Velocidade
None

FÓRMULA 1

Em casa, Lewis Hamilton é superior a Valtteri Bottas e vence o GP da Inglaterra

Finlandês largou na pole, mas foi superado pelo inglês durante a prova

postado em 14/07/2019 11:56 / atualizado em 14/07/2019 12:00

<i>(Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)</i>
Lewis Hamilton triunfou em casa. Neste domingo, o piloto inglês da Mercedes foi o grande vencedor do GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone. O líder da classificação geral da temporada teve desempenho superior ao do companheiro Valtteri Bottas, que foi o pole position e terminou a prova na segunda colocação.

Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio. O monegasco permaneceu na mesma posição na qual largou. Na sequência, Pierre Gasly e Max Verstappen, ambos da RBR, ficaram com a quarta e quinta colocação, respectivamente.

A entrada do safety car para resgatar Antonio Giovanazzi na caixa de britas foi determinante no andamento da corrida. A distância entre os pilotos voltou a diminuir e ficar equânime, trazendo mais emoção para a metade final. Bottas, que ainda não tinha parado pela segunda vez, foi o mais prejudicado.

Com o resultado, Hamilton isolou-se ainda mais na primeira posição, com 222 pontos.

A Fórmula 1 retorna no dia 28 de julho, na 11ª etapa da temporada, no circuito de Hockenheim, na Alemanha. Em 2018, o vencedor da prova foi Lewis Hamilton, seguido de Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen.

A corrida – A expectativa na largada girava em torno do comportamento de Hamilton teria, já que corria em casa e ficou próximo de conseguir a pole. Apesar disso, Bottas largou bem e manteve a liderança. A principal modificação de posição no início se deu pela ultrapassagem de Vettel, que deixou Gasly para trás.

Logo na quinta volta, a disputa entre Bottas e Hamilton se intensificou. O inglês estava a menos de 0,3 segundos e pôde utilizar a asa móvel, conseguindo se aproximar e ultrapassar. No entanto, logo no trecho seguinte da pista, o finlandês mostrou poder de recuperação e voltou à liderança. Foi uma mostra de que a disputa seria intensa até o fim.

Em uma das pistas mais velozes e com curvas mais rápidas de todo o calendário da Fórmula 1, o desgaste dos pneus começou a aparecer com menos de dez voltas. Leclerc, na terceira posição, sofreu com este problema e distanciou-se de Hamilton.

Vettel mostrou problemas na desde o treino classificatório, principalmente com o uso da asa móvel. Na 12ª volta, o alemão diminuiu o ritmo e foi facilmente ultrapassado por Gasly, que voltou à quinta posição por dentro da pista.

RBR e Ferrari optaram por pneus mais macios em relação à Mercedes e tiveram que parar antes para o pit stop. Verstappen e Leclerc foram juntos para os boxes e o holandês conseguiu ultrapassar o monegasco por conta da parada mais rápida. No entanto, logo depois de voltarem à pista, Leclerc retomou a posição com uma rápida ultrapassagem.

Hamilton fez sua parada depois de Bottas. Voltando com pneus duros, o inglês retornou à pista à frente do companheiro de equipe. O finlandês, inclusive, teve a sorte de contar com o safety car, que foi resgatar Antonio Giovinazzi na brita. Dessa forma, a diferença entre os dois diminuiu.

A entrada do safety car reorganizou a distância entre todos os pilotos, trazendo mais emoção para a segunda metade da prova. Leclerc permaneceu pressionando Verstappen, em uma disputa que se acirrou desde a ultrapassagem polêmica do holandês sobre o monegasco no GP da Áustria.

Verstappen voltou a ser o centro das atenções em um choque com Vettel. O piloto da RBR diminuiu a velocidade e o alemão não reduziu o ritmo, chocando-se na traseira do finlandês. Os dois rodaram e saíram do trajeto, sendo prejudicados para o restante da prova. Vettel foi punido em dez segundos por ter sido imprudente no momento do choque.

Tags: Fórmula 1 velocidade hamilton