Basquete
None

MINAS

Minas anuncia a contratação do ala-pivô Tyrone; Anderson Varejão segue no radar

Último clube do norte-americano foi o Rafael Barias, da República Dominicana

postado em 26/07/2019 14:54 / atualizado em 26/07/2019 15:46

<i>(Foto: Reprodução/Twitter Club Rafael Barias @BariasBBC)</i>
O Minas anunciou, na tarde desta sexta-feira, a contratação do ala-pivô norte-americano Tyrone Curnell, de 31 anos. O jogador, sem clube depois de rápida passagem pelo Rafael Barias, da República Dominicana, também tinha outras propostas para atuar no Brasil. Conforme apurou o Superesportes, a contratação do jogador não inviabiliza o plano da aquisição do pivô Anderson Varejão.

O Minas busca um patrocinador para começar a negociar com Varejão, pivô da Seleção Brasileira e que está sem clube desde a última sexta-feira, quando deixou o Flamengo. Diretor de basquete minas-tenista, Alexandre Cunha, disse que a negociação com Tyrone não interfere no plano de contar com Anderson.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ainda não temos nenhum jogador da posição quatro, que é a do Tyrone, e fizemos as contas para ver se ele encaixa no nosso orçamento. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra”, disse Alexandre Cunha, ao Superesportes.

Depois, Alexandre frisou: “Lembrando sempre que o Varejão é um sonho distante hoje, porque ele não depende da gente praticamente em nada. Depende de uma parceria de terceiros, que está ainda sendo trabalhada. Estamos tentando ver se conseguimos”.

Como profissional, o ala-pivô de 2,03 metros passou por clubes de Portugal, Israel e Kuwait, até chegar ao Brasil, contratado pelo Palmeiras, em 2012. Dois anos depois, Tyrone foi negociado ao Mogi, onde viveu seu auge. No clube do interior paulista, ele conquistou um Campeonato Paulista (2016/2017) e uma Liga Sul-Americana (2016/2017). Depois da boa passagem, ele foi contratado pelo San Lorenzo, da Argentina, em 2018.

Com problemas internos, Tyrone deixou o “Cuervo” poucos meses depois do anúncio, quando foi adquirido pelo Indios de Mayagüez, de Porto Rico. Em julho deste ano, ele foi contratado para a reta final da Liga da República Dominicana, pelo Rafael Barias, onde conquistou o campeonato nacional no último domingo. Desde então, ele estava sem clube. Segundo Alexandre, o ala-pivô supre uma necessidade do elenco.

“Hoje temos a necessidade de um jogador para a posição quatro, pois não temos nenhum. O Devon (Scott), que trouxemos, eventualmente pode até vir ser um quatro, mas a posição dele é cinco. Quando planejamos ele, a gente viu que ele pode jogar nas duas, quase como um quatro e meio, e trouxemos com essa intenção. O Tyrone é um cara que faz três e quatro, então são posições diferente”, finalizou.

Para a equipe da próxima temporada, o Minas também tem como confirmados os nomes do armador Davi Rossetto, do ala-armador Leandrinho (único remanescente do último NBB), do ala Alex e dos pivôs Devon Scott Shilton. O clube espera confirmar a contratação do ala Alex, ex-Bauru, e do técnico Leo Costa, ex-Macaé, e ainda negocia a contratação do armador norte-americano Farad Cobb, ex-Basquete Cearense.

O armador Mário Cézar, o ala-armador Gui Carvalho, e os alas-pivôs Marcos Cunha e Tiago Dias, todos das categorias de base, são cotados para compor a equipe adulta. A princípio, o clube disputará o Campeonato Mineiro e o NBB na temporada 2019/2020.

Tags: nbb minas basquete