TROFÉU TELÊ SANTANA

Troféu Telê Santana: chegou a hora de eleger os melhores de 2022

Escolha os seus craques favoritos e ajude a montar a seleção do Troféu Telê Santana

postado em 27/01/2023 16:45 / atualizado em 27/01/2023 16:54

(Foto: Divulgação)

O Troféu Telê Santana chega este ano à sua 22ª edição. A votação para a escolha dos destaques do esporte mineiro em 2022 começa na segunda-feira, dia 30 de janeiro, e vai até 8 de fevereiro no site alterosa.com.br/trofeutele, canal oficial da premiação. Os torcedores poderão votar quantas vezes quiser nos seus preferidos de cada posição ou categoria.

Promovido pelo programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, o Troféu Telê Santana homenageará atletas, profissionais do esporte e clubes que brilharam na temporada 2022. O prêmio levará em conta o desempenho de todos no Campeonato Mineiro (Módulo I, II e Segunda Divisão), na Copa Libertadores, em todas as séries do Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores.

Os jogadores apontados concorrem a uma vaga na Seleção do Troféu Telê Santana. O prêmio também exaltará atletas mineiros de outras modalidades que brilharam no cenário nacional e internacional.

Ao todo serão entregues 19 troféus nas categorias goleiro, lateral-direito, zagueiros (2), lateral-esquerdo, volantes (2), meias (2), atacantes (2), revelação da temporada e treinador.  Há também as categorias de craque do ano, destaques do Interior, especial e nacional. Um grande clube receberá uma homenagem muito especial e um ex-craque do futebol mineiro será homenageado durante a entrega dos prêmios.

Escolha dos melhores de cada posição


Além da votação popular, pela internet, serão considerados na eleição os votos da crônica esportiva dos Diários Associados (veículos TV Alterosa, portais Superesportes e UAI, jornais Estado de Minas e Aqui) e do Conselho de Notáveis, que é presidido pelo técnico Renê Santana, representando o pai Telê. 

O Conselho de Notáveis é composto por Raul Plassmann, João Leite, Nelinho, Luisinho, Wilson Piazza, Evaldo, Dirceu Lopes, Palhinha, Éder Aleixo, Reinaldo, Paulo Isidoro, Dadá Maravilha, Ronaldo Luís, Toninho Almeida, Toninho Cerezzo, Humberto Ramos, Vantuir Galdino, Nonato,  Procópio Cardoso, Euller, Paulo Roberto Prestes, Natal e Lola.

Veja os candidatos ao 22º Troféu Telê Santana


Goleiro

MATHEUS CAVICHIOLI (América)
EVERSON (Atlético)
RAFAEL CABRAL (Cruzeiro)

Lateral-direito

RAUL CACERES (América)
MARIANO (Atlético)
GEOVANE JESUS (pelo Cruzeiro)

Zagueiros (votar em 2)

ÉDER (América)
JÚNIOR ALONSO (pelo Atlético)
JEMERSON (Atlético)
EDUARDO BROCK (Cruzeiro)
LUCAS OLIVEIRA (pelo Cruzeiro)

Lateral-esquerdo

MARLON (América)
GUILHERME ARANA (Atlético)
MATHEUS BIDU (pelo Cruzeiro)

Volantes (votar em 2)

JUNINHO (América)
ALÊ (América)
ALLAN (Atlético)
JAIR (pelo Atlético)
MACHADO (Cruzeiro)
NETO MOURA (Cruzeiro)

Meias (votar em 2)

BENITEZ (América)
NACHO (pelo Atlético)
ZARACHO (Atlético)
BRUNO RODRIGUES (Cruzeiro)
JÁJÁ (Cruzeiro)

Atacantes (votar em 2)

EVERALDO (América)
HENRIQUE ALMEIDA (América)
HULK (Atlético)
KENO (pelo Atlético)
EDU (pelo Cruzeiro)

Revelação

ARTHUR (América)
RUBENS (Atlético)
DANIEL Jr. (Cruzeiro)

Destaque do Interior

DEMOCRATA de Sete Lagoas (Campeão Mineiro do Módulo II)
NORTH EC de Montes Claros (Campeão da Segunda Divisão)
ATHLETIC de São João Del Rei (Campeão Mineiro do Interior)

Destaque Especial

Alice Pocahontas, 9 anos - BH (Campeã Mundial de Jiu-Jitsu em Abu Dhabi, Bicampeã Mundial em São Paulo; Campeã European Kids, na Irlanda, Campeã Brasileira em São Paulo)
Rafael Condé Nery Mesquita - Nova Lima (Campeão Panamericano de Kickboxing)
Kelvin Oliveira - Ipatinga (Melhor Jogador de Fut 7 do mundo)
Michel Shaolin - Itabirito (Campeão Peso Pena MMA)

Técnico

VAGNER MANCINI (América)
CUCA (pelo Atlético)
PAULO PEZZOLANO (Cruzeiro)

RESULTADOS AUDITADOS

Todo o processo de seleção e votação é acompanhado por auditores da Walter Heuer Auditores Independentes, que garantem a imparcialidade na apuração dos resultados a cada etapa.

REVELAÇÃO DOS GANHADORES

A cerimônia de premiação, em data a confirmar, será comandada por Leopoldo Siqueira e Isabel Guimarães, apresentadores do Alterosa Esporte.

O Troféu Telê Santana é uma idealização do Alterosa Esporte, realizado pela TV Alterosa, com promoção do Superesportes e Portal UAI.

A Amoeba, massinha de brincar, divertida e colorida, com distribuição BH Toys é a patrocinadora desta edição do Troféu Telê Santana.

TROFÉU TELÊ SANTANA

A premiação é uma homenagem ao Mestre Telê Santana, um dos mais importantes treinadores e jogadores do futebol brasileiro. Mineiro de coração e nascimento, Telê Santana nasceu em Itabirito e comandou oito clubes, dentre eles Palmeiras, São Paulo, Atlético e também a Seleção Brasileira. Ao longo da carreira, acumulou mais de 22 títulos, incluindo Campeonato Brasileiro e Libertadores da América. Telê faleceu em 2006, em Belo horizonte, onde viveu até o fim da vida.