TROFÉU TELÊ SANTANA

Galo e Hulk se destacam na 22ª edição do Troféu Telê Santana; veja seleção

Atlético teve oito jogadores entre os melhores da temporada passada; Cruzeiro foi destaque por título da Série B e América apareceu com Juninho

postado em 16/02/2023 21:42 / atualizado em 17/02/2023 00:19

(Foto: Reprodução/Alterosa Esporte)

A TV Alterosa realizou nesta quinta-feira (16/2) a cerimônia de premiação da 22ª edição do Troféu Telê Santana. Os vencedores do "Oscar do Futebol Mineiro" foram conhecidos em transmissão de live no canal do Alterosa Esporte, no YouTube.
 

Campeão do Campeonato Mineiro e da Supercopa do Brasil em 2022, o Atlético foi o recordista de vitórias nesta edição da premiação. Seis atletas do Galo entraram na seleção: o lateral-direito Mariano, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Allan, os meias Nacho e Zaracho, e o atacante Hulk. Além deles, o meia Rubens foi eleito a revelação do ano.

O Cruzeiro, que venceu a Série B do Campeonato Brasileiro e voltou à elite após três anos, tem cinco nomes na lista: o goleiro Rafael Cabral, os zagueiros Eduardo Brock e Lucas Oliveira, o atacante Edu e o técnico Paulo Pezzolano.

Já o América foi representado pelo volante e capitão Juninho, destaque do time na primeira participação do clube na Copa Libertadores e na classificação à Copa Sul-Americana.
 
(Foto: Reprodução/Alterosa Esporte)

Principal nome do elenco atleticano, Hulk foi eleito pelo segundo ano consecutivo como o Melhor Jogador de Minas Gerais. O craque do Galo e do futebol mineiro marcou 29 gols e distribuiu cinco assistências em 2022.
 
Veja a seleção do ano: Rafael Cabral (Cruzeiro); Mariano (Atlético), Lucas Oliveira (Cruzeiro), Eduardo Brock (Cruzeiro) e Guilherme Arana (Atlético); Juninho (América), Allan (Atlético), Zaracho (Atlético) e Nacho (Atlético); Edu (Cruzeiro) e Hulk (Atlético). Técnico: Paulo Pezzolano (Cruzeiro). 

Destaque do Interior


Semifinalista do Campeonato Mineiro de 2022, o Athletic foi eleito o Destaque do Interior na temporada passada. A equipe de São João del-Rei fez boa campanha na edição de 2022 do estadual sob o comando do técnico Roger Silva.

Destaque Nacional no futebol


O Destaque Nacional do futebol na 22ª edição do Troféu Telê Santana foi o Cruzeiro, que garantiu o acesso e o título na Série B após três anos. Esse foi o primeiro troféu do clube sob a gestão de Ronaldo Fenômeno, que comprou 90% das ações da SAF celeste.

(Foto: Reprodução/Alterosa Esporte)


Destaques Nacionais no vôlei


Os dois Destaques Nacionais do vôlei foram o Minas e o Cruzeiro, campeões das categorias feminina e masculina da Superliga, respectivamente.

Destaque Especial


O Destaque Especial de 2022 do Prêmio Telê Santana foi a jovem atleta Alice Pocahontas, de 9 anos, campeã mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi; bicampeã mundial em São Paulo; campeã European Kids, na Irlanda; e campeã brasileira, em São Paulo.

(Foto: Reprodução/Alterosa Esporte)