TROFÉU TELÊ SANTANA

Troféu Telê Santana: assista à cerimônia e participe de sorteios

Durante a transmissão da cerimônia serão sorteadas camisas oficiais autografadas de Atlético, Cruzeiro, América e Minas Tênis Clube

postado em 28/04/2022 20:20 / atualizado em 28/04/2022 19:28


Em sua 21ª edição, o Troféu Telê Santana premiará nesta quinta-feira os destaques do esporte mineiro em 2021. Em função da pandemia da COVID-19, a cerimônia será mais uma vez on-line e terá a presentação dos jornalistas Leopoldo Siqueira e Isabel Guimarães, do Alterosa Esporte.

Durante a live serão sorteadas camisas oficiais autografadas de Atlético, Cruzeiro, América e Minas Tênis (vôlei feminino). Para participar, basta escanear o QR code com o celular, que ficará na tela durante a cerimônia, preencher o formulário e enviar.

Na edição deste ano serão distribuídos 19 prêmios, em 15 categorias. 

Além dos 11 melhores jogadores do futebol mineiro em 2021, serão premiados: melhor técnico, revelação, craque do ano, destaques do interior e nacional, destaque e homenagem especial (2).

Tradição no esporte mineiro e nacional, o Troféu Telê Santana premia desde 2001 os melhores de uma temporada esportiva em Minas Gerais. Idealizado pelo programa "Alterosa Esporte", realizado pela TV Alterosa e com promoção do Superesportes, o troféu homenageia o Mestre Telê, reconhecendo atletas, equipes e desportistas que obtiveram resultados expressivos ao longo do ano.

A premiação também leva em conta os valores que foram a marca registrada de Telê Santana: disciplina, comprometimento, entrega, superação e paixão pelo esporte.

Mestre Telê

Telê nasceu em Itabirito, na Região Central de Minas. Depois de brilhar como jogador, principalmente no Fluminense, ele foi ainda mais intenso como treinador. Seus principais trabalhos foram no comando de Atlético, Palmeiras e São Paulo, clubes pelos quais conquistou seus maiores títulos. Mas foi na Seleção Brasileira que ele registrou sua assinatura de Mestre dos Mestres. 

Telê não foi campeão mundial, mas marcou para sempre a história do futebol com sua lendária Seleção de 1982, que encantou o mundo com o futebol-arte, alegre e genial. Telê faleceu em 2006, em Belo Horizonte, onde viveu seus últimos anos ao lado da família e cercado de amigos e admiradores.

Processo de escolha

Os ganhadores do Troféu Telê Santana são eleitos a partir dos importantes votos da crônica esportiva dos Diários Associados (TV Alterosa, Superesportes-Portal UAI, Estado de Minas e Aqui) e do Conselho de Notáveis, composto por craques que fizeram história no futebol. 

O conselho é presidido pelo técnico Renê Santana, filho do Mestre Telê, e conta com os ex-jogadores Raul Plassmann, João Leite, Nelinho, Luisinho, Wilson Piazza, Evaldo, Dirceu Lopes, Palhinha, Jair Bala, Éder Aleixo, Reinaldo, Paulo Isidoro, Dadá Maravilha, Ronaldo Luís, Toninho Almeida, Toninho Cerezzo, Humberto Ramos, Lola, Vantuir Galdino, Nonato, Procópio Cardoso, Euller, Paulo Roberto Prestes e Natal.

Voto popular

Na terceira etapa, os atletas selecionados passam por votação popular, quando milhares de telespectadores do programa "Alterosa Esporte" escolhem, em votação livre, seus craques em cada uma das posições.

Transparência

Todo o processo de seleção e votação é acompanhado por auditores da Walter Heuer Auditores  Independentes, que garantem a imparcialidade na apuração dos resultados a cada etapa.

Concorrem à 21ª edição do Troféu Telê Santana, de acordo com as posições:

Goleiro
EVERSON (Atlético)
MATHEUS CAVICHIOLI (América)
FÁBIO (pelo Cruzeiro)

Lateral-direito
PATRIC (América)
MARIANO (Atlético)

Zagueiros
JÚNIOR ALONSO (Atlético)
NATHAN SILVA (Atlético)
RICARDO SILVA (América)
EDUARDO BAUERMANN (pelo América) 

Lateral-esquerdo
GUILHERME ARANA (Atlético)
JOÃO PAULO (América)

Volantes
JAIR (Atlético)
ALLAN (Atlético)
JUNINHO (América)

Meias
ZARACHO (Atlético)
NACHO (Atlético)
GIOVANNI PICCOLOMO (Cruzeiro)
ALÊ (América)

Atacantes
HULK (Atlético)
KENO (Atlético)
ADEMIR (pelo América)
FELIPE AZEVEDO (América)

Revelação
VITOR LEQUE (Cruzeiro)
CARLOS ALBERTO (América)
MATHEUS MENDES (Atlético)

Destaque do Interior
VILLA NOVA (Campeão Mineiro do Módulo 2)
UBERABA (Campeão Mineiro da Segunda Divisão)
TOMBENSE (Campeão Mineiro do Interior)

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec interiormg