"Acorda, Pedrinho!": o Atlético anunciou, na noite desta quinta-feira (30), a contratação do meia-atacante Pedrinho, de 24 anos, ex-Corinthians. O acordo foi concretizado junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por meio de contrato de empréstimo até junho de 2023.
No anúncio oficial, o Atlético fez referência a uma das tendências do momento nas redes sociais. A música "Acorda, Pedrinho", da banda Jovem Dionísio, tem feito muito sucesso nas paradas brasileiras e é uma das mais utilizadas nas produções de vídeos online.
O meia-atacante contratado pelo Atlético chegou em Belo Horizonte nesta semana. De acordo com o colunista Jorge Nicola, do Superesportes, Pedrinho recusou uma proposta do Lille, da França, pelo desejo de voltar a atuar no futebol brasileiro.
A janela de transferências internacionais só será reaberta no Brasil no dia 18 de julho. Sendo assim, Pedrinho - assim como o zagueiro Jemerson e os atacantes Pavón e Alan Kardec - só poderá estrear pelo Galo após essa data. O jovem se tornou a contratação mais jovem da "era Rodrigo Caetano" no Atlético.
Pedrinho não entra em campo desde dezembro de 2021. O futebol na Ucrânia foi paralisado por conta da guerra com a Rússia, e todos os atletas profissionais tiveram contratos suspensos com seus clubes.
O meia-atacante ainda contará com uma nova determinação da Fifa para prorrogar a suspensão do vínculo com o Shakhtar até o meio do ano que vem. Nesse período, o Atlético assumiu o compromisso de arcar com todos os salários do atleta.
Trajetória e estilo de jogo
Pedrinho iniciou a carreira como jogador no Vitória, mas foi transferido ao Corinthians ainda aos 15 anos de idade, em 2013. Destaque nas categorias de base do Timão, o meia-atacante fez sua estreia como profissional em 2017.
Em 2018, passou a ser figura frequente no time titular. O jovem deixou o Corinthians para defender o Benfica no início de 2021, após 134 jogos, 11 gols e 13 assistências e um título do Campeonato Brasileiro.
Em Portugal, Pedrinho não se firmou. O jovem meia-atacante deixou o país com apenas um gol marcado e três assistências nas 31 partidas que disputou. Vendido ao Shakhtar, entrou em campo pelo clube ucraniano 19 vezes na atual temporada, contribuindo com quatro tentos e dois passes para gol.
Versátil, Pedrinho pode ser utilizado em diferentes funções criativas. Inicialmente, jogou aberto pela direita no Corinthians, mas, depois, com a saída de Jadson, passou a atuar mais centralizado. O atleta tem bom refino técnico, visão de jogo e qualidade nos passes.
Ficha do jogador
Nome completo: Pedro Victor Delmino da Silva
Nascimento: 13/04/1998 (24 anos)
Naturalidade: Maceió (AL)
Clubes: Corinthians, Benfica (Portugal), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Atlético
Títulos: Campeonato Paulista (3x), Campeonato Brasileiro e Supertaça Ucraniana