Velocidade
None

FÓRMULA 1

Burti pede cautela na estreia de Pietro: 'Precisamos não ter expectativa grande'

Piloto de 24 anos ganhou chance após o francês Romain Grosjean sofrer um grave acidente na etapa passada, também no Bahrein

postado em 03/12/2020 14:10

(Foto: FLORENT GOODEN/ AFP)

Ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista da Rede Globo, Luciano Burti prevê que o brasileiro Pietro Fittipaldi deve ter uma missão complicada neste domingo, quando vai estrear na categoria no GP de Sakhir, no Bahrein. Apesar de o País voltar a ter representante na categoria após três anos, Burti explicou ao Estadão que o novato chega à categoria sem ter as condições ideais à disposição.
 
"Precisamos ter muito cuidado e não ter uma expectativa muito grande em cima desta estreia. Nós sabemos que ele vai estar com o segundo pior carro do grid (Haas) e não treinou praticamente este ano. É difícil que consiga um bom resultado, mas é óbvio que é legal ter um piloto brasileiro lá novamente", disse Burti. A prova de domingo será realizada às 14h10 (de Brasília).

O piloto de 24 anos ganhou chance após o francês Romain Grosjean sofrer um grave acidente na etapa passada, também no Bahrein. Pietro não disputou provas nesta temporada, mas foi chamado pela escuderia por ser o piloto de testes há dois anos e por ter mostrado um bom trabalho nos testes. Ainda assim, segundo Burti, quando se trata de ir para a pista o desafio pode ser complicado para o novato.

"A região do pescoço, se o piloto não estiver treinado, sofre muito em um carro de Fórmula 1. Mas se eu pudesse dar um conselho, falaria para sentar com a equipe técnica, com o engenheiro do carro e vivenciar a fundo todos os procedimentos do fim de semana. Isso facilita quando se está no estresse dentro do carro para reagir bem", disse o comentarista.

Curiosamente, Burti também estreou na Fórmula 1 em uma condição parecida. Em 2000, ele era piloto de testes da Jaguar e foi chamado às pressas para substituir o irlandês Eddie Irvine no GP da Áustria. O titular sofreu uma crise de apendicite e coube ao substituto assumir o posto.

"Na minha época se testava muito mais. Hoje em dia praticamente não tem teste durante a temporada. Eu treinava a cada duas semanas, por dois, três dias seguidos. Por outro lado, o Pietro está tendo pelo menos alguns dias para se preparar. Eu não conhecia a pista e comecei o fim de semana sem saber que ia correr. Foi tudo de surpresa", relembrou.

O comentarista também citou que está curioso para acompanhar o desempenho do inglês George Russell na vaga de Lewis Hamilton na Mercedes. "Ele vai cair também de sopetão no melhor carro do grid. Chance de chegar na corrida e surpreender com certeza tem, até pelo que já mostrou na Williams. Mas pensando tecnicamente, é uma corrida para o (finlandês Valtteri) Bottas dominar e o Russell andar bem", explicou. O heptacampeão está fora da prova por ter testado positivo para a COVID-19.

Tags: automobilismo formula 1 Pietro Fittipaldi