2

América enfrenta Atlético-GO e busca vitória para sair do Z4 do Brasileirão

Coelho entra em campo neste domingo, às 20h30, em Goiânia

01/08/2021 06:00 / atualizado em 01/08/2021 11:03
compartilhe
Coelho tenta sair da zona de rebaixamento do Brasileirão
foto: Marina Almeida/América

Coelho tenta sair da zona de rebaixamento do Brasileirão


Com o desafio de se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o América tenta sair da zona de rebaixamento na partida contra o Atlético-GO, às 20h30 deste domingo, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 14ª rodada. O Coelho soma apenas 10 pontos em 13 jogos - duas vitórias, quatro empates e sete derrotas -, enquanto o Dragão contabiliza 18 - cinco triunfos, três empates e cinco reveses.

O técnico Vagner Mancini começou de forma positiva a sua trajetória no Lanna Drumond. Nos dois primeiros jogos, empatou por 1 a 1 com Juventude e Internacional. Na sequência, ganhou do Bahia, por 4 a 3, e do Santos, por 2 a 0. Na nona rodada, o time respirava na competição, em 15º lugar, com nove pontos. Porém, nos quatro últimos jogos, perdeu três: Fortaleza (4 a 0), Atlético (1 a 0) e Sport (1 a 0).

O único ponto obtido foi no empate por 1 a 1 com o Grêmio, em 24 de julho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O América começou perdendo, mas buscou a igualdade ainda na etapa inicial, em finalização de Felipe Azevedo. Embora não tenha sido o ideal, o resultado quebrou a série de derrotas e renovou a confiança da equipe na fuga da degola. Primeiro time fora da zona de rebaixamento (16º), o Sport tem 11 pontos.

No atual estágio do campeonato, o Coelho tem 48,1% de probabilidade de rebaixamento, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. Por isso, a diretoria intensifica a busca por reforços para fazer com que o time chegue aos 43 pontos que devem garantir a permanência na elite - 33 em 75 possíveis (44%). Já registrado no BID da CBF, o lateral-direito Patric, ex-Atlético e Sport, é uma das caras novas. Já o atacante Berrío, ex-Flamengo, estreará provavelmente em 8 de agosto, contra o Fluminense, em Belo Horizonte.

O elenco também contará com o atacante Ademir, que está na mira do Atlético para 2022, porém cumprirá seu contrato com o América. "Ele vai para o jogo contra o Atlético-GO, fazendo, assim, seu sétimo jogo. Como bom profissional que é, ele fica para ajudar", garantiu o presidente Alencar da Silveira Júnior. No clube desde abril de 2018, o "Fumacinha", como é conhecido o ponta-direita, marcou 19 gols em 96 jogos.

Destaque pela qualidade em passes, lançamentos e chutes de fora da área, Juninho Valoura falou sobre os caminhos para o alviverde voltar a conquistar os três pontos. “Temos que melhorar um pouco nas tomadas de decisão, caprichar um pouco mais nesse último passe e no arremate”, disse o camisa 7, que atuará no meio-campo ao lado de seu xará, Juninho, em um esquema tático com três zagueiros.

No lado do Atlético-GO, a cara nova é o volante Matheus Barbosa, que defendeu o Cruzeiro no primeiro semestre e marcou sete gols em 27 partidas. Ele pertence ao Avaí e foi emprestado ao Dragão até dezembro de 2022. O artilheiro do elenco orientado pelo técnico Eduardo Barroca é o atacante Zé Roberto, com 12 gols em 30 jogos na temporada.



Retrospecto


América e Atlético-GO fazem neste domingo o 17º confronto. São cinco vitórias para cada lado, seis empates, 16 gols do time mineiro e 18 dos goianos. Em 1990, o Dragão se sagrou campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, tendo o Coelho como vice.

ATLÉTICO-GO X AMÉRICA


ATLÉTICO-GO
Maurício Kozlinski; Dudu, Wanderson, Eder, Natanael; Willian Maranhão, Baralhas (Matheus Barbosa) e Arthur Gomes; Ronald (André Luís), Janderson (Toró) e Zé Roberto
Técnico: Eduardo Barroca

AMÉRICA
Matheus Cavichioli; Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Zé Vitor; Diego Ferreira (Patric), Juninho, Juninho Valoura, Felipe Azevedo, Alan Ruschel; Ademir (Carlos Alberto) e Chrigor (Rodolfo)
Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Antônio Accioly, em Goiânia-GO

Data: domingo, 1º de agosto de 2021

Horário: 20h30

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)

Transmissão: Premiere FC

Compartilhe