2

Atlético tem larga vantagem sobre o São Paulo em BH nos últimos dez anos

Galo e Tricolor se enfrentaram 13 vezes na capital mineira nesse período; Alvinegro ostenta ótimo retrospecto e pode assumir a liderança do Brasileiro

09/07/2022 07:55 / atualizado em 08/07/2022 18:07
compartilhe
Em 2013, Tardelli e Ronaldinho comandaram goleada do Atlético sobre o São Paulo pela Libertadores
foto: Douglas Magno/AFP

Em 2013, Tardelli e Ronaldinho comandaram goleada do Atlético sobre o São Paulo pela Libertadores


Em Belo Horizonte, nos últimos dez anos, o Atlético ostenta larga vantagem sobre o seu próximo rival na Série A do Campeonato Brasileiro: o São Paulo. As equipes voltarão a se enfrentar às 18h deste domingo (10), no Mineirão, em partida válida pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Relembre, na galeria de imagens a seguir, todos os confrontos entre os rivais nesse período.
 

Relembre todos os confrontos entre Atlético e São Paulo em BH nos últimos dez anos

 

No recorte dos últimos dez anos, Atlético e São Paulo mediram forças 13 vezes em Belo Horizonte. Nesse período, foram dez vitórias do Galo, dois empates e apenas uma vitória dos paulistas. Somados os confrontos, o Alvinegro marcou 21 gols, enquanto o Tricolor balançou as redes apenas sete vezes.

O último embate entre as duas equipes na capital mineira ocorreu no dia 13 de junho de 2021, em jogo adiado da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o volante Jair marcou o gol da vitória do Atlético, por 1 a 0, no Gigante da Pampulha, após bela arrancada do atacante Hulk por dentro.

A última vitória do São Paulo diante do Galo em BH aconteceu no dia 27 de novembro de 2016, pela 36ª rodada da Série A daquele ano. Naquela oportunidade, no Estádio Independência, o atacante Hyuri abriu o placar para o Atlético, mas viu o zagueiro Maicon e o atacante Gilberto - este nos acréscimos - marcarem os gols do triunfo paulista.
 
 

Atlético x São Paulo em BH pela Libertadores


Belo Horizonte também foi palco de três confrontos entre Atlético e São Paulo pela Copa Libertadores da América nos últimos dez anos - todos eles no Horto. O Galo venceu todos eles, mas acabou eliminado, mesmo com a vitória, nas quartas de final da edição de 2016.

Em 2013, ano em que o Atlético se sagraria campeão, os rivais se enfrentaram na fase de grupos e nas oitavas de final. Nos duelos em BH, o time mineiro foi muito superior e venceu por 2 a 1 e 4 a 1, nesta ordem - eliminando os paulistas.
 

Lista de desfalques do São Paulo para enfrentar o Atlético

 

A revanche viria três anos depois. Nas quartas da edição de 2016, o São Paulo venceu o jogo de ida, no Morumbi, por 1 a 0. Na volta, o Galo chegou a abrir 2 a 0 em 12 minutos, com gols de Cazares e Carlos, mas viu o zagueiro Maicon marcar o tento que o eliminou da Libertadores ainda aos 15 minutos da etapa inicial, pelo critério do gol fora de casa.

Ainda assim, com larga vantagem no retrospecto recente na capital mineira, o Atlético quer, novamente, mostrar sua força como mandante. O duelo deste domingo pode levar o Alvinegro à liderança do Campeonato Brasileiro de 2022 - atualmente, o Galo é o 3° colocado, com 27 pontos, a dois de distância do líder Palmeiras.

Compartilhe