Não sou vidente nem profeta. Ainda assim, mesmo faltando 16 rodadas para o encerramento oficial da competição, já sei quem vai ser o campeão da Série B. Não, não foi difícil chegar a essa conclusão. Pelo contrário, simplicidade e lógica dominaram o raciocínio, bastando para isso acompanhar os jogos do América e de seus adversários mais cotados para conquistar a classificação.
Depois de tantas rodadas realizadas, ao assistir dezenas de partidas, fazer anotações, acumular dados, rastrear informações em veículos de comunicação impressos, radiofônicos, televisivos e internéticos, ouvir especialistas e a opinião de amigos jornalistas, não resta mais nenhuma dúvida: CBF, responsável pela Comissão de Arbitragem, e Rede Globo, que “comanda” os desmandos no Brasil e no futebol brasileiro, já decidiram: o Internacional será o campeão da Série B.
O esquema da manipulação é claro e tem sido eficiente em seu mau propósito: de um lado, favorece ao Internacional; de outro, prejudica o América – e outros times. Os números são quentíssimos nas evidências: em 21 partidas disputadas (joga a 22ª hoje à noite), o Internacional teve “apenas” nove pênaltis marcados a seu favor! E nenhum contra... Em seu jogo mais recente, 3 a 0 sobre o ABC, matéria do Superesportes mostra a engrenagem funcionar à vista de todos: “Aos 28 minutos, o atacante William Pottker estava se livrando da marcação, mas foi derrubado quase na linha da grande área e o juiz assinalou o pênalti”. Destaco aqui a palavra QUASE. Vi o jogo na TV e confirmo: sim, Pottker foi derrubado, mas o lance ocorreu “QUASE na linha da grande área”. Portanto, fora da área. Porém... Mais um gol na mão grande a favor dos colorados. Assim é fácil ser campeão.
Já o América, nos 22 jogos que disputou teve quatro pênaltis marcados a seu favor. Entretanto, outros três escandalosos não foram assinalados: 1) No empate com o próprio Internacional – que coincidência, tchê!; 2) Na derrota por 2 a 1 para o CRB – o jogo da incrível armação contra o Bill e o América; 3) No empate com o Goiás. Nesses jogos, com nove pontos em disputa, o Coelho conseguiu somente dois; se as penalidades máximas tivessem sido apontadas, poderia ter conquistado sete. Ou seja, árbitros nos garfaram cinco pontos! Em América 0 x 0 Criciúma, o bandeirinha Wendel de Paiva Gouveia prejudicou o clube ao marcar dois impedimentos inexistentes do Bill. A sujeira continua.
Diante dessa impura e desprezível realidade, tendo de engolir o Internacional como o “legítimo” campeão da Série B’2017, cabe ao América continuar firme na luta para garantir uma das três vagas que restam disponíveis na competição. Mas espero, e torço por isso com todas as minhas forças, que as vitórias do Coelhão deem muito trabalho à CBF e à Rede Globo, forçando-as a obrigar árbitros e assistentes a marcar dúzias de pênaltis mandrakes inventados a favor dos colorados. Que o apito amigo e o escândalo de cada rodada apodreçam de vez essas duas já apodrecidas entidades.
Amém.