2

Com reservas, América visita o Tombense pela semi do Troféu Inconfidência

Eliminado precocemente do Mineiro, Coelho busca vitória diante do Gavião-Carcará para abrir vantagem na semifinal do Troféu Inconfidência

23/03/2022 06:00 / atualizado em 23/03/2022 11:22
compartilhe
América visita Tombense no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, nesta quarta-feira (23), às 20h
foto: Mourão Panda/América

América visita Tombense no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, nesta quarta-feira (23), às 20h

O América visitará o Tombense nesta quarta-feira (23), às 20h30, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, pelo jogo de ida da semifinal do Troféu Inconfidência. Focado na preparação específica para o mês de abril, que será marcado por disputas simultâneas de Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil, o Coelho disputará o certame com a equipe alternativa.
 
Eliminado precocemente do Campeonato Mineiro, o América terminou a primeira fase na quinta posição na tabela, com 17 pontos - um a menos que a Caldense, quarta colocada. O clube alviverde chegou a esse número após a vitória por 1 a 0 sobre o próprio Tombense, no último sábado (19), no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada.
 
O triunfo dentro de casa deu ao Coelho uma vantagem importante para a disputa do Troféu Inconfidência. A equipe americana jogará por um empate no saldo de gols, já que teve a melhor campanha entre os times classificados. Ou seja, avançará à final em caso de duas igualdades nos jogos de ida e volta ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
 
Além de América e Tombense, Democrata e Villa Nova estão na disputa por vaga na finalíssima. As equipes também se enfrentam nesta quarta-feira (23), às 20h30, no estádio Mamudão, em Governador Valadares.
 

Quem joga?

 
Tendo em vista a grande maratona de jogos importantes que serão realizados em abril, o América disputará o Inconfidência com o time considerado alternativo, assim como já foi confirmado pelo auxiliar técnico Edison Borges. O auxiliar permanente Diogo Giacomini comandará a equipe reserva nesta quarta-feira.
 
 
 

Momento do adversário

 
Figura frequente nas fases decisivas das últimas edições do Mineiro, o Tombense decepcionou em 2022. O clube do interior não passou nem perto de se classificar à etapa decisiva do Estadual deste ano. Ficou na oitava posição, com 11 pontos – dois a mais que o Uberlândia, rebaixado ao Módulo II.
 
Ainda assim, após um desempenho oscilante no início do Mineiro, o Gavião-Carcará conseguiu manter um período de boa fase. Antes da derrota para o América, a equipe estava invicta há quatro jogos e, nesse período, somou dois avanços na Copa do Brasil.
 
A sequência começou com um empate em 0 a 0 com o Icasa, pela primeira fase do principal torneio mata-mata do país. Em seguida, houve empate em 0 a 0 com o Uberlândia e vitória por 2 a 0 sobre a URT, respectivamente, pelas rodadas 9 e 10 do Mineiro.
 
Por fim, na última quarta-feira (16), o Tombense superou o Moto Club por 4 a 2 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, e garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Pelo desempenho no torneio até então, o clube de Tombos já garantiu R$ 3,2 milhões em premiações.
 

Regulamento do Inconfidência

 
O Troféu Inconfidência é disputado no mesmo modelo da fase decisiva do Campeonato Mineiro. Serão realizadas semifinais em jogos de ida e volta. Os melhores colocados (América e Villa) ostentam duas vantagens: decidir em casa e jogar por dois resultados iguais.
 
A final do Inconfidência será em jogo único, com mando de campo da equipe que tiver melhor classificação na fase inicial. Em caso de empate, a decisão será resolvida nos pênaltis.
 
As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta previstos para os dias 23 (quarta-feira) e 27 (domingo) de março. Os clubes que avançarem disputarão a final do torneio no dia 2 de abril (sábado).
 

TOMBENSE X AMÉRICA

 
Tombense
 
Rafael Santos; Diego Ferreira, Moises Lucas, Mateus Buiate, Manoel Neto; Zé Ricardo, Jean Lucas, Gustavo Cazonatti; Everton, Ciel e Keké.
Técnico: Hemerson Maria.
 
América
 
Airton; Arthur, Gustavo Marques, Zé Vitor, Carlo Junio; Zé Ricardo, Flávio, Rodriguinho; Gustavinho, Matheusinho (Kawê) e Henrique Almeida (Rodolfo).
Técnico: Diogo Giacomini, auxiliar de Marquinhos Santos.
 
Motivo: Jogo de ida da semifinal do Troféu Inconfidência
Data e horário: quarta-feira, 23 de março de 2022, às 20h30
Local: Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé
 
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo
Transmissão: Premiere e tempo real do Superesportes

Compartilhe