2

América visita o Tolima para se manter vivo na Libertadores

Coelho precisa de uma vitória para ainda ter chances de classificação; equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h, no Estádio Manuel Murillo Toro

18/05/2022 04:00 / atualizado em 18/05/2022 20:14
compartilhe
América é o último colocado do Grupo D e será eliminado da Libertadores em caso de derrota para o Tolima
foto: Mourão Panda/América

América é o último colocado do Grupo D e será eliminado da Libertadores em caso de derrota para o Tolima


O América tem apenas uma chance de se manter vivo na Copa Libertadores: vencer o Tolima nesta quarta-feira (18), às 21h. Em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da competição, o Coelho enfrenta os colombianos no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué. 

Fotos do Sonesta Hotel, local em que o América está hospedado em Ibagué



A equipe mineira tem apenas um ponto conquistado e é a lanterna do Grupo D. Já os colombianos ocupam a segunda colocação, com sete pontos. Em caso de derrota, o América não tem mais chances nem mesmo de garantir a terceira colocação e, consequentemente, uma vaga na Copa Sul-Americana.

Mesmo com uma eventual vitória, o Coelho ainda pode ser eliminado na competição na quinta-feira, quando o Atlético receberá o Independiente del Valle às 19h, no Mineirão. Caso o Galo perca, o América não terá mais chance de terminar a fase de grupos entre os dois primeiros colocados. 

Em entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no domingo, o técnico Vagner Mancini demonstrou confiança na reação do elenco e espera que o resultado do primeiro encontro com o Tolima, no Independência, sirva de aprendizado. Na ocasião, o América vencia por 2 a 1 até os 40 minutos do segundo tempo, mas levou a virada e amargou a derrota por 3 a 2
 
"O América vai buscar a vaga, pode ter certeza. Esse é um grupo valente. É um grupo que joga melhor em alguns momentos do que em outros, mas que se entrega em campo.  É essa entrega que me dá a garantia de que vamos a Ibagué para brigar em igualdade de condições contra o Tolima, como foi o jogo em Belo Horizonte, onde deixamos escapar o jogo nos últimos sete, oito minutos. Espero que tenhamos aprendido isso. Que nos momentos mais difíceis do jogo, uma calma é necessária para o desenrolar da partida", comentou Mancini.
 
Além do aprendizado do primeiro confronto com o Tolima, o time conta com outro aspecto positivo para a partida. O Coelho está invicto fora de casa na Libertadores: venceu o Guaraní-PAR e empatou com Barcelona-EQU e Atlético.
 
Para enfrentar os colombianos, Mancini deverá promover a volta do atacante Felipe Azevedo, que cumpriu suspensão na partida contra o Coritiba, no lugar de Rodriguinho. 

O técnico segue com sete desfalques, todos por lesão: o zagueiro Danilo Avelar, os meio-campistas Juninho, Alê e Matheusinho, e os atacantes Everaldo, Paulinho Boia e Wellington Paulista. 
 

Momento do rival

 
O Tolima vem de três empates nas últimas três partidas: 0 a 0 com Milionários, fora de casa, 1 a 1 com o Envigado, em casa, ambas pelo Campeonato Colombiano, e 1 a 1 com o Deportivo Pereira, fora de casa, pela Copa Colombiana.
 
Apesar disso, a equipe segue bem no campeonato nacional e está na vice-liderança. São 40 pontos somados em 20 jogos, com 12 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. 
 
Além disso, os colombianos têm um ótimo retrospecto contra brasileiros na Libertadores. Na primeira rodada desta edição, o Atlético foi até a Colômbia, venceu o Tolima por 2 a 0 e se tornou o primeiro time do país a realizar tal feito.  
 
Antes disso, o Tolima tinha um retrospecto de três vitórias e dois empates em cinco jogos em casa contra equipes do Brasil na Libertadores. Os colombianos também nunca haviam tomado gol de brasileiros jogando em casa. 
 
Os mandantes têm um desfalque importante para a partida. Trata-se do meio-campista Juan David Ríos, titular da equipe e que se recupera de uma lesão no joelho direito. 

Cristian Trujillo, Fabián Mosquera e o chileno Rodrigo Ureña disputam a vaga, sendo o último favorito para iniciar a partida. O técnico Hernán Torres não tem problemas por suspensão para o duelo.
 
 

TOLIMA x AMÉRICA

 
Tolima

Alexandre Domínguez; Jonathan Marulanda, Julián Quiñones, Jose Moya e Junior Hernández; Nrayan Rovira, Rodrigo Ureña e Yohandry Orozco; Anderson Plata, Jeison Lucumí e Michael Rangel.
Técnico: Hernán Torres. 
 
América

Jailson; Patric, Iago Maidana, Conti e Marlon; Éder, Lucas Kal e Índio Ramírez (Rodriguinho); Felipe Azevedo, Pedrinho e Aloísio.
Técnico: Vagner Mancini. 
 
Motivo: quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia
Data e horário: 18 de maio de 2022, às 21h
 
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Diego Bonfa
Transmissão: ESPN e Facebook Watch

Compartilhe