Basquete
None

MINAS

Minas monitora pivô norte-americano com passagem pelo Campeonato Argentino

Norte-americano Devon Scott é um dos atletas na pauta do clube mineiro

postado em 19/07/2019 18:13 / atualizado em 24/07/2019 19:39

<i>(Foto: Divulgação/Hispano Americano)</i>
O Minas segue no processo de formação do elenco para a temporada 2019/2020. Depois de acompanhar, no início de julho, nos Estados Unidos, torneios de verão onde jogadores sem contrato atuam para olheiros e outros interessados, o clube mineiro realizou uma pré-seleção de 15 atletas que estão sob observação. Um deles é o pivô norte-americano Devon Scott, de 25 anos, que estava no Hispano Americano, da Argentina.

A informação foi antecipada pelo The Basketown e confirmada pelo Superesportes, em contato com o diretor de basquete do Minas, Alexandre Cunha. O dirigente disse que, de 15 jogadores pré-selecionados do evento, dez são pivôs.

“Chegamos a ver mais de mil atletas. Desses jogadores, nós pré-selecionamos 15. A área de estatística do Minas está trabalhando com isso, e o Devon é um deles. Ele jogou a última temporada na Argentina, já conhece a América do Sul, e vamos ver o que acontece. Estamos avaliando todos eles e, desse grupo, pelo menos dez são pivôs”, disse Alexandre, ao Superesportes. No último Campeonato Argentino, Scott teve médias de 15.8 pontos, 8.3 rebotes e 2.8 assistências por jogo. Ele tem passagens por NCAA, Canadá, Nova Zelândia e Chile.

Este foi o terceiro ano seguido que o Minas comparece ao torneio de verão de Las Vegas em busca de atletas estrangeiros. Para a temporada 2019/2020 do NBB, os clubes podem ter no elenco até quatro estrangeiros. O Minas já tem confirmado no grupo o armador Davi Rossetto, o ala-armador Leandrinho, o ala Gui Deodato e o pivô Shilton. O ala Alex tem proposta minas-tenista em mãos e tomará uma decisão em agosto, quando seu vínculo com o Bauru expira.

Treinador ainda em espera

Leandrinho deve ser o único remanescente do Minas para a temporada 2019/2020, incluindo até o comando técnico da equipe. O clube mineiro trabalha para tentar fechar o quanto antes com um novo treinador para substituir Flávio Espiga, que estava à frente do time desde 2017. No Macaé desde 2013, Leo Costa é o nome favorito para assumir o posto.

O Macaé está fora do próximo NBB, o que facilita o acesso do Minas ao treinador. Entretanto, uma questão própria do treinador macaense ainda trava a negociação, segundo Alexandre Cunha. “A questão do Leo ainda está sob análise. Já conversamos, tem a proposta, mas ele está pensando uma coisa. Ele tem vários projetos sociais lá em Macaé e, claro, eu concordo com ele, ele não quer simplesmente abandonar isso. Ele está vendo como pode fazer isso de uma forma que não acabe o projeto, pois isso pode ocasionar na morte do basquete nesse local”.

Torneios pré-NBB


O Minas estudava uma inscrição no Campeonato Paulista deste ano, que tem início em 31 de julho, mas descartou a oportunidade. Por outro lado, a equipe foi convidada pela Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) para disputar o Carioca, que deve ter início em setembro. A participação nesse torneio segue sob análise, assim como uma participação no Torneio Interligas, criado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) como preparação de times brasileiros e argentinos para as respectivas temporadas. Alexandre Cunha garantiu que, mesmo com esses estudos de calendário, o foco está em fechar o elenco.

“Sobre o Torneio Interligas, a gente só teve aquela primeira conversa na reunião da LNB. Não foi passado mais nada, datas, clubes participantes, fórmula de disputa. Acredito que na próxima reunião tenha algo mais. Já definimos que não jogaremos o Paulista, porque ele começa no fim da próxima semana. Vai ficar em cima. O Carioca ainda nem começamos a avaliar direito o convite, mas temos interesse pelo fato da preparação para o NBB. Pode ser feita por parceria, mas ainda não avançamos por não termos um elenco formado. Estamos mais focados na montagem do elenco do que em outra coisa no momento”, finalizou o diretor.

O Minas busca participar de torneios de alto nível que antecedem o NBB, o que ainda não é o caso do Campeonato Mineiro. Em 2018, o Estadual teve o clube da Rua da Bahia como a única equipe profissional, enquanto os outros três participantes eram times amadores. Para a temporada 2019/2020, a princípio, a equipe minas-tenista está garantida no Mineiro e no NBB.

Tags: minas basquete nbb