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"Nós podemos dizer que o novo contrato sofreu mudanças significativas em relação ao anterior", disse Azad Rahimov, ministro da juventude e dos esportes do Azerbaijão. Ele manteve o sigilo sobre as condições do novo vínculo. "É um segredo comercial, mas tudo vai nos trazer maiores benefícios, com dividendos visíveis."
Sem confirmar se houve redução na famosa e cara taxa cobrada dos promotores das corridas, o político sugeriu que o novo vínculo permite novas oportunidades à cidade de Baku na venda de espaços para patrocinadores.
Pelas conversas iniciais, o contrato poderia ser renovado até 2025, mas ambas as partes preferiram estendê-lo somente até 2023. "Acho que este período faz sentido para ambas as partes. Estamos num período em que acreditamos que haverão mudanças empolgantes na F-1", afirmou Chase Carey, CEO e presidente da Formula One Group.
A novo acordo do Azerbaijão abre espaço para mudanças em outros contratos. Nos últimos anos, diversos promotores passaram a reclamar publicamente dos valores cobrados pela F-1. Então chefão da Fórmula 1, o próprio Bernie Ecclestone admitiu que havia excessos nas cifras exigidas pela categoria.
Sem a soma exigida pela F-1, provas tradicionais deixaram o calendário nas últimas temporadas. E novas sedes, consideradas polêmicas, entraram, caso do Vietnã e do próprio Azerbaijão. As críticas se deviam basicamente à falta de tradição destes países no automobilismo.
No caso de Baku, que entrou no campeonato em 2016, a contestação inicial deu lugar a elogios nas últimas temporadas porque o circuito de rua propiciou corridas imprevisíveis. Segundo a organização da F-1, a prova se tornou uma das favoritas dos fãs da categoria - neste ano será realizada em 28 de abril.
A renovação do contrato do Azerbaijão é a primeira realizada neste ano. Nos últimos meses, a F-1 estendeu os vínculos das etapas da Bélgica, Alemanha, China, Japão e Cingapura.