None

DA ARQUIBANCADA

Aten­ção! Já sei quem vai ser o cam­pe­ão

'Que o api­to ami­go e o es­cân­da­lo de ca­da ro­da­da apo­dre­çam de vez as já apo­dre­ci­das CBF e Re­de Glo­bo'

postado em 25/08/2017 12:00 / atualizado em 25/08/2017 10:37

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Não sou vi­den­te nem profeta. Ain­da as­sim, mes­mo fal­tan­do 16 ro­da­das pa­ra o en­cer­ra­men­to ofi­ci­al da com­pe­ti­ção, já sei quem vai ser o cam­pe­ão da Sé­rie B. Não, não foi di­fí­cil che­gar a es­sa conclusão. Pe­lo con­trá­rio, sim­pli­ci­da­de e ló­gi­ca do­mi­na­ram o ra­ci­o­cí­nio, bas­tan­do pa­ra is­so acom­pa­nhar os jo­gos do Amé­ri­ca e de seus ad­ver­sá­ri­os mais co­ta­dos pa­ra con­quis­tar a classificação.

De­pois de tan­tas ro­da­das re­a­li­za­das, ao as­sis­tir de­ze­nas de par­ti­das, fa­zer ano­ta­çõ­es, acu­mu­lar da­dos, ras­tre­ar in­for­ma­çõ­es em veí­cu­los de co­mu­ni­ca­ção im­pres­sos, ra­di­o­fô­ni­cos, te­le­vi­si­vos e in­ter­né­ti­cos, ou­vir es­pe­ci­a­lis­tas e a opi­ni­ão de ami­gos jor­na­lis­tas, não res­ta mais ne­nhu­ma dú­vi­da: CBF, res­pon­sá­vel pe­la Co­mis­são de Ar­bi­tra­gem, e Re­de Glo­bo, que “co­man­da” os des­man­dos no Bra­sil e no fu­te­bol bra­si­lei­ro, já de­ci­di­ram: o In­ter­na­ci­o­nal se­rá o cam­pe­ão da Sé­rie B.

O es­que­ma da ma­ni­pu­la­ção é cla­ro e tem si­do efi­ci­en­te em seu mau pro­pó­si­to: de um la­do, fa­vo­re­ce ao In­ter­na­ci­o­nal; de ou­tro, pre­ju­di­ca o Amé­ri­ca – e ou­tros times. Os nú­me­ros são quen­tís­si­mos nas evi­dên­ci­as: em 21 par­ti­das dis­pu­ta­das (jo­ga a 22ª ho­je à noi­te), o In­ter­na­ci­o­nal te­ve “ape­nas” no­ve pê­nal­tis mar­ca­dos a seu fa­vor! E ne­nhum contra... Em seu jo­go mais re­cen­te, 3 a 0 so­bre o ABC, ma­té­ria do Su­pe­res­por­tes mos­tra a en­gre­na­gem fun­ci­o­nar à vis­ta de to­dos: “Aos 28 mi­nu­tos, o ata­can­te Wi­lli­am Pot­tker es­ta­va se li­vran­do da mar­ca­ção, mas foi der­ru­ba­do qua­se na li­nha da gran­de área e o juiz as­si­na­lou o pê­nal­ti”. Des­ta­co aqui a pa­la­vra QUASE. Vi o jo­go na TV e con­fir­mo: sim, Pot­tker foi der­ru­ba­do, mas o lan­ce ocor­reu “QUA­SE na li­nha da gran­de área”. Por­tan­to, fo­ra da área. Porém... Mais um gol na mão gran­de a fa­vor dos colorados. As­sim é fá­cil ser campeão.

Já o Amé­ri­ca, nos 22 jo­gos que dis­pu­tou te­ve qua­tro pê­nal­tis mar­ca­dos a seu favor. En­tre­tan­to, ou­tros três es­can­da­lo­sos não fo­ram as­si­na­la­dos: 1) No em­pa­te com o pró­prio In­ter­na­ci­o­nal – que co­in­ci­dên­cia, tchê!; 2) Na der­ro­ta por 2 a 1 pa­ra o CRB – o jo­go da in­crí­vel ar­ma­ção con­tra o Bi­ll e o Amé­ri­ca; 3) No em­pa­te com o Goiás. Nes­ses jo­gos, com no­ve pon­tos em dis­pu­ta, o Co­e­lho con­se­guiu so­men­te dois; se as pe­na­li­da­des má­xi­mas ti­ves­sem si­do apon­ta­das, po­de­ria ter con­quis­ta­do sete. Ou se­ja, ár­bi­tros nos gar­fa­ram cin­co pon­tos! Em Amé­ri­ca 0 x 0 Cri­ciú­ma, o ban­dei­ri­nha Wen­del de Pai­va Gou­veia pre­ju­di­cou o clu­be ao mar­car dois im­pe­di­men­tos ine­xis­ten­tes do Bill. A su­jei­ra continua.

Di­an­te des­sa im­pu­ra e des­pre­zí­vel re­a­li­da­de, ten­do de en­go­lir o In­ter­na­ci­o­nal co­mo o “le­gí­ti­mo” cam­pe­ão da Sé­rie B’2017, ca­be ao Amé­ri­ca con­ti­nu­ar fir­me na lu­ta pa­ra ga­ran­tir uma das três va­gas que res­tam dis­po­ní­veis na competição. Mas es­pe­ro, e tor­ço por is­so com to­das as mi­nhas for­ças, que as vi­tó­ri­as do Co­e­lhão de­em mui­to tra­ba­lho à CBF e à Re­de Glo­bo, for­çan­do-as a obri­gar ár­bi­tros e as­sis­ten­tes a mar­car dú­zi­as de pê­nal­tis man­drakes in­ven­ta­dos a fa­vor dos colorados. Que o api­to ami­go e o es­cân­da­lo de ca­da ro­da­da apo­dre­çam de vez es­sas du­as já apo­dre­ci­das entidades.
Amém.

Tags: americamg