúltima etapa – Mineirinho

Quinta-feira
19h Entrevista coletiva com os primeiros no campeonato e os destaques brasileiros
Sábado
13h Módulo 1 (aberto ao público)
Treinos livres categorias Prestige A/B, Junior e Nacional
15h Módulo 2 ( aberto ao público)
Treinos cronometrados, baterias classificatórias e repescagem categoria Prestige (A/B)
Treinos cronometrados Junior
Treinos cronometrados e corrida classificatória categoria Nacional
19h Evento principal
Final categoria Nacional
Três baterias finais categoria Junior
Superpole e três baterias finais categoria Prestige